5 motivos para investir por conta própria

set 19, 2017 | Investimento

Você tem seu planejamento e está conseguindo economizar dinheiro todo o mês, fez suas planilhas, reviu seus gastos e agora tem dinheiro na mão. A grande questão agora é: o que fazer com ele?
Grande parte dos brasileiros colocariam esses valores numa poupança e deixariam lá, rendendo um pouquinho para quando precisarem. A verdade é que você pode fazer as suas economias renderem muito mais se você tomar a iniciativa de investir por conta própria.

Qual a diferença?

Poupar é simplesmente não gastar. É controlar as contas de modo a fazer com que você consiga pagar suas contas e, ainda assim, sobrar dinheiro ao final do mês. Investir é você pegar esse dinheiro que sobra e aplicá-lo no mercado financeiro para que ele renda e, assim, você consiga rendimentos sobre suas economias.
Existem muitas empresas no mercado, chamadas de corretoras, ou, até mesmo, bancos, que oferecem pacotes de investimentos, mas a verdade é que você tem muito mais vantagem se fizer essas ações por si mesmo.

1. Liberdade de investimentos

Sendo seu próprio agente de investimentos você conseguirá ter controle total sobre as suas finanças, determinando por qual meio e quando.
Você poderá escolher se quer um investimento de curto, médio ou longo prazo, se será em um fundo mais conservador ou se abrirá parte do capital para rendas variáveis. Também terá a possibilidade de decidir o quanto das suas economias serão direcionadas para cada tipo de aplicação, de acordo com as metas estipuladas no seu planejamento financeiro.

2. Sem conflitos ou pressão

Ao  investir por conta própria você não precisará depender de um terceiro que, muitas vezes, precisa bater metas e não fará as melhores escolhas para seu dinheiro.
Você terá tempo para conhecer o mercado e as mais diferentes opções de investimento antes de se começar a aplicar seu dinheiro, fazendo tudo ao seu tempo, esclarecendo dúvidas e tomando decisões acertadas.
Sem contar que, assim, você pode investir dentro dos seus limites, sem comprometer seu planejamento e tendo total acesso aos resultados das suas ações.

3. Praticidade para operar

Hoje, praticamente todos os modelos de aplicação oferecem a possibilidade de fazer transações online via smartphone. Isso significa que você pode estar em casa, de férias, até do outro lado do mundo e, mesmo assim, ficar de olho na sua carteira de investimentos.
Sem filas, sem custos extras e sem espera você mesmo transfere o dinheiro, opera compras e vendas, recebe extratos, simula novas aplicações e ainda acompanha notícias do mundo financeiro — tudo isso na palma da sua mão.

4. Investir em novos modelos

Você já deve ter ouvido falar dos Bitcoins e de como eles estão agitando o mundo financeiro. Pois saiba que elas também são boas opções de investimentos que você pode fazer sozinho.
Já existem no Brasil plataformas que oferecem a compra e venda do dinheiro digital com total tranquilidade e praticidade. Além disso, é possível receber informações sobre como a moeda funciona e acompanhar sua cotação.

5. Possibilidade de pensar no futuro

Controlando seus investimentos você poderá, inclusive, começar a gerar capital para a sua aposentadoria, através das aplicações a longo prazo.
Especialistas afirmam que, destinando apenas 5% daquilo que você recebe mensalmente a uma aplicação para ser acessada daqui a 10 ou 20 anos, você conseguirá garantir a tranquilidade nos seus dias de descanso. Sem depender de previdência social.
E aí, se interessou em começar a investir por conta própria e aumentar seus rendimentos, mas ainda tem dúvidas de como fazer? Cadastre-se em nossa newsletter e receba e-mails com notícias do mercado financeiro, novidades ligadas ao Bitcoin e formas de aplicações que farão o seu dinheiro trabalhar para você.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.