Resultado Concurso Pizza Day: o que o bitcoin e a pizza representam pra você?

maio 22, 2020 | Institucional

O Pizza Day foi o marco da primeira compra com bitcoin. Naquela oportunidade, em 2010, foram usados cerca de 10 mil bitcoins para a compra de 2 pizzas do valor de 41 dólares na época. Hoje em dia esse valor ultrapassaria os US$ 88.656.200,00 ( ou R$521.236.396,60 – cotação do dia 12 de maio de 2020 às 16:50) e esta foi a pizza mais cara da história.

E para comemorar esse marco, que em 2020 completa 10 anos, lançamos um Concurso Cultural. Era bem simples de participar, bastava preencher o formulário e responder a pergunta:

O que o bitcoin e a pizza representam para você, nesses 10 anos de pizza day?

O concurso foi um sucesso e queremos agradecer a todos que participaram!

Abaixo você confere as frases vencedoras do concurso e que levarão 2 pizzas e um refri pra casa hoje, dia 22 de Maio, dia do Pizza Day!

#1 “Bitcoin e essa pizza são duas coisas que o Estado não vai me tomar a metade” – Felipe

#2 “Que a liberdade tem o melhor sabor do mundo!” – Gabriel

#3 “Quebrando paradigmas, nem tudo termina em pizza, o Bitcoin começou seu sucesso com uma.” – Jubin

#4 “Bitcoin e Pizza são temas importantes muito lá em casa. Um deles precisa de muito estudo, oscila muito de preço conforme o mercado, tem inúmeras peculiaridades, movimenta um enorme mercado, alimenta desejos, gera empregos, gera expectativas. O outro tema, o Bitcoin, também.” – Alexandre

#5 “Quem nunca comprou bitcoin comendo uma pizza, não conhece a verdadeira história.” – Leandro 

#6 “Bitcoin é igual a Pizza porque cada pedacinho é valorizado, até a borda!” – Ubirnelandio

#7 “O Bitcoin representa a pizza mais cara do mundo, e a pizza representa o Bitcoin mais barato do mundo.” – Andreia

#8 “Depois que você conhece o bitcoin comprar e vender é mais fácil que pedir uma pizza 🍕“ – Ronie

#9 “São 10 anos de consolidação de um ativo que se mostrou melhor e mais funcional que a ideia inicial, como comprar algo tão simples e saboroso. Quero comemorar esse dia partindo um pedaço de pizza do mesmo jeito que o algoritmo partiu a recompensa por bloco até então. Em 8 fatias.” – Cilésio

#10 “Poucas coisas podem ser tão prazerosas quanto a pizza e o bitcoin, uma une a família e o outro gela a alma do estado.” – Marcelo

Você pode ler o regulamento completo do concurso clicando aqui.

Bitcoin Pizza Day: Entenda por que esse dia é importante para o bitcoin

Como toda criação, o bitcoin no seu começo em 2010 ainda não era tão conhecido, apesar de toda a tecnologia inovadora existente por trás da criptomoeda, mas algo mudou isso, no dia 18/05/2010 aconteceu uma coisa inusitada, o programador Laszlo Hanyecz criou uma publicação no fórum bitcointalk, com o título “Pizza for Bitcoin” que por sinal era um dos poucos lugares onde pessoas que conheciam o bitcoin estavam, em sua publicação ele disse:  

“ Eu estou disposto a pagar 10.000 bitcoins por um par de pizzas… talvez duas grandes, para sobrar um pouco no dia seguinte. Eu gosto quando sobra um pouco para depois.

Você pode trazê-las na minha casa ou comprar em um lugar que faça entrega, mas o que eu quero é receber a comida em troca de bitcoins onde eu não tenha que pedir ou ou preparar sozinho, tipo pedir um café da manhã em um hotel ou algo assim, eles simplesmente trazem algo e você comer e você fica feliz. Se você estiver interessado, por favor me avise e nós fechamos o acordo. Obrigada Laszlo”. 

Algumas horas depois algumas pessoas comentaram na publicação de Laszlo, um deles disse: 

“10.000 bitcoins? Isso é pouco, você pode vender no bitcoinmarket.com por $41 dólares … boa sorte em obter a sua pizza de graça.” 

Algumas pessoas até se interessaram na ideia de Laszlo, porém, algumas delas moravam longe e não foi possível, até que finalmente ele conseguiu alguém que fizesse a compra para ele, em 22/05/2010 ele realizou seu desejo e comprou 2 pizzas grandes por 10.000 bitcoins e sua publicação ficou esquecida no fórum por alguns meses e o tempo foi se passando, até que em agosto do mesmo ano uma pessoa comentou:

“Eu acho que $600 dólares é um excelente acordo para uma pizza”, foi onde o bitcoin iniciou seu movimento de alta, e com o passar do tempo, conforme o bitcoin foi valorizando e seu preço subindo os comentários na publicação continuaram: 

“Saudações de novembro de 2010, como é a sensação de comer uma pizza de 2.600 dólares?”

Em abril de 2011 essa pizza já valia $18.000 dólares e em 2013, três anos depois essa pizza já valia $2 milhões de dólares, até que chegou 2017, onde o bitcoin teve uma alta histórica e percepção em massa até por quem não era entendido de tecnologia ou criptomoedas, onde chegou a bater, o incrível valor de: $200 milhões de dólares.

Essa é a história da primeira compra realizada com bitcoin, que é comemorada até hoje sempre no dia 22 de maio se tornando muito importante para a história da criptoeconomia, data conhecida como Bitcoin Pizza Day.  

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.