O que é Theta?

jun 29, 2020 | Altcoins

Visto como o próximo grande disruptor na distribuição de vídeos e conteúdos pelo próprio co-criador do Youtube, a Theta é um dos destaques em 2021. Mas o que é essa criptomoeda? Quais problemas ela resolve? Será que vale a pena investir? 

Vamos analisar tudo o que você precisa saber sobre a Theta. 

O que é Theta?

A Theta é um protocolo criado para resolver um enorme problema, a distribuição de vídeos na internet. Grandes distribuidores como Netflix, Youtube e Amazon Prime têm custos gigantescos para manter e distribuir vídeos em alta definição ao redor do mundo. 

Mas o pior é que em muitos países a internet é lenta e a distância com o servidor torna a vida dos usuários mais complicada, quem gosta de ficar esperando um conteúdo carregar? 

E a Theta tem a solução para isso. Em vez de buscar os vídeos em um servidor distante com alta latência, por que não procurar por computadores próximos e explorar a banda disponível? 

Em troca da banda de internet os usuários ganham criptomoedas, os serviços de streaming economizam e a internet fica cada vez mais descentralizada. 

Steve Chen, co-fundador do Youtube

Nas palavras de Steve Chen, co-fundador do Youtube, a inovação da Theta está pronta para mudar a indústria de vídeo online de hoje da mesma forma que a plataforma do YouTube fez com o vídeo tradicional em 2005.

“Um dos nossos maiores desafios tinha sido os altos custos de entrega de vídeo para várias partes do mundo, e esse problema só está ficando maior com streamings de vídeo HD, 4K e de maior qualidade. Estou animado por fazer parte da próxima evolução do espaço de streaming, ajudando a Theta a criar uma rede descentralizada ponto a ponto que pode oferecer uma melhor entrega de vídeo a custos mais baixos.”

Como funciona a Theta?

Podemos dividir a Theta em duas partes que estão interligadas, a primeira é o blockchain e a segunda a rede de distribuição de conteúdo descentralizada. 

Como funciona o blockchain e a rede de pagamentos? 

O blockchain da Theta funciona com múltiplas camadas de consenso, ou seja, ela permite milhares de transações por segundo (mais de 1000) e uma alta segurança. Cada cama conta com diferentes tipos de validação:

  • Validadores profissionais: empresas como Samsung, Google, Blockchain.com, Gumi e Sony são os primeiros a validarem blocos no blockchain da Theta.
  • Guardiões: se você tiver 1000 Thetas poderá virar um “nó guardião” para confirmar as transações dos validadores profissionais e ganhar uma moeda chamada Theta-Fuel.
  • Edge Nodes: são nós usados por streamer e pessoas com banda disponível para ajudar a rede de distribuição de conteúdo em troca de criptomoedas.
Estado dos nós para cada parte do processo de validação

Mas isso não seria suficiente para uma plataforma com milhões de usuários, então a equipe do projeto criou uma solução fora do blockchain. 

Como funciona o streaming?

O sistema de streaming tenta buscar os nós mais próximos para o envio de dados, diminuindo a latência, melhorando o tempo de entrega e até mesmo a qualidade do conteúdo.

Já do lado de quem verá o vídeo, o cliente sempre procura um nó melhor e o quem tem o conteúdo para ser baixado, como na imagem abaixo. Se por acaso a parte do vídeo não for encontrada, então o software busca uma rede centralizada de compartilhamento. 

Outro ponto a ser notado é que a rede utiliza o token TFue ou ThetaFuell para pagar todos os nós. Diferente do token Theta, que tem apenas 1 bilhão de unidades e é usado pelos nós guardiões, o Theta Fuel conta com uma inflação pode ser usado pelos Edge Nodes para se tornarem Elite Edge Node (EEN). 

O EEN  ganhará mais TFuel, mas devem entregar uma capacidade de streaming para centenas de milhares de usuários. 

Vale a pena investir em Theta?

A Theta valorizou 17.178,06% nos últimos 12 meses e já conta com um valor de mercado de US$12 bilhões, sem ao menos estar listada na maioria das exchanges ao redor do globo.

Preço da Theta no dia 26/03| Coinmarketcap

A equipe da Theta provou repetidas vezes que consegue entregar um bom produto, mesmo que isso demore meses ou anos de trabalho. 

Quem está trabalhando com a Theta? 

Um projeto dessa envergadura tem grandes apoiadores. Além de Steve Chen (co-fundador do Youtube), a equipe de conselheiros é recheada de grandes nomes do mercado de investimentos, blockchain e entretenimento. 

Dentre eles temos Fan Zhang (fundador da Sequoia Capital China), Ma Haobo (CEO da rede de computação descentralizada em cloud aelf), Travis Skweres (criador da primeira exchange de bitcoin dos Estados Unidos) e Dovey Wan ( c0-fundadora da Primitive Ventures). 

A equipe da Theta conta com 18 membros. MItch Liu é o CEO, com bacharel em Ciências da Computação e Engenharia pelo MIT e co-fundador da Gameview Studios. Ryan Nichols é o CPO e foi diretor da Tencent para o Wechat e co-fundador de um app de streaming para comidas. Jieyi lidera a equipe de tecnoloco com seu PhD em Engenharia da Computação pela Northwestern University e diversas patentes na área de VR e video games. 

Em suma, temos um time de tecnologia com nomes renomados e uma equipe de marketing pequena, mas eficaz.  

Como guardar Theta?

A Theta permite criar uma wallet no próprio site oficial e também tem integrações com as carteiras Trezor e Ledger. 

Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco, estamos também nas principais redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Youtube

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.