criptonário
Dicionário de cripto
Entenda todos os termos
e gírias utilizadas no
mundo cripto.
Preparamos um dicionário cripto para você!
Ao longo dos 10 anos de existência dos ativos digitais, surgiram diversas criptomoedas e com elas centenas de termos técnicos e gírias utilizadas para embasar uma comunicação mais específica no mundo da criptoeconomia.
A
Endereço de uma carteira de criptomoeda.
Altcoin
Nome dado as moedas alternativas ao bitcoin. Exemplo: Litecoin, Dogecoin, Dash, etc.
AML
Sigla de Anti-Money Laundering, em português: Anti-Lavagem de Dinheiro. São técnicas utilizadas para barrar a lavagem de dinheiro, como receber dinheiro apenas via transferência bancária e do próprio titular da conta, como as exchanges brasileiras já fazem.
ASIC
Sigla Application Specific Integrated Circuit, em português: Circuitos Integrado de Aplicação Específica. Chip criado especificamente para realizar uma tarefa, exemplo, no caso do bitcoin, os ASICs foram criados para processar um hash SHA-256 e minerar bitcoins.
ATH
O preço máximo que uma determinada criptomoeda já atingiu.
Ativos
Se refere a qualquer pertence que componha os bens de uma pessoa. Por exemplo, se você possui R$ 3.000,00 em sua conta bancária, esses são os seus ativos nesse banco. No caso das criptomoedas, chamamos de “Ativos Digitais”.
ATM
Automated Teller Machine, que significa: Caixa Eletrônico. No caso do Bitcoin, às vezes são chamados de BTM, permite que os usuários façam compra e venda de bitcoins, usando dinheiro físico ou cartões de débito.
B
Detentor de grande parte de uma determinada moeda, a baleia é um usuário que centraliza a moeda controlando o preço dela.
Bear
Do inglês, “Urso”. O “Bear” é o investidor que crê na queda do preço da criptomoeda à qualquer momento. Com isso, o Bear vende seus ativos antes que desvalorizem demais. Quando dizemos que um mercado é “Bearish”, quer dizer que naquele momento há mais ordens de venda do que de compra.
Bearish
É um comportamento agressivo do gráfico de cima para baixo (caracterizado por uma descida grande e uma subida curta).
Bid
O Bid é o preço mais alto que um determinado comprador está disposto a pagar naquela transação. Ele é o valor que os compradores oferecem para o ativo.
bitcoin
Iniciando com letra minúscula, representa a unidade monetária do protocolo Bitcoin.
Bitcoin
Iniciando com letra maiúscula, representa o protocolo criado por Satoshi Nakamoto.
Block Explorer
Também conhecido como Blockchain Browser, é um site ou programa de computador que permite você visualizar as transações, endereços, blocos e qualquer informação de uma blockchain e de uma criptomoeda específica.
Blockchain
A blockchain também conhecida por protocolo de confiança, é uma tecnologia de registro distribuído que visa a descentralização como medida de segurança. É vista como a principal inovação tecnológica do Bitcoin visto que é a prova de todas as transações na rede. Registra e guarda todas as transações feitas na história do Bitcoin.
Blockchain.info
Empresa que oferece serviço de carteira e explorador de blocos, confundida com a cadeia de blocos do bitcoin.
Bloco Genesis
O primeiro bloco do Bitcoin, minerado por Satoshi Nakamoto.
BTC
Abreviação da unidade monetária do bitcoin.
Bull
Do inglês, significa “Touro” e é exatamente o contrário do “Bear”. O bull é o investidor que crê na evolução do preço da criptomoeda. Esse usuário aposta em comprar a moeda na baixa para fazer lucro quando o valor subir.
Bullish
É um comportamento agressivo do gráfico de baixo pra cima (caracterizado por uma subida grande e uma descida curta).
Candlestick é uma representação gráfica do preço de um ativo. Isso permite que seja possível visualizar os preços de abertura, alta, baixa e fechamento dentro de um período de tempo no gráfico.
Carteira
Em inglês “wallet” é onde o investidor pode guardar suas moedas digitais de forma mais segura até o momento de venda e/ou troca.
Cold storage
Movimentação de criptomoedas offline, ou seja, armazenar as criptos em carteiras de papel.
CPU
Central Processing Unit, em português, Unidade Central de Processamento, é o cérebro do computador. Onde a maior parte dos cálculos é feito.
Criptografia
A criptografia é um conjunto de codificações feitas para proteger uma informação de modo que apenas o emissor e o receptor possam compreender.
Criptomoeda
O termo criptomoeda, é utilizado para referir-se a moedas digitais como por exemplo o Bitcoin, que usa constantemente a criptografia para vários fins. Um deles é garantir que todas as transações sejam feitas de forma 100% segura.
Custódia
O termo vem de custodiar, ou seja, possuir uma propriedades de ativos que tenha o seu controle. Ter sob custódia uma carteira ou ativos, também pode significar manter suas chaves privadas e em sigilo.
Cypherpunk
Cypherpunk é uma comunidade de defensores da privacidade e do anonimato online. Seu lema é Cypherpunks write code (Cypherpunks escrevem códigos) e acreditam que aqueles que desejam privacidade devem ir buscá-la por conta própria em vez de esperar que os outros façam para si.
Trader que faz movimentações diárias, comprando e vendendo.
DDoS
Distributed Denial of Service, em português: Ataque Distribuído de Negação de Serviços. Este ataque que utiliza um grande número de computadores sob o controle de um atacante para enviar pequenas quantidades de tráfegos pela internet com o objetivo de congestionar o acesso e drenar recursos de um servidor alvo.
Dump
Quando o preço de uma criptomoeda desce inesperadamente.
Dust transaction
Transação com uma pequena quantidade de bitcoins, com baixo valor financeiro, mas que ocupa espaço no blockchain.
Símbolo ticker da criptomoeda Ethereum.
Escrow
Nome dado pelo ato de manter fundos em posse de terceiros, a fim de se proteger durante uma operação.
Ether
Unidade monetária do Ethereum, usada para pagar as taxas da sua blockchain.
Ethereum
Ethereum é uma plataforma que permite a programação de aplicativos descentralizados, contratos inteligentes e transações da criptomoeda Ether e vários tokens.
Exchange
Local utilizado para troca entre criptomoedas e outros ativos, por exemplo, trocar real por bitcoin. Exchange de bitcoins são utilizadas para trocar bitcoin por moedas FIAT ou outras criptomoedas.
Sites que oferecem recompensas em bitcoin a partir de cliques em propagandas ou realizar pequenas tarefas. Exemplo: responder pesquisas.
Fee
Refere-se a taxas, que pode ser taxa de conversão, transferência ou de saque, etc.
Fiat
É o dinheiro fiduciário, ou seja, aquele que não é criptomoeda, como o Real, Dólar, Euro, Iene, etc.
FOMO
Fear of missing out, em português: medo de perder uma oportunidade que pode gerar lucro.
Fork
Atualizações nos códigos de criptografia das moedas geram uma bifurcação, chamada de Fork. Uma nova moeda gerada a partir de outra, como o Bitcoin Gold que é um fork do Bitcoin.
Full Node
É o programa que contém as regras de consenso da rede do Bitcoin e uma cópia completa do Blockchain. Nem todo full node é minerador, mas todo minerador é um full node.
O termo Gas se refere a um mecanismo que precifica na rede Ethereum. Ele calcula as taxas para executar uma transação ou executar uma operação de contrato inteligente.
GPU
Graphical Processing Unit, em português: Unidade de Processamento Gráfico. Chip projetado para processar cálculos matemáticos complexos, necessário para rodar jogos e softwares que utilizam muitos recursos gráficos.
O halving do Bitcoin, é uma é uma característica que está encravada dentro do código da criptomoeda. Diferente dos sistemas monetários atuais nos quais os governos imprimem dinheiro sem parar, o bitcoin reduz sua emissão a cada 4 anos.
Hash
É um algoritmo utilizado pelo protocolo do bitcoin e de outras criptomoedas para transformar um grande número de informações em uma sequência numérica hexadecimal de tamanho fixo.
Hash rate
Número de hashes processados por um minerador em um determinado período de tempo.
HODL
É um meme, o correto seria Hold – de “segurar”, do inglês, que é quando você mantém seus ativos, mesmo na baixa de preço, pois acredita que será valorizado futuramente.
Hot Wallet
É uma carteira de criptomoedas que está online e conectada com a Internet.
Hype
É uma palavra usada sempre que algo está na nova onda popular. Por exemplo: “O Bitcoin é a nova hype do momento”.
Initial Coin Offering, em português, Oferta Inicial de Moeda. É um sistema criado para arrecadar fundos para uma start-up ou empresa. Normalmente elas surgem com “ideias revolucionárias ou únicas” que são aplicadas em cima de uma blockchain. Atenção: ICOs também podem ser Scams.
Input
Endereço de origem de uma transação bitcoin. Uma única transação pode ter múltiplos endereços de origem.
Número de tentativas possíveis de resolver um hash em um dado segundo, medido em milhares de hashes.
KYC
Know Your Customer, em português: Conheça seu Cliente. São políticas que instituições governamentais impõe a empresas para conhecer com quem estão fazendo negócios, ou seja, possuem dados e documentos de seus clientes.
É um ativo que tem como objetivo dar uma garantia, ou seja, ele relaciona um ativo a princípio sem valor, com um algo que possua um valor implícito.
Ledger
O ledger é um registro compartilhado de informações, a exemplo um livro caixa de um banco, um livro onde ficam registrados todas as transações financeiras feitas em um banco, o ledger seria um local onde ficam registradas as transações feitas por criptomoedas, que passam pela Blockchain.
Liquidez
É a capacidade de comprar ou vender um ativo facilmente, mesmo em grandes quantidades.
Habilidade de modificar transações não confirmadas sem fazê-las inválidas.
Maker
Maker é um termo usado quando inclui uma ordem e ela não é negociada imediatamente. Onde ela permanece no livro de ofertas e aguarda que outra pessoa envie uma ordem contrária para que ela seja executada.
Marketcap
Em português: capitalização de mercado. Quantidade de criptomoeda circulante X preço da cripto.
Megahashes/sec – MH/s
Número de tentativas possíveis de resolver um hash em um dado segundo, medido em milhões de hashes.
MicroBit – uBTC
Milionésima parte de 1 bitcoin ou 0.000001 BTC.
MiliBit – mBTC
Milésima parte de 1 bitcoin ou 0.001 BTC.
Mineração
É o ato de realizar cálculos matemáticos. Quando um computador realiza esse cálculo criptográfico ele recebe uma recompensa, X Bitcoin. Dizemos que ele está minerando e permitindo que surja mais Bitcoin.
Mixer
Serviço utilizado para embaralhar input e output de transações, a fim de manter a privacidade e diminuir o nível de rastreamento.
Dispositivo conectado a rede Bitcoin que utiliza um programa de computador para retransmitir transações para outros nós, criando uma rede descentralizada.
Ordem de mercado que realizará aquela compra independente do preço que estiver.
Ordem de compra/venda: STOP-LIMIT
Funciona assim, vc escolhe um preço e diz pro sistema “no momento em que a moeda atingir X dólares você colocará uma ordem LIMITADA de Y dólares”.
Output
Endereço destino de uma transação bitcoin. É possível que uma transação tenha múltiplos outputs.
P2P significa peer-to-peer, em português: ponto-a-ponto. O Bitcoin foi projetado como um sistema peer-to-peer, ou seja, que não precisa de intermediários, como bancos centrais, para intermediar uma transação entre duas pessoas. No mercado, este termo é usado para descrever comercialização de criptomoedas entre duas partes, sem a necessidade de uma exchange.
Paper Wallet
É considerado um meio muito seguro de guardar suas criptomoedas, pois não correm tanto risco, justamente por ser offline. Pois não é necessário um acesso a internet, ela é basicamente um pedaço de papel contendo suas chaves privadas e públicas.
Phishing
O phishing acontece quando o usuário clica ou baixa um arquivo falso que rouba algum tipo de informação. Devido à popularização das criptomoedas, é cada vez mais comum a circulação de e-mails falsos, arquivos que modificam as configurações do roteador da vítima ou anúncios do Google para que a página fique em primeiro lugar.
Pool
Coleção de mineradores que se agrupam para minerar coletivamente um bloco, e depois dividir a recompensa entre eles. Pools de mineração são uma ótima maneira para aumentar a probabilidade de êxito conforme a dificuldade for aumentando.
PoW
É a prova de que uma transação foi validada e é legítima. Por meio de uma função matemática (a SHA-256), as transações são codificadas e enviadas para a rede, onde os mineradores competem entre si para decodificá-las.
Preço Ask
Ele é o preço mínimo que um alguém estaria disposto a vender seu ativo.
Profit
Lucros obtidos.
Pump
Quando o preço de uma moeda sobe inesperadamente.
Em português código de barras bidimensional que pode ser convertido em texto, URL, número de telefone, geolocalização, etc. É muito utilizado para codificar e facilitar a leitura de chaves privadas e endereços bitcoin, por ser facilmente escaneado é muito usado em telefones celulares equipados com câmera.
Não queira ser um Rekt! O Rekt é uma palavra em inglês escrito com erros de ortografia – o correto seria “Wrecked”, que significa “Naufragado/ náufrago”. É o investidor que perdeu tudo com a queda de um preço, arruinando seu patrimônio.
ROI
O retorno que se tem baseado no quanto você investiu.
Menor divisão de um Bitcoin = 0,00000001 BTC. Quando alguém fala que tem 10 Satoshis, significa que possui 0,00000010 BTC.
Satoshi Nakamoto
Pseudônimo usado para o criador do Bitcoin.
Scam
Gíria para golpe ou sites fraudulentos.
São sites que surgem na internet prometendo altos rendimentos com investimentos em várias tipos de plataformas. Normalmente duram dias, meses ou, quando muito, anos até que sumam com o dinheiro de seus investidores sem deixar rastros.
Scamcoin
Altcoin criada com objetivos de dar golpe nos usuários e enriquecer os criadores.
Scrypt
Criptografia alternativa designada para ser mais utilizada por CPUs e GPUs, oferecendo uma resistência aos ASICs.
SEPA
Single European Payments Area, em português, Área Única de Pagamentos Europeus, é um sistema de pagamento integrado entre os países da Zona do Euro, que permite transferir fundos entre bancos e países diferentes. A operação de transferência é semelhante ao TED/DOC que possuímos no Brasil, mas no caso da SEPA, engloba todos os países que utilizam Euro.
SHA-256
Função matemática do tipo hash utilizando no bitcoin em diversos contextos, inclusive durante o processo de mineração.
ShitCoin
É o termo utilizado para classificar moedas scams, com baixa ou nenhuma reputação na comunidade.
Smart Contract
Um smart contract — também conhecido como contrato inteligente ou contrato digital — é um código de computador autoexecutável desenvolvido para facilitar, efetivar e proteger as operações financeiras no Blockchain.
Spread
Diferença entre o preço de compra e o preço de venda no livro de ofertas (book).
Soft Fork
Atualização de uma moeda que não exige que o sistema da mesma seja reiniciado com uma nova blockchain. Normalmente acontece sem que percebamos.
Swingtrader
Estratégia de trade com poucas operações ao longo do tempo. Se aproveita das ondas (swings) do mercado.
Taker é o investidor que possui uma ordem que é instantaneamente executada pois encontra outra ordem contrária.
Tag Destination
A tag destination é um código atribuído a cada conta do xrp. É usada para identificar o destinatário da transação, como se fosse o número da sua residência quando é entregue uma encomenda.
Tempo de confirmação
É o tempo percorrido entre o momento em que uma transação é enviada à rede e o tempo em que é registrada em um bloco. Basicamente, é o tempo que um usuário precisa esperar até que sua transação seja confirmada na rede.
Terahashes/sec – TH/s
Número de tentativas possíveis de resolver um hash em um dado segundo, medido em trilhões de hashes (TH/s).
Testnet
Uma rede alternativa ao Bitcoin usada para testes.
Ticker
É o nome dado aos símbolos das moedas: BTC (Bitcoin), ETH (Ethereum), LTC (Litecoin), XRP (Ripple), ADA (Cardano).
Token
Normalmente os tokens são confundidos com criptomoedas, porém existem diferenças. As criptomoedas são moedas criadas com o propósito de serem moedas, já os tokens são criados para serem distribuídos a pessoas com promessas de valerem algo no futuro. Comparando ambos ao mercado convencional de investimentos, as criptomoedas poderiam ser moedas como USD ou EURO, já os Tokens seriam as Ações de uma empresa.
TOR
Sigla de The Onion Router, em português: O Roteador Cebola. É um protocolo de roteamento, usado por pessoas que querem manter sua privacidade na rede.
Trade
Operação de compra e venda de alguma ciptomoeda. Quando você deposita 100 reais, compra X Bitcoin e depois vende, você está fazendo uma operação de trading.
TXID
Mais conhecido como hash da transação. Este é um identificador usado para referenciar transações em uma blockchain.
Movimentos dos preços de um ativo. Se o valor do ativo sobe e desce com muita frequência, às vezes até de diferenças de preço grandes, diz-se que o ativo tem alta volatilidade.
Em português “carteira” é onde o investidor pode guardar suas moedas digitais de forma mais segura até o momento de venda e/ou troca.
Withdrawal
Retirada de algum valor, como um saque.
XBT
Representa a unidade monetária do bitcoin.
XRP
Símbolo ticker da criptomoeda Ripple.