O que as bolsas de valores precisam aprender com o bitcoin?

mar 6, 2017 | Investimento

Quando a bolsa de valores entra em crise, é natural que se procurem diversas saídas para fazer investimentos mais interessantes no período. Vários investidores têm se voltado para o uso do bitcoin como uma forma de alavancar as suas projeções financeiras.
Passada a época de alguma insegurança em relação àquela ideia, as principais instituições financeiras mundiais já apontam para uma convergência de seus métodos com os artifícios (e vantagens) do bitcoin.
Você gostaria de investir melhor o seu dinheiro? Veja abaixo algumas formas como a moeda digital pode ajudar as bolsas de valores:

Qual é a importância do bitcoin?

Os bitcoins são moedas que atuam no campo digital. A sua produção é realizada digitalmente, sem a interferência dos interesses de terceiros, como bancos ou governos. Ela é feita de forma calculada, diminuindo pouco a pouco após determinado período de tempo. Assim, em um futuro próximo, não haverá mais produção da moeda.
Apesar de ainda ser suscetível às mudanças no mercado financeiro, os bitcoins podem ser ótimas opções para quem vivencia um período de crise. Por serem escassos, eles trazem chances muito menores de sofrer com a inflação.
Para além disso, há muitas outras coisas que o bitcoin pode ensinar para soluções de investimento como a bolsa de valores, desde segurança até seus métodos de negociação.

O que a bolsa de valores pode aprender com a tecnologia Blockchain?

O blockchain é o registro público de dados sobre todas as transações com os bitcoins. Essa tecnologia avançada é uma das principais inovações que a moeda digital apresentou para o mercado financeiro.

Uma estrutura de registros criptografados e alta segurança

Essa espécie de livro-razão público é uma ferramenta que certamente dá mais segurança e transparência entre as transações dos usuários do bitcoin. Nele, são formados os registros criptografados de todas as operações monetárias feitas com a moeda, que são à prova de qualquer invasão hacker ou outros perigos externos.
Isso porque, na hora de distribuir as informações financeiras, elas não ficam centralizadas em um banco de dados ou apenas um determinado documento. Com tal solução tecnológica, elas são divulgadas de forma descentralizada para todos os usuários.
Com o passar dos anos, cada vez mais bancos e organizações, como as bolsas de valores, percebem a importância que um procedimento como aquele poderia ter para seus meios de operações tradicionais.

Uma solução com menos burocrática

Adotando esses novos meios, toda a burocracia necessária para investir uma determinada quantia ou fazer simples operações financeiras em um banco pode ser simplificada, uma vez que todos os dados seriam automatizados.
Alguns bancos já aderiram ao método e estão fazendo experiências com os clientes usando o blockchain. Além disso, em 2015, a bolsa de valores de Nova York criou um índice que faz a conversão entre o preço de um bitcoin e o de um dólar americano. E com um adendo importante a isso, entrou em cena também o chamado bitcoin ETF.

Qual é a perspectiva do bitcoin ETF?

O ETF (exchange-traded fund) é a sigla em inglês para os Fundos Negociados em Bolsa, os quais são emitidos pelo Bitcoin Investment Trust (BIT), organização que investe apenas em bitcoins nas bolsas de valores.
O bitcoin ETF fornece aos investidores individuais a oportunidade de investir no longo prazo em bitcoins, sem a necessidade de comprar os bitcoins diretamente. Ele também elimina as dificuldades de gerenciar carteiras digitais. Os negociantes de curto prazo podem apostar seu dinheiro em unidades de ETF do bitcoin e tentar se beneficiar dos lucros de troca.
Como é possível perceber, investir em bitcoins é extremamente vantajoso e seguro. Suas inovações tecnológicas têm muito a ensinar a Wall Street, mas também a investidores que já estão querendo se conectar com o futuro. O que você acha do bitcoin? Compartilhe este texto na suas redes sociais e mostre a novidade da moeda digital para seus amigos.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.