4 primeiros passos para começar a investir! Investimento

4 primeiros passos para começar a investir!

Venha saber como investir, mesmo com pouco dinheiro com apenas 4 passos

Ultimamente muitos brasileiros estão começando a se dar conta da importância de investir seu dinheiro e fazer um acúmulo de capital. No início, surgem várias dúvidas e inseguranças, por isso fizemos um guia de 4 primeiros passos para você começar a investir de maneira correta de acordo com seus objetivos. 

DICA 1 –  Defina seus objetivos 
Resultado de imagem para objetivos vector"

Você tem que saber qual o seu objetivo de investimento, é importante conseguir você  responder algumas perguntas cruciais, como:
Para que quer começar a investir?
Quanto consegue investir?
Quanto retorno espera ter?
Quais os meios que quer fazer para conseguir atingir esse objetivo de investimento?
Respondida essas perguntas você terá mais clareza sobre seus planos e objetivos financeiros.

DICA 2 – Conheça os tipos de investimentos 
Resultado de imagem para diversifique seus investimentos"

No mercado financeiro existem dois tipos de investimentos: renda fixa e renda variável. 

Renda fixa: Consiste em títulos públicos ou privados, que é uma espécie de “empréstimo”, onde você empresta seu dinheiro para uma instituição, em troca você recebe uma taxa de rendimento em cima desse investimento. 

Os investimentos mais conhecidos de renda fixa são: 

  • Tesouro Direto;
  • CDB;
  • LCI/LCA;
  • CRI/CRA;
  • LC;
  • Fundos de Investimento.

Renda variável: Consiste em investimentos que não tem rendimento fixo, ou seja, retorno passado não é garantia de rentabilidade futura. É um mercado com variações, que reflete as expectativas dos investidores em relação ao país, de acordo com as notícias veiculadas na mídia, balanços das companhias e política. Por ser um mercado imprevisível é importante que você busque conhecimento sobre ele, para começar da maneira correta, fazendo boas escolhas.

Os investimentos mais conhecidos de renda variável são:

  • Ações;
  • Commodities;
  • Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs);
  • Criptomoedas.
DICA 3 – Conheça seu perfil de investidor 
Resultado de imagem para executivo mexendo no computador"

Isso é fundamental para saber as aplicações adequadas para você começar a investir, assim você saberá a sua tolerância de risco. 

É importante que se faça um teste para saber exatamente seu perfil, os mais conhecidos são:

  • Conservador: Esse prioriza a segurança em suas aplicações. Em sua diversificação de investimentos, ele deve manter a maior parte da sua carteira de investimentos em produtos de baixo risco, como por exemplo: Tesouro Direto, CDB, LCI/LCA e alguns Fundos de Renda Fixa.
  • Arrojado: Esse investidor não tem muitos receios em arriscar parte do seu capital em investimentos de alto risco. Ele pensa que as perdas a curto prazo são momentâneas e necessárias para aproveitar lucros mais altos a longo prazo. Preferem aplicar seus recursos em ações de empresas que oferecem maior probabilidade de retorno para aumentar seu patrimônio.  
DICA 4 – Diversifique seus investimentos 
Resultado de imagem para perfil de investidor"

Como sempre falamos, é importante que você diversifique seus investimentos, na verdade essa dica é essencial para se sair bem nessa área. Mesmo porque, caso alguma ação não se saia tão bem, você terá aplicado em outra, diminuindo assim chances de futuros prejuízos. É aquela velha história de “não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”.

Buscar conhecimento é importante para qualquer tipo de investimento, conhecer sobre o mercado, acompanhar as notícias e entender qual o seu momento de investidor e seu objetivo financeiro. Então, aproveite o nosso conteúdo gratuito e vá atrás de informação para que você possa agregar conhecimento. Temos mais conteúdos em nosso blog e em nossas redes sociais

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA