O que é liquidez e como ela pauta decisões de investimentos?

maio 7, 2018 | Investimento

Muitos já ouviram falar, mas poucos realmente sabem o que é liquidez.

Liquidez se refere à facilidade e flexibilidade em se vender um ativo e transformá-lo em dinheiro.

Por isso, o termo é tão importante e fundamental na decisão de investidores na hora de decidir pela compra de um ativo ou até mesmo em qual plataforma a operação irá acontecer.

Com uma série de detalhes, vamos explicar mais abaixo para você entender de vez o que é liquidez.<H2>

O que é liquidez?

A liquidez descreve o grau no qual um ativo pode ser rapidamente comprado ou vendido no mercado sem afetar seu preço.

O dinheiro é considerado o ativo mais líquido atualmente. Entretanto, imóveis, coleções e obras de artes são relativamente ilíquidos. 

Já em termos contábeis, liquidez significa a facilidade com a qual uma empresa consegue arcar com suas obrigações financeiras com os ativos líquidos disponíveis.

Investimentos com liquidez

Na hora de decidir por um investimento, é importante, então, se atentar à liquidez daquele ativo.

Se você precisa ter acesso fácil e rápido ao dinheiro aplicado, sem que grandes burocracias ou taxas estejam embutidas, um investimento de alta liquidez é o mais ideal.

A poupança, hoje, talvez seja a aplicação de maior liquidez disponível no mercado, já que não há taxas de administração ou retiradas, assim como o saque está facilmente disponível na conta bancária.

Entretanto, há outros tipos de investimentos que oferecem uma boa liquidez, como:

– Tesouro Selic

– CDBs 

– Fundos de Renda FIxa.

Todos eles são, inclusive, facilmente encontrados em bancos e casas de investimentos.

Investimentos de baixa liquidez

Embora a alta liquidez possa ser atraente, a baixa liquidez não torna um investimento inviável ou ruim. Entretanto, exige maior estratégia e controle financeiro para que a possível demora na venda não afete seu orçamento.

Um bom exemplo de investimento com baixa liquidez são os imóveis.

O que torna os imóveis um ativo de baixa liquidez é sua dificuldade em ser vendido em um curto espaço de tempo. Isso porque há muitas características desse tipo de aplicação que tornam seu acesso mais restrito, como:

– Alto valor

– Necessidade de crédito

– Maior burocracia.

Mesmo assim, esta ainda é uma modalidade bastante atraente, com o número de investidores em fundos desse tipo saltando 950% nos últimos anos.

Liquidez é confiança

Além de medir a venda, a liquidez também mostra a confiança do mercado em relação ao ativo.

O café, por exemplo, é amplamente consumido no Brasil. Só em 2022, foram consumidas 21,3 milhões de sacas do grão.

Podemos considerar, então, que a bebida tem bastante “liquidez” (no sentido físico e mercadológico).

Mas, imagine – e que esse dia nunca chegue – que o café se torne um grande vilão à saúde das pessoas, e 90% dos consumidores deixam de ingerir a bebida por receios de ficarem doentes.

Isso mostra que a confiança no “ativo” se tornou baixa, já que sua venda e, portanto, sua liquidez, também foi reduzida.

Volume também é liquidez

Muito além do ativo, a liquidez também é uma característica da própria plataforma em que os investimentos são realizados.

O Bitcoin (BTC), por exemplo, é um ativo bastante líquido.

A criptomoeda é aceita no mundo inteiro, seu mercado opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, seu valor é acessível a partir de seu fracionamento, e a burocracia é bem reduzida.

Porém, de nada adianta eu querer vender meus BTCs, se estou em uma exchange em que não há outros usuários disponíveis para realizar essa compra.

Por isso, o volume de participantes e negociações de uma plataforma é extremamente importante e fundamental para garantir a liquidez de um ativo.

Liquidez na Foxbit

A Foxbit é uma das maiores e pioneiras exchanges de criptomoedas do Brasil.

Além do Bitcoin, há outras 80 moedas digitais disponíveis para compra e venda, todas seguindo os critérios de liquidez, como valor acessível, baixa burocracia e confiabilidade do mercado.

Mas muito mais que uma variedade de tokens, a própria plataforma também oferece liquidez.

A Foxbit está caminhando para seu nono ano de vida, com as operações iniciadas lá em 2014. De lá pra cá, mais de R$ 21 bilhões já foram negociados na exchange.

Esse volume foi alcançado a partir da participação dos mais de 1 milhão de clientes cadastrados e ativos na corretora, realizando operações diariamente.

Ou seja, há confiança por parte do mercado, listagem dos principais ativos e alto volume de negociação. 

Então, é muita liquidez para o seu investimento!

Alta ou baixa liquidez?

A decisão por ativos de alta ou baixa liquidez varia de acordo com o perfil e necessidades do investidor.

Os especialistas geralmente indicam, inclusive, uma mescla entre ambos os tipos de investimento para que você tenha acesso a uma variedade maior de aplicações, sem comprometer seu controle financeiro.

Entretanto, é o próprio investidor que vai definir quais são os critérios a serem adotados na decisão, identificando a necessidade de um resgate rápido e sem taxas adicionais a partir de determinado montante.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.