O que são as ICO no universo do Bitcoin?

set 19, 2017 | Investimento

Para quem busca investimentos com grande potencial de retorno, existe uma alternativa que é voltada para o mercado de moedas digitais, e que está virando tendência: as ICO. Essa modalidade representa uma excelente oportunidade para você diversificar os seus investimentos e, com o potencial de mercado que tem, deve crescer muito nos próximos anos. Portanto, entender o que são as ICO pode ser um passo estratégico para a sua saúde financeira.
Na nova era da moeda digital, o crowdfunding (financiamento coletivo) tornou-se mais fácil e atraente do que nunca. Por meio da tecnologia blockchain e a boa vontade de muita gente, a ICO surgiu, gerando investimentos inteligentes e impulsionando novos negócios que precisavam de recursos.
Essa nova e forte tendência no mundo das cripto moedas vem gerando grandes oportunidades tanto para quem lança um novo projeto e precisa de apoio financeiro quanto para quem investe neles. Ficou interessado? Então, descubra a partir de agora o que são as ICO, como funcionam, suas vantagens e, claro, como investir nelas. Boa leitura!

O que são as ICO?

ICO é a abreviação para “Initial Coin Offering”, que em português significa algo como “Oferta Inicial de Moeda” — em tradução livre. A ideia em torno de uma ICO é que você cria uma moeda digital, também conhecida como token, e a oferece para venda em uma oferta inicial.
São usadas para vender uma participação em um projeto e arrecadar dinheiro para que ele seja retirado do papel e colocado em prática. Em troca, é oferecido um lucro (retorno potencial sobre o investimento) aos investidores que participarem. Existe o risco, mas qual investimento de grande retorno que não tem?
Uma ICO é, de certa forma, semelhante a uma IPO (Initial Public Offering), que no Brasil é chamada de “Oferta Pública Inicial”. Ambos são feitos para arrecadar fundos, mas, ao contrário de uma IPO que oferece garantias, a ICO oferece um ativo (novo tipo de moeda ou token).
Outra comparação comum que as pessoas fazem é de que a ICO se parece muito com uma crowdfunding. No entanto, em oposição ao crowdfunding, que é basicamente uma espécie de doação, os investidores das ICO ganham uma participação financeira no projeto e esperam obter um retorno sobre o investimento por sua contribuição.
Embora realmente as ICO tenham todas essas semelhanças, elas se diferem pelas características únicas que apresentam e são capazes de trazer inovações para o cenário de investimentos que não eram possíveis antes.
Portanto, podemos dizer que uma ICO é uma mistura entre crowdfunding e IPO que tem como objetivo financiar projetos de negócios denominados como startups, utilizando moedas digitais.
Agora que você já sabe o que são as ICO, veja como elas funcionam.

Como funciona as ICO?

As ofertas iniciais de moedas podem ser consideradas como uma forma alternativa de crowdfunding, já que surgiu fora do sistema financeiro tradicional. Lembrando que este modelo de investimento já ajudou muitos projetos a se tornarem realidade e muitos deles foram bem-sucedidos.
Enquanto que a crowdfunding é uma modalidade que cresce exponencialmente ano a ano, as ICO pegam carona nesse crescimento e geram grandes oportunidades de investimentos. Sem contar que o momento também é bem propício.
O Initial Coin Offerings pode ser considerada uma versão em criptografia do crowdfunding. É um dos métodos mais fáceis e eficientes para as empresas e pessoas físicas financiarem seus projetos e também para os interessados em contribuir em troca de certa rentabilidade.
Uma ICO é um evento, que geralmente se estende por um período de uma semana ou mais, em que todos os interessados podem comprar tokens recém-emitidos em troca de moedas digitais como Bitcoin (BTC) ou Ether (ETH).
Em uma ICO, pode haver um objetivo ou limite específico para o financiamento do projeto, o que significa que cada token teria um preço pré-designado que não deve mudar durante o período inicial de oferta de moedas, o que também significa que o fornecimento de token seria limitado para o projeto.
Outra possibilidade é a geração de tokens com um objetivo de financiamento dinâmico, no qual a distribuição deles seria feita de acordo com os fundos recebidos, o que significa que quanto mais fundos o projeto receber, maior será o preço do token.
No modo de fornecimento dinâmico de tokens, o preço é estático (por exemplo: 1 BTC = 1 token), mas sempre que um Bitcoin é enviado, um novo token é criado. Dessa forma, um limite pode ser definido em termos de metas ou cronograma.

Por que investir nas ICO?

Investir nas ICO pode ser muito rentável, considerando o espaço que tem para crescer. Além disso, trata-se da abertura de uma nova categoria de serviços financeiros na economia descentralizada, que dará aos usuários uma nova forma de diversificarem os seus investimentos.
Ao se aprofundar um pouco mais nas pesquisas verá que, principalmente no exterior, as ICO são vistas como uma das propostas de negócios mais atraentes devido a sua alta probabilidade de multiplicação. Isso, em breve, se refletirá no Brasil e quem iniciar os seus investimentos hoje terá grande potencial de retorno no médio e longo prazo.
Se você tem um perfil de investidor mais conservador, algumas plataformas já oferecem fundos de investimentos em ICO, prometendo baixo índice de volatilidade combinado com um alto potencial de lucratividade.

Como investir em ICO?

O primeiro passo que você deve dar para investir nas ICO é escolher uma plataforma de negociação online. Pesquise os termos e condições de uso, bem como as ferramentas e funcionalidades oferecidas para facilitar as suas operações.
O próximo passo é fazer o cadastro. Preencha o formulário digital. Mas lembre-se, esse momento não deve ser feito as pressas. Tenha calma e atenção para informar todos os dados obrigatórios e não obrigatórios. Quanto mais completo for o formulário, melhor será para você e para a empresa fornecedora da plataforma.
Quando o acesso estiver liberado, seguimos para o próximo passo: a transferência de recursos. Nessa etapa você deve transferir o dinheiro que pretende utilizar para investir de uma ou mais contas bancárias e/ou os Bitcoins de uma ou mais carteiras.
Assim que as transferências forem verificadas, os valores aparecerão disponíveis para negociação na sua conta. Agora é só começar a investir.
Agora, que você já sabe o que são as ICO, não deve esperar tanto para começar a investir. Pois é sabido que as melhores oportunidades estão no início de toda tendência. Não deixe ela esfriar e perder o potencial de lucratividade para entrar.
Gostou da novidade? Assine a nossa Newsletter agora mesmo e descubra muito mais!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.