20 dicas para poupar até mil reais extras por mês Foxbit Lab

20 dicas para poupar até mil reais extras por mês

Pequenos hábitos que fazem uma grande diferença no final do mês

Mariana Paulon

Você costuma adiar seus planos porque não sobra dinheiro no bolso? Você sabia que simples mudanças de hábito podem lhe render até mil reais a mais no final do mês?

Então olha só, aqui vão 20 dicas simples que farão você virar o jogo e fechar o mês com saldo positivo. Cada novo hábito listado abaixo te fará poupar pelo menos 50 reais extras que, somados, podem representar uma economia mensal de R$1000.

Antes de começar lembre-se: pequenas metas são mais fáceis de atingir. Se você tentar mudar todos os hábitos de uma vez, é capaz que perca o foco. Então a dica é: no primeiro mês você escolhe um ou dois novos hábitos listados baixo, no segundo mês, mais um ou dois novos hábitos, no terceiro a mesma coisa e assim por diante. Ao final, quanto mais metas cumpridas, mais dinheiro no bolso você terá e quem sairá ganhando é você mesmo!

Então, vamos lá:

1) Negocie a anuidade do seu cartão de crédito ou comece a usar cartões sem anuidade

Gastar dinheiro com anuidade de cartão é a maior furada. Dê uma choradinha para o seu gerente do banco e peça para ele reduzir o custo do seu cartão. Se seu gerente topar ótimo! Se não, migre logo para um cartão isento! Há muitas opções no mercado como Nubank, por exemplo. Só paga tarifa quem quer.

2) Transforme a sua conta bancária em uma conta digital isenta de tarifas

Há pelo menos 3 grandes bancos (Banco Inter, Banco Neon e Nu Conta) oferecendo conta digital sem cobrança de tarifas e pacote de serviços. O único pré requisito é efetuar as movimentações financeiras via internet banking. Você só terá que pagar tarifas se precisar usar uma agência bancária. Porém, aposto que você nem lembra quando foi a última vez que precisou ser atendido presencialmente em uma agência, não é mesmo?

3) Pare de tomar sucos ou refrigerantes durante seus almoços e jantares em dias úteis nos restaurantes

Uma lata de refrigerante ou água com gás custa em média de 5 reais. Já um suco pode variar entre 6 e 8 reais. Esses valores quando multiplicados por 22 dias úteis te custam mais do que 50 reais mensais.

Nutricionistas defendem que beber junto das refeições não faz bem para sua saúde. Sendo assim, esse novo hábito além de ser mais saudável é mais barato. Então bora cuidar da saúde e do bolso ao mesmo tempo!

4) Escreva a lista de compras antes de ir ao mercado e respeite-a

Faça uma lista do que é realmente necessário e compre apenas o que consta nela. Pessoas que fazem compras sem respeitar uma lista compra mais itens que o necessário e facilmente extrapolam o valor final da conta em 50 reais ou mais.

5) Leve de casa o lanche da tarde no trabalho e a sobremesa do almoço

O dinheirinho que você gasta nas padarias e mercearias perto do trabalho para comprar uma sobremesa ou o lanchinho da tarde custam em média 40% mais caro do que o valor dos supermercados. Se você tem esse hábito e passar a levar os lanchinhos de casa, fará melhores escolhas nutricionais e sobrará mais dinheiro na conta.

6) Compre jantares em restaurantes e viagens em sites de descontos

Sites de descontos oferecem cupons para economizar de 30% a 80% em restaurantes, lojas e hotéis. Trocar uma saída sem planejamento por uma ou duas saídas com desconto já vai lhe garantir a poupança extra no balanço final.

7) Descole uma carona para dividir os custos de transporte

Seja um cidadão socialmente responsável, combine uma carona com aquele colega do trabalho que mora perto de você e divida os custos do transporte. Se não conhecer ninguém que mora perto, há aplicativos que te ajudam a encontrar alguém. Você ajuda o seu bolso, o meio ambiente e ainda pode aproveitar a oportunidade para ampliar sua rede de contatos.

8) Participe de clubes de vantagens

É possível se cadastrar gratuitamente em clubes de vantagens de cartões, de comunidades, etc. Dessa forma, você acumula pontos para trocar por produtos e viagens. Faça as contas, se você trocar uma passagem aérea por milhas, você já compensou um ano de economia mensal nessa modalidade. Se você não viaja muito, outra opção é vender as suas milhas e poupar o valor recebido.

9) Sempre compare preços na internet

Nunca compre nada antes de comparar os preços na internet! Aquela bicicleta que você achou linda pode custar até 300 reais mais barato em outra loja perto da sua casa. Ou de repente, aquela TV que você amou está com desconto de 10% no concorrente. Nunca compre por impulso! Dr. Kahneman, ganhador do Nobel em Economia Comportamental, defende que 90% das decisões de compra são emocionais. Portanto, se você se permitir parar e racionalizar antes de comprar, vai fazer melhores escolhas ou até mesmo desistir da compra.

10) Venda aquele objeto ou roupa que você não usa mais

A arte do desapego também pode gerar dinheiro extra! Se você vender uma peça de roupa em brechós online ou um objeto que não usa mais em sites de anúncios, seu ganho extra no final do mês é ilimitado. A internet compra e vende de tudo.

11) Coloque um cofrinho no mesmo local que você guarda sua bolsa ou carteira

O cofrinho vai te lembrar que todo dia, ao chegar em casa, que você pode depositar ali o troco que sobrou na carteira. Se você assumir o compromisso de depositar de 1 a 2 reais por dia no cantinho da riqueza, ao final do mês, terá seus 50 reais extras e uma mente programada para a prosperidade.

12) Economize na conta de luz  

Siga esses passos e economize até 50% na sua conta de luz:

– Diminua a potência da sua geladeira (se ela não estiver muito cheia você não precisa deixá-la ligada na potência máxima);
– Seque roupas no varal e não na secadora;
– Apague a luz ao sair dos cômodos;
– Não use água quente nas torneiras durante o verão;
– Tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estiver ausente;
– Coloque apenas uma lâmpada nos lustres e dê preferência a iluminação de abajures.

13) Troque uma ida ao cinema por uma “sessão pipoca” em casa

Cinema hoje em dia custa caro, né? Que tal procurar no google como preparar aquela pipoca gourmet, escolher um filme no Netflix ou no Popcorn e fazer uma sessão em casa? Se for num dia frio ou chuvoso melhor ainda! É barato ser feliz!

14) E se você gosta de socializar, troque uma balada ou um bar por uma reunião em casa com amigos.

Agita o movimento, chama a galera, pede para cada convidado trazer sua bebida e os quitutes, liga um som e “don’t worry, be happy”.  Vocês nem sentirão falta das bebidas superfaturadas dos bares e vão conversar numa boa sem precisar gritar olha que coisa boa!

15) Cancele as assinaturas de jornais e revistas, reduza seu pacote de canais da TV e peça desconto à operadora do celular

Hoje em dia as pessoas não precisam mais pagar para ler notícias, ver filmes e séries. A internet está aí para isso. Basta ter uma boa conexão de internet e você encontra o que quiser! Além disso, operadoras de internet e celular sempre oferecem bons descontos para não perder o cliente fiel.

16) Lave seu carro sozinho

Uma lavagem de carro custa de 30 a 60 reais, dependendo do tamanho do veículo. Geralmente as pessoas lavam seus carros entre uma e duas vezes por mês. Por que não lavar o carro em casa e trocar esse dinheiro por algo mais produtivo? Se você acha chato lavar carro, torne o evento divertido, chame os amigos para ajudar e colocar o papo em dia. Aviso importante: lembre-se de usar água de reuso para essa missão, ok?

17) Troque a mensalidade da academia por exercícios em casa

Procure na internet ou em aplicativos de celular treinos funcionais para fazer em casa. Agora está na moda os treinos de 15 a 20 minutos que te fazem queimar calorias por 24 horas seguidas. Assim você economiza dinheiro e de quebra economiza seu tempo também!

18) Economize com o salão de beleza, faça as unhas, corte ou pinte o cabelo em casa

Apesar de essa dica ser mais voltada às mulheres, existem muitos homens que cortam seus cabelos sozinhos. Fica a dica.

19) Troque roupas e sapatos com amigas(os)

Acordou com aquela vontade de variar o guarda-roupa? Ao invés de comprar uma peça nova, combine um bazar do desapego com seus amigos e troque suas roupas. Todo mundo tem uma peça em bom estado que não usa mais e que vai encaixar certinho no manequim do colega.

20) Faça sua própria pizza

Essa dica é para os aventureiros culinários. Quase todo mundo pede delivery pelo menos 1 vez por mês. Porém, se você comprar os ingredientes no mercado e deixá-los congelados para o dia que bater aquela vontade de chamar uma pizza, você já terá tudo semi pronto e gastará no preparo o mesmo tempo que costuma aguardar a pizza chegar pelo delivery.

Então é isso aí, aqui estão 20 ideias, mas existem muitas outras formas de viver de uma forma mais minimalista e com a mesma qualidade de vida. Lembre que toda intenção precisa se tornar ação para que você possa colher os resultados e pequenas concessões no curto prazo podem representar grandes conquistas lá na frente! Sucesso!

Mariana é professora de Educação Financeira da Foxbit.

Texto originalmente publicado no Cointimes.

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.