Como analisar o Bitcoin?

fev 22, 2022 | Bitcoin

O Bitcoin é um ativo com pouco mais de 13 anos de existência e completamente inovador, então como analisar o Bitcoin? Nesse post vamos te ensinar as diversas maneiras de analisar bitcoin em relação ao preço e fundamentos. 

Quais as maneiras de analisar o bitcoin?

Tanto no mercado financeiro quanto no de criptomoedas os analistas observam um ativo geralmente por duas óticas: a da análise técnica e fundamentalista. 

Análise técnica

A análise técnica foca em padrões de preço, dados de negociação e outros sinais mercadológicos baseado em gráficos e padrões. Geralmente, a análise técnica é utilizada em traders mais contumazes, como os day traders (que fazem negociações diariamente). 

Média móveis, indicadores MACD (ìndice Convergência / Divergência das Médias Móveis), são alguns exemplos de dados usados para analisar o preço de algum ativo. Cada um deles pode indicar determinadas tendências de alta ou baixa no preço. 

Para usar a análise técnica no estudo do bitcoin, é preciso entender as diferentes modalidades de gráficos, dados e sinais estatísticos. 

Análise Fundamentalista

Já a análise fundamentalista utiliza de fatores como situação macroeconômica, atualizações do protocolo, notícias, pessoas envolvidas no desenvolvimento, análise de concorrência, valor atingível de mercado e outros fatores. 

Como analisar o Bitcoin

Comparação de menções ao Bitcoin e outras criptomoedas nas redes sociais

Para o bitcoin, a análise fundamentalista pode também envolver dados do blockchain. O blockchain transparente como o do BTC pode mostrar dados importantes como quantidade de transações, valor transacionado, moedas em corretoras, venda de stakeholders e milhares de outras métricas. 

Além disso, é possível analisar o bitcoin do ponto de vista social, usando métricas como menções em redes sociais e comparação com outros ativos da mesma categoria. 

Outras formas de analisar o BTC?

Ha ainda uma terceira maneira de analisar o Bitcoin, de forma acadêmica e profissional. O Bitcoin conta com diversos softwares que fazem a rede de computadores funcionar. 

Como resultado, os profissionais da área de desenvolvimento podem entender o funcionamento do código e os acadêmicos analisar as funções criptográficas e outros mecanismos. 

E aí, gostou do conteúdo? Não esqueça de seguir a Foxbit no Instagram e Twitter

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.