Saiba como investir com segurança

set 1, 2016 | Bitcoin

O assunto “investimentos” pode parecer estranho e intimidador para a maioria das pessoas. Principalmente entre aqueles mais conservadores, sempre existe o medo e a insegurança de perder seu dinheiro quando se investe em algum tipo de aplicação. Porém, o mercado financeiro nunca foi tão seguro e apresentou tantas opções diferentes para fazer seu capital render.

É o que explicaremos neste artigo: mostraremos 5 dicas de como fazer investimentos com segurança e rentabilidade. Confira!

1. Identifique seu perfil de investidor

O primeiro passo para quem quer começar a investir de forma segura é saber qual é o seu perfil de investidor. As pessoas são diferentes entre si, e por isso toda estratégia de investimento precisa estar sempre alinhada com as preferências cada investidor.

Normalmente, existem três perfis diferentes de investidores: conservadores, moderados e arrojados. Eles são definidos de acordo principalmente sua tolerância ao risco, pela sua personalidade e pelo destino que querem dar ao capital aplicado.

Portanto, faça uma análise de como é sua relação com o dinheiro. Você prefere manter seus investimentos com mais segurança ou gosta de arriscar mais? Em quanto tempo você vai precisar desse dinheiro? Você prefere estabilidade da renda fixa ou a emoção da renda variável? Quanto mais você saber sobre si mesmo, melhor irá decidir como alocar seus investimentos.

2. Estude tudo sobre investimentos

Se você quer fazer tudo da forma mais segura possível, invista em conhecimento antes de começar a investir, de fato, o seu dinheiro. Há muitas informações sobre o mercado financeiro que toda pessoa interessada precisa conhecer antes de dar os primeiros passos.

Por isso, procure adquirir conhecimento sobre o assunto. Se familiarize com alguns dos princípios básicos do mercado, dedique parte de tempo livre para fazer cursos, ler livros, e conferir notícias sobre o assunto.

Uma boa maneira para colocar o que você já sabe em prática é utilizar simuladores online de investimento. Eles são plataformas semelhantes ao sistema que negociações da bolsa de valores e permitem que o investidor iniciante treine a compra e venda de ações, títulos e ativos sem precisar arriscar seu dinheiro de verdade.

3. Comece investindo aos poucos e mantenha a disciplina

Quando você já se sentir pronto e seguro o suficiente, comece a investir seu dinheiro aos poucos, de forma gradativa. Uma sugestão é começar comprando ativos não muito complexos e mais tradicionais, como títulos do tesouro e cotas fundos de investimentos.

Começando dessa forma você estará protegido do risco de investir em aplicações voláteis e de operação mais complicada. Com o tempo, você irá se sentir cada vez mais confiante, até estar pronto para aventurar por outros tipos de investimento.

4. Adote uma estratégia de diversificação

Ao montar uma carteira diversificada, o investidor diminui o impacto de um possível resultado negativo, deixando o capital investido menos exposto aos riscos sem minimizar seus potenciais retornos.

Nesse caso, um investimento que se desvalorize 30%, por exemplo, não irá afetar tanto o investidor, já que existem outros papéis em sua carteira capazes de compensar este resultado ruim.

Por isso, se sua intenção é investir com segurança, minimizando seu risco e maximizando seus ganhos no longo prazo, não deixe nunca de utilizar a diversificação de investimentos como sua principal estratégia.

5. Não se esqueça de utilizar Bitcoins

Cada vez mais popular e usado como moeda e meio de pagamento no mundo inteiro, começando a ser explorado até pelos bancos tradicionais, os bitcoins podem ser uma alternativa segura para serem utilizados em seus investimentos. É claro, para comprar bitcoins e investi-los da melhor forma, é preciso tomar uma série de precauções, seja para se proteger da volatilidade da moeda ou garantir a segurança das transações.

Agora que você já sabe como investir como fazer investimentos com total segurança, não perca mais tempo e comece já! Se esse artigo foi útil para, compartilhe em sua timeline e faça nossas dicas chegarem a mais pessoas. Até mais!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.