5 previsões para a criptomoeda Solana em 2022

abr 11, 2022 | Finanças, Outras categorias

O ano passado foi memorável para a Solana (SOL). Com crescimento de mais de 11.000%, passou de uma altcoin relativamente desconhecida para um dos melhores custo-benefícios de criptomoedas do mercado. Com baixas taxas de transação, tornou-se uma alternativa atraente ao Ethereum (ETH). Hoje, a Solana está listada na maioria das principais exchanges de criptomoedas.

Não se engane: o Ethereum ainda é a melhor criptomoeda de contratos inteligentes. Mas taxas absurdamente altas e o constante congestionamento da rede estão levando os desenvolvedores e investidores a buscar alternativas. Quem se beneficia com isso? Quem já tinha SOL na carteira!

Quais as perspectivas para o futuro próximo?

A questão é: a Solana irá se manter em alta em 2022? O mundo cripto está repleto de histórias de moedas que tiveram ascensões meteóricas por um curto período de tempo e quedas bruscas nos meses seguintes. Isso acontece, em parte, por se tratar de um mercado especulativo que, muitas vezes, coloca os preços em patamares fora da realidade.

Por isso, vamos com cautela! Não podemos dar certezas, mas eis algumas perspectivas para a criptomoeda Solana neste ano:

1. A Solana se tornará menos centralizada

Um aspecto importante do Bitcoin (BTC) é o fato de não depender de um órgão centralizado, como o governo ou um banco. Dito isso, o fato da Solana Foundation controlar uma porcentagem muito alta de SOL em circulação no mercado de criptomoedas torna sua utilização pouco democrática e muito dependente das ações da Solana.

Outro problema é que a Solana ainda tem um baixo número de validadores de blockchain (pessoas responsáveis por verificar as transações efetuadas). Enquanto o Ethereum conta com mais de 275 mil validadores, a Solana ainda tem pouco mais de 1.300.

Todavia, com o crescimento da rede em 2021, esse número tende a crescer nos próximos meses, o que torna a Solana uma crypto para ficar de olho.

2. O aumento das regulamentações terá impacto direto na criptomoeda Solana

O aumento da regulamentação terá um impacto em todo o setor de criptomoedas este ano. A longo prazo, uma regulamentação razoável provavelmente aumentará a confiança dos investidores. Mas não sabemos qual será a forma da regulamentação – e mesmo uma regulamentação razoável terá um impacto de curto prazo nos preços.

Mesmo sob as regulamentações atualmente existentes, Solana pode enfrentar problemas. Sua natureza mais centralizada significa que a SEC é mais propensa a categorizá-lo como um título. 

Esta, por sinal, é uma das razões pelas quais a SEC está processando a Ripple (XRP). Os títulos precisam ser registrados na SEC e seguir certas diretrizes, mas se não houver uma parte central conduzindo uma empresa (como o Bitcoin), isso não deverá contar como um título. O presidente da SEC, Gary Gensler, alertou que muitas criptomoedas existentes estão operando com títulos não registrados – algo que ele planeja agir a respeito.

Tomando a situação como exemplo, os desenvolvedores da Solana têm tomado um cuidado especial com as regulamentações na origem.

3. A criptomoeda Solana enfrentará uma concorrência cada vez maior

A Solana pode ter roubado parte dos holofotes em 2021, mas há muitas criptomoedas de contratos inteligentes interessantes esperando nos bastidores. Há também uma série de blockchains subjacentes, como  Avalanche (AVAX) e Cardano (ADA). Você também precisa levar em consideração as soluções de segunda camada que ficam no topo das redes existentes, como Polygon (MATIC) e Loopring (LRC).

Não é um cenário em que exista apenas um vencedor. Mas é provável que vejamos quatro ou cinco rivais principais emergirem. Se a Solana mantiver a alta de 2021, tem boas chances de fazer parte desse grupo. Mas, como falamos anteriormente, um ano é muito tempo para o mundo das criptomoedas.

4. A Solana é um bom ambiente para novos projetos

Hoje, a Solana conta com mais de mil projetos na sua rede. Esse número certamente aumentará no próximo ano, à medida que mais desenvolvedores migrarem para esta rede de fácil utilização 

Para os investidores, também é interessante observar os projetos individuais que estão sendo desenvolvidos na Solana. De aplicativos financeiros descentralizados a tokens não fungíveis (NFTs) e Web 3.0, existem algumas novas criptomoedas interessantes tomando forma dentro da plataforma.

O valor da criptomoeda Solana voltará a subir

A criptomoeda Solana foi de US$3 no início do ano para US$259 em novembro. Desde então, acompanhando a queda do mercado cripto, entrou em declínio. 

Mais especificamente no último dia 23 de janeiro, a blockchain sofreu um bug que paralisou a rede e a criptomoeda Solana caiu 17% em 24h, o que deixou tanto investidores quanto desenvolvedores um tanto quanto incomodados. Todavia, tudo já foi estabilizado em termos de funcionalidades.

Hoje, a Solana pode ser adquirida por 67% de sua máxima histórica, notabilizando um bom momento para compra, considerando que potencialmente voltará a subir – devido a todos os motivos acima listados.

Gostaria de saber mais e/ou investir na Solada? 

Acesse nossa Central de Ajuda ou fale com a gente.

Acreditamos que criptoativos são para todo mundo, e estamos aqui para simplificar.

Investir em criptomoedas, tokens e DeFi na Foxbit é seguro e fácil: crie sua conta!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.