O Pix é um sistema de pagamentos digitais criado pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Seu objetivo é modernizar o sistema brasileiro, permitindo transações 24 horas em todos os dias, até nos finais de semana e feriados. Ele também possibilita transferências extremamente rápidas, segundo o Banco Central, em até 10 segundos.
E tudo isso com o custo 0 para pessoas físicas. Ou seja, você já não precisa fazer TED/DOC para a Foxbit, basta usar o PIX e a transferência é de graça – subsidiada pelo BC.
Praticamente todos os grandes bancos e instituições já permitem a utilização do novo sistema. Incluindo, Inter, Neon, Nubank, Banco Plural, PicPay e Mercado Pago.
Todas as instituições financeiras participantes são obrigadas a mostrar o menu “Pix” em seus aplicativos e internet banking.
Ao iniciar o cadastro no novo sistema, o banco perguntará a melhor maneira de criar uma “chave PIX”. Você pode criá-la usando seu CPF/CNPJ, número de celular, e-mail ou uma chave aleatória para ter mais privacidade.
Como resultado, qualquer pessoa poderá transferir via PIX usando qualquer um dos métodos acima. Por exemplo, na Foxbit você pode transferir usando a chave: “[email protected]”.
Isso significa que você não precisa pedir a conta bancária, agência, CPF e outras burocracias. Basta um e-mail ou número de CPF e você já pode transferir. Legal, né?
Mas lembrando que é necessário abrir um ordem de depósito na Foxbit e anexar o comprovante da transação, ok?
Ficou com alguma dúvida? Você pode entender um pouco mais sobre o Pix aqui.