O que é uma carteira de bitcoin?

fev 22, 2022 | Bitcoin, Segurança

Se você chegou até aqui, já deve ter uma boa noção do que é Bitcoin. Agora, é hora de elucidá-lo(a) a respeito do armazenamento das criptomoedas. Fazê-lo da maneira errada pode acarretar na perda das mesmas. 

Uma carteira de Bitcoin é segurança

Há muitos casos de usuários que foram displicentes com o armazenamento de suas senhas e acabaram tendo elas extraviadas ou, simplesmente, esqueceram-nas, ficando sem acesso e perdendo seus fundos em criptomoedas. Dito isso, não subestime a importância da segurança ao comprar, vender e armazenar suas criptomoedas!

Simplificando: uma carteira digital (digital wallet) armazena as suas “contas” de Bitcoin. Uma  conta no sistema é denominada endereço público, sendo uma simples sequência alfanumérica (ex.: 1A1zP1eP5QGefi2DMPTfTL5SLmv7DivfNa), como um PIX, com a qual pode-se receber fundos de qualquer pessoa ou instituição. Quando você quer receber ou enviar bitcoins a alguém, esse é o endereço da carteira utilizado.

Jamais escreva o endereço de sua carteira de Bitcoin à mão

Muito importante: jamais escreva à mão esse endereço ao passar para outra pessoa. Cada número e letra (maiúsculas e minúsculas) faz parte do endereço. Qualquer erro e a transação será enviada para outra conta. Quando for repassar adiante, copie e cole. Copie e cole! Não escreva à mão. Ao copiar e colar, confira se os caracteres foram copiados corretamente.

Com uma carteira de Bitcoin você pode criar quantos endereços públicos você quiser. Aliás, a maior parte das soluções de carteiras atualmente têm como padrão não reutilizar endereços públicos, sempre gerando uma nova “conta” para cada nova transação, o que melhora a privacidade do usuário.

O que uma carteira digital de criptomoedas armazena, na realidade, são as senhas associadas a cada um desses endereços públicos. Tais senhas são chamadas de chaves privadas. As senhas (chaves privadas) não podem ser reveladas a ninguém, pois elas dão acesso a todos os seus fundos na carteira de Bitcoin.

Para mais detalhes sobre como manter a segurança de seus Bitcoin, clique aqui.

Tipos de carteira de Bitcoin

Há sempre um trade-off entre acessibilidade e segurança. Carteiras de Bitcoin mais facilmente acessíveis, como as que funcionam num simples aplicativo de smartphone, são menos seguras que carteiras de papel (paper-wallets).

carteira de bitcoin
Paper-wallet Bitcoin.

Denomina-se hot wallet as soluções que oferecem uma rápida e fácil acessibilidade – carteiras de Bitcoin “online” – e cold wallet, que exigem mais passos para poderem ser acessadas – estão geralmente mantidas em ambiente off-line.

o que é uma carteira de bitcoin?
Hot wallet x Cold wallet.

Para o armazenamento de quantidades mais relevantes, é recomendado fazer o backup da chave privada em um material impermeável e resistente ao fogo, para se proteger de possíveis acidentes. O aço inox 304 é uma boa opção com bom custo-benefício.

Onde consigo uma carteira de Bitcoin?

Há diversos tipos de carteiras de Bitcoin disponíveis no mercado. Muitas são gratuitas, outras são dispositivos em hardware que devem ser adquiridos com o fabricante. Quer saber mais sobre as opções de carteiras de Bitcoin? Veja aqui.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado?

Deixe o seu e-mail* ao lado e receba o SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.