Por Dentro da Lightning Network #01

abr 5, 2018 | Bitcoin

Diante do problema de escalabilidade demonstrado pelo bitcoin ao longo de 2017, boa parte da comunidade e desenvolvedores vêm apostando na Lightning Network (LN) como grande solução. Nesta série sobre a Lightning Network você conseguirá entender um pouco mais sobre esta implementação e alguns dos motivos pelo qual foi tão esperado seu lançamento oficial.

PROBLEMAS?

Qual a grande vantagem do bitcoin em relação a outras criptomoedas mais escaláveis, por exemplo?

A resposta é simples: segurança. Além de ser uma rede rápida, é extremamente importante que seja segura, e é por isso que o bitcoin continua sendo a principal criptomoeda dentre todas as existentes deste enorme mercado.
Estamos falando de uma criptomoeda que possui sua rede (Blockchain) funcionando há quase 10 anos de maneira ininterrupta. Fora isso, o bitcoin mantém a descentralização como objetivo principal da rede, ao contrário de outras criptomoedas e tokens que existem no mercado, a exemplo da Ripple, que é extremamente escalável, mas é um token centralizado.

Por todo este aspecto da segurança, é natural que transacionar bitcoin seja mais caro que transacionar outras criptomoedas. Este é um dos motivos de grandes críticas ao bitcoin – a questão dos micro pagamentos. A pergunta mais comum que lemos por aí é a seguinte: “Como vou pagar meu cafezinho pagando essa taxa da rede bitcoin?”

A SOLUÇÃO: LIGHTNING NETWORK

Para permitir que você pague seu cafezinho com bitcoin surge a LN. Não só seu café, mas qualquer micro pagamento. Basicamente, a LN permite que você transacione com a segurança da rede bitcoin, mas sem necessariamente realizar a transação pelo Blockchain.
A ideia é que você abra canais de negociações com outros usuários que você já tem certo costume de realizar micro pagamentos.
Por exemplo: Vamos imaginar que Fulano resolva comprar seu pão fresco na padaria com bitcoin, e vamos supor que ele gaste 0.0001 bitcoin toda manhã. O grande problema nessa situação é que, por se tratar de micro pagamentos, se todas as transações rodassem pelo Blockchain, as taxas sempre comeriam uma parte desta quantia.
Qual a solução? Basicamente, Fulano abre um canal de negociações com a padaria através da LN. Isso significa que as transações realizadas dentro deste canal serão propagadas numa sidechain, ou seja, uma cadeia que está integrada/paralela ao Blockchain. Esse canal ficará aberto até que uma das partes resolva fechá-lo (ou Fulano ou a Padaria). Sendo assim, para cada canal de negociações da LN, apenas 2 transações serão lançadas no Blockchain: a transação de abertura do canal e a de fechamento do canal.

Agora que você já entende um pouco sobre a segunda camada do Blockchain, fique ligado em nossas redes sociais, para saber mais sobre as criptomoedas.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.