Você conhece a variação de valor do bitcoin e outras criptos?

set 11, 2019 | Educação Financeira

Você que está começando a entender sobre criptos ou já opera há um certo tempo e ainda se sente inseguro a respeito da variação dos preços, acompanhe o texto.

Para começar, precisamos entender: o que é volatilidade?

Esse termo é utilizado para quantificar a variação do preço de um ativo, ou seja, se o preço tem uma constante alteração dizemos que a volatilidade é alta, mas se o preço se mantém em uma linha tênue de preço, dizemos que a volatilidade é baixa.

Como já falamos em outros textos do nosso blog, a volatilidade das criptomoedas, assim como de qualquer outro investimento, estão sujeitas a oscilação. 

Até mesmo títulos do Tesouro Direto podem sofrer grandes variações nas taxas em momentos de grande movimentação no mercado.

O mercado de criptos está cada vez mais se popularizando, porém para a maioria das pessoas ainda está em fase “inicial” de reconhecimento. Por isso, é natural ter grandes movimentos de compra e venda, que impactam diretamente a variação no valor da moeda.

Neste momento os detentores de bitcoins, altcoins e outros ativos podem adotar algumas estratégias para proteger o valor de seus investimentos. 

Para isso, preparamos 3 dicas importantes para que você saiba como agir com mais sabedoria quando ocorrer uma variação significativa em criptos.

Dica 1 – Diversificar

Como disse o grande investidor Warren Buffett: “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”. É importante que as criptomoedas fiquem em sua carteira de investimentos com uma quantidade bem distribuída, para que não impacte tanto seus ativos com essa variação. 

Em caso de baixa do mercado, não se preocupe pois isso é comum, basta ter em vista que o investimento feito por você também acompanhará quando o mercado estiver mais positivo, resultando em lucro sobre o investimento.

O bitcoin hoje é a cripto mais popular do mundo pelo fato de ser a pioneira da criptoeconomia, a “mãe de todas as outras”.

No entanto, é possível ter pequenos percentuais de outras moedas com um maior potencial de valorização, devido a estarem no começo de sua criação ou pelo fato de terem o valor menor, sendo assim mais fácil de obter maiores quantidades com valores menores.

Dica 2 – Stablecoins 

Stablecoin é um ativo digital, ela tem a finalidade de ter o valor estável. Tem o seu valor baseado em ativos tradicionais como por exemplo, o dólar, euro ou ouro. A idéia por trás dela é não ter essa variação como as criptomoedas mais conhecidas, possibilitando a adoção em massa. 

Para ter essa estabilidade elas são atreladas à moedas fiat (moedas centralizadas como: dólar, euro e real), criptomoedas ou a commodities negociadas em bolsa. 

Na Foxbit temos a Stablecoin TrueUSD, ela é baseada na tecnologia Ethereum e sua cotação é pareada em dólar.

Dica 3 – Sempre procurar mais informações em canais educativos

Acompanhe blogs e portais educativos como o Cointimes e canais do youtube que falam sobre investimento, entre outros canais de comunicação.

Em nosso blog postamos várias informações e dicas sobre o universo das criptos, entre elas, assuntos de segurança para você poder se blindar mediante a pirâmides financeiras e nosso criptonário, um dicionário criado por nós, com tudo sobre os termos e gírias de criptomoedas, entre outros assuntos.

O mercado de cripto é bem parecido com o mercado tradicional. É preciso ter sabedoria e muito estudo sobre onde pretende investir. 

É importante também nunca investir em um só lugar, além da diversificação de ativos, também diversifique entre as próprias criptomoedas.

E saiba qual a intenção de investimento você quer ter com aquela determinada cripto. Visto que cada cripto corresponde a um objetivo. 

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.