Afinal, como ganhar mais com menos esforço?

out 5, 2017 | Finanças

Para quem leva uma vida corrida tentando conciliar o trabalho e a vida pessoal, descobrir como ganhar mais gerando um esforço menor pode parecer um paradoxo difícil de resolver. Mas é possível! Com algumas atitudes práticas e básicas, o controle das suas finanças passa a estar todo nas suas mãos e, a partir daí, suas decisões impactam diretamente no aumento da sua renda, mesmo sem se esforçar mais.
Se você quer se livrar da sensação de que está trabalhando muito e ganhando pouco, sem precisar comprometer suas horas de sono ou de lazer trabalhando ainda mais, saiba que existem métodos que podem te ajudar a resolver o problema! Neste post você vai encontrar uma breve explicação sobre o porque a ideia de que “quanto mais você trabalhar, maior será sua recompensa” é humanamente impossível e, finalmente, como ganhar mais com menos esforço. Vamos lá?

Por que o esforço não é proporcional ao rendimento?

Nós estamos submetidos a uma variável bastante interessante, chamada tempo, que acaba ditando algumas regras para a nossa vida. Quando o seu tempo está sendo ocupado com atividades do trabalho e você precisa se esforçar mais para conseguir melhores resultados, ele se torna insuficiente. Assim, você terá que gerar mais esforços no mesmo espaço de tempo, o que provavelmente o levará ao esgotamento e talvez até a doenças.
Por isso, é preciso adotar estratégias que permitam que a sua renda dê conta dos compromissos mensais que você tem. Dessa forma, seu dinheiro não vai render mais ou menos, mas melhor.

Como ganhar mais com menos esforço?

Por incrível que pareça, separamos algumas dicas simples que podem ajudar a esclarecer o que pode estar fazendo o seu dinheiro sumir da carteira antes mesmo que você perceba. Que tal conferir?

Reveja sua relação com os bancos

Esse é um item importante que pode estar tomando boa parte da sua renda mesmo que você nem perceba. Mensalidade, anuidade do cartão, taxas para transferências e outros serviços que, juntos, ao final de um ano podem significar um gasto de até R$1.000,00 apenas com serviços bancários.
​O que você talvez ainda não saiba é que todos esses serviços podem estar disponíveis de forma gratuita. Os grandes bancos costumam oferecer duas opções de contas gratuitas: as contas essenciais e as digitais. Na primeira, são ofertados serviços básicos grátis, tais como saques, cheques e extratos. Já a segunda não conta com mensalidade e ainda disponibiliza transferências ilimitadas sem pagar nada por isso.
A menos que você procure por um serviço personalizado, não faz sentido pagar por um serviço que você pode ter gratuitamente, não é mesmo?

Avalie os custos com cartão de crédito

Outro item que costuma sugar boa parte da renda mensal é o cartão de crédito. Se você paga taxas de anuidade e afins, saiba que no Brasil são gastos, em média, em torno de R$90 em anuidade, geralmente em parcelas que você nem sente. Pode parecer pouco, mas assim como as contas bancárias, existem serviços totalmente gratuitos para cartão de crédito.
Novamente, não vale a pena pagar por algo que você pode ter de graça! Se você ainda não conhece essas opções, visite o Nubank e o Digio.

Orce os seus gastos imprevistos

Manter as suas despesas controladas também é uma forma de fazer com que a sua renda aumente. Transcrever as despesas ajuda a ter clareza sobre onde está indo o dinheiro que você ganha e o que disso tudo é realmente importante ou supérfluo. Além das despesas fixas mensais, ou mesmo aquelas previsíveis, é preciso contar com os convites inesperados e programas não planejados.
É normal que nem tudo saia de acordo com o que foi organizado. Por isso, é importante orçar até mesmo aquelas atividades que você não imagina que vai fazer, como um jantar em família inesperado ou um barzinho com os amigos. Uma dica simples é calcular a média de despesas dessa natureza dos últimos 3 meses e projetá-la para o mês seguinte. Depois disso, é só tentar manter os gastos dentro desse valor.
Agora que você já sabe como ganhar mais com menos esforço, que tal descobrir o que fazer com o seu dinheiro? Confira no post Que investimentos podem garantir a verdadeira liberdade financeira?

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.