VEM PRA REVOLUÇÃO, VEM PRA FOXBIT.
Tudo o que você
precisa saber
sobre Ethereum
A segunda criptomoeda com maior capitalização de mercado, Ethereum foi a primeira blockchain desenvolvida para construir
contratos inteligentes de última geração.
Trilhas de conhecimento

Você ainda não sabe o que é Ethereum?
Ethereum é uma plataforma que permite a programação de aplicativos descentralizados, contratos inteligentes e transações da criptomoeda Ether e vários tokens. Tudo isso baseado na tecnologia da Blockchain, que surgiu juntamente com o Bitcoin. Em razão disso, muitos consideram o Ethereum uma evolução no conceito da tecnologia da Blockchain.
A plataforma Ethereum foi imaginada pelo programador canadense Vitalik Buterin em 2013. A plataforma entrou online no dia 30 de julho de 2015 com 11.9 milhões de Ethers pré-mineradas do ICO.
Desde então, a plataforma vem ganhando cada vez mais adoção entre pesquisadores, empreendedores e programadores que desejam criar soluções reais utilizando a blockchain e a tecnologia do Ethereum.
O Ethereum desde então, se tornou a criptomoeda com a segunda maior capitalização do mercado, atrás apenas do Bitcoin.
O Ethereum é seguro?
Como o ETH funciona?
O Ethereum funciona como uma rede descentralizada que executa contratos inteligentes com o uso de gas fee — uma taxa paga em ETH para processar transações. Em 2022, a rede passou pela atualização “The Merge”, abandonando o modelo Proof-of-Work e adotando o Proof-of-Stake, que reduziu o consumo de energia em mais de 99% e possibilitou o staking de ETH para validação de blocos e recompensas. Em 2025, a atualização Pectra elevou o limite de staking de 32 para 2.048 ETH por validador, otimizando a escalabilidade e segurança da rede. Esses avanços reforçam o Ethereum como uma das principais infraestruturas da Web3.
Aplicações descentralizadas
Ecossistema do Ethereum
O Ethereum opera como um ecossistema de tecnologia blockchain, sustentado por dApps que exploram sua máquina virtual, a EVM, para oferecer soluções inovadoras a diversos setores. No ambiente financeiro, os protocolos DeFi, como Uniswap e Aave, permitem a realização de serviços financeiros a partir de smart contracts construídos em tokens ERC‑20, base de milhares de criptoativos. O mercado de NFTs também nasce na rede Ethereum, permitindo a criação dos famosos jogos e colecionáveis digitais. Para escalar e reduzir taxas, o Ethereum conta com soluções de layer‑2 (rollups), que processam transações off‑chain e, em seguida, as consolidam na cadeia principal, aumentando a velocidade sem comprometer sua segurança.
Quem está utilizando a rede Ethereum?
Dezenas de grandes empresas fazem parte da Enterprise Ethereum Alliance, uma comunidade de empresas que apoiam a tecnologia, como Microsoft, Itaú e AMD.
Calculadora Cripto
Conteúdo
O que é?
Blockchain
TrueUSD