SatoshiCall

Uma nova maneira de analisar o bitcoin

set 14, 2023 | Satoshi Call

Uma nova maneira de analisar o bitcoin

set 14, 2023 | Satoshi Call

Bem-vindos à mais uma edição do “O HODLER”, a melhor newsletter do mercado crypto brasileiro.

Hoje é dia de cair de cabeça na principal crypto do mercado, o Bitcoin.

No mundo em constante evolução das criptomoedas, a análise on-chain tornou-se uma ferramenta indispensável para entender a dinâmica do mercado. 

Eu estava lendo o novo relatório “Cointime Economics: A New Framework For Bitcoin On-Chain Analysis“, produzido por David Puell da ARK Invest e James Check da Glassnode, e ele apresenta uma nova abordagem para essa análise. 

Ambas as empresas, ARK Invest e Glassnode, são líderes reconhecidos no campo da pesquisa e análise de criptomoedas, e sua colaboração neste relatório destaca a importância do tema abordado.

Nessa semana vou trazer a minha visão sobre esse novo tipo de análise.

 

🤔 O que é o Cointime Economics?

O Cointime Economics é um novo framework desenvolvido para analisar métricas on-chain do Bitcoin. A ideia central é que a importância de um único bitcoin deve variar com base na última vez que ele foi movimentado. 

Por exemplo, o valor informativo de um bitcoin que permaneceu imóvel por 10 anos é mais significativo do que um que ficou imóvel por apenas 1 semana.

Neste modelo econômico do Bitcoin, um BTC perdido não é mais contabilizado como parte da oferta em circulação ou da base de custo de mercado. 

Enquanto soluções tradicionais baseadas em UTXO tentaram fazer ajustes de oferta usando heurísticas padrão da indústria (como oferta ajustada e oferta flutuante), esses ajustes seguiram decisões feitas por analistas que podem ser propensas a imprecisões.

Em contraste, o Cointime Economics oferece um framework matemático altamente consistente que mede a importância econômica de cada bitcoin ao longo do tempo com uma unidade fungível de medida que parece representar melhor o estado econômico da rede. Essa unidade é chamada de coinblock.

 

 

💡 O que é o Coinblock?

Os coinblocks são o produto do número de bitcoins e o número de blocos produzidos durante o período em que esses bitcoins permaneceram imóveis. 

 

 

Para ilustrar, 10 bitcoins mantidos durante o tempo necessário para produzir 10 blocos representam 100 coinblocks.

Os coinblocks podem ser expressos em unidades alternativas multiplicando o número de bitcoins pelo período em que permaneceram imóveis. 

Por exemplo, os “coindays” comumente usados são o produto do número de bitcoins e o número de dias em que permaneceram imóveis.

O resultado? 3 tipos de Coinblocks para nós olharmos com cuidado.

 

 

Os conceitos de Coinblocks Criados, Destruídos e Armazenados oferecem uma visão mais granular e econômica da atividade na rede Bitcoin. Eles permitem que analistas e investidores entendam melhor a dinâmica da oferta e demanda, bem como o comportamento dos detentores de bitcoins. 

Ao monitorar essas métricas, é possível obter insights sobre a saúde econômica da rede e as tendências de mercado.

  • Coinblocks Criados (Coinblocks Created)
    Os “Coinblocks Criados” representam a quantidade de coinblocks gerados na rede Bitcoin. Cada vez que um bitcoin é adquirido e mantido, ele começa a acumular coinblocks com base no tempo que permanece imóvel. Por exemplo, se você adquirir 10 bitcoins e mantê-los por 10 blocos (sem movimentá-los), você terá criado 100 coinblocks.
  • Coinblocks Destruídos (Coinblocks Destroyed)
    Os “Coinblocks Destruídos” medem o volume ponderado pelo tempo de bitcoins movimentados. Isso significa que, quando um bitcoin é movimentado (ou seja, gasto ou transferido), todos os coinblocks associados a ele até aquele momento são “destruídos”. Por exemplo, se dois bitcoins não se movimentaram por sete blocos e depois são transacionados, 14 coinblocks teriam sido destruídos. Um aumento no número de coinblocks destruídos indica a movimentação de moedas que estavam estáticas por um longo período. Isso pode ser interpretado como uma indicação de que os detentores de longo prazo estão vendendo ou movimentando seus bitcoins.
  • Coinblocks Armazenados (Coinblocks Stored)
    Os “Coinblocks Armazenados” representam o total de coinblocks que ainda não foram destruídos. Em outras palavras, é a diferença entre o total de coinblocks criados e o total de coinblocks destruídos. O valor econômico desses coinblocks é alto, pois eles geralmente pertencem aos primeiros adotantes do Bitcoin e são mantidos com lucro. Por exemplo, se 16 coinblocks foram criados e 6 foram destruídos, 10 coinblocks permanecem armazenados.

 

 

💡 Cases de aplicação

O primeiro caso foi do MVRV (Market-Value-to-Realized-Value) Aprimorado. Com o Cointime Economics, ele oferece uma versão mais precisa do MVRV, uma das métricas on-chain mais utilizadas atualmente.

A ideia é que, ao introduzir o conceito de Cointime, seja possível obter uma visão mais clara da sobrevalorização ou subvalorização do Bitcoin a longo prazo.

 

 

No segundo caso, temos a medição mais precisa da taxa de inflação do Bitcoin, que ao ajustá-la através do Cointime, este estudo sugere que a inflação foi severamente superestimada nos primeiros anos do Bitcoin, alinhando-se com a poderosa apreciação do preço na época.

 

 

O terceiro e último foi o Cointime Price – Um Novo Modelo de Piso para o Bitcoin, que traz um modelo ponderado pelo tempo e volume para o Bitcoin. Ele ajusta a base de custo do mercado pelo tempo mantido de cada bitcoin envolvido em uma transação. Por exemplo, em 7 de maio de 2023, o preço do Cointime era de $17,568 USD, 12,6% abaixo do preço realizado e 38,2% abaixo do preço de mercado.

 

 

⚠️ O futuro do novo modelo

O Cointime Economics oferece uma perspectiva revolucionária sobre a análise on-chain. Ao considerar o tempo e a atividade econômica, é possível obter insights mais profundos sobre o comportamento dos detentores de Bitcoin e a saúde geral do mercado.

O futuro da observação de dados em rede, com a adoção do Cointime Economics, promete ser mais preciso e informativo. À medida que o mundo das criptomoedas continua a evoluir, ferramentas como essa serão cruciais para investidores, pesquisadores e entusiastas entenderem as complexidades do mercado.

Já comecei a testar nas minhas análises nas últimas semanas e venho trazendo mais novidades para vocês nas próximas cartas.

 

 

⚠️ Gostou?

Espero que tenham gostado de mais uma news. 

Fique atento às próximas edições de “O HODLER” para acompanhar as novidades do mercado e se manter informado sobre as tendências e oportunidades no mundo das criptomoedas.

Se quiser me acompanhar, estou no Twitter e Instagram sempre analisando mercado e tendo alguns insights.

Até a próxima edição!

Beto Fernandes

Beto Fernandes

Nosso especialista e analista de criptomoedas, Beto Fernandes, traz os principais eventos macroeconômicos da semana e sua perspectiva técnica sobre o principal ativo digital do mundo.

 

Disclaimer

Este relatório foi desenvolvido por um parceiro Foxbit e tem como único objetivo fornecer informações sobre a criptoeconomia. O report não leva em consideração os objetivos, a situação financeira, riscos ou as necessidades específicas de cada investidor. As informações contidas aqui não constituem e nem devem ser interpretadas como oferta ou conselho de investimento. Qualquer negociação envolve riscos e, por isso, as decisões devem estar pautadas por estudos próprios e constantes.

Últimos Relatórios

Fique por dentro das últimas notícias do mercado cripto.

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba nossos relatórios semanais, com as principais notícias e insights do mercado financeiro.