Planejamento financeiro 2020: 6 passos para evoluir suas finanças Finanças

Planejamento financeiro 2020: 6 passos para evoluir suas finanças

Comece o ano de 2020 com seu planejamento financeiro intacto, venha descobrir como!

Muitas pessoas não sabem como começar ou como manter sua saúde financeira, isso requer organização, dedicação e empenho para não comprometer suas economias. 

Em nossas postagens já te ensinamos a como montar uma reserva de emergência e disponibilizamos uma planilha gratuita para controle de gastos.

Por isso, leia esse artigo e você vai conhecer 6 passos para evoluir suas finanças. 

Boa leitura!

Passo 1 – Registrar seus gastos

Para começar bem, a primeira coisa que você deve fazer é registrar seus gastos. Pode ser até escrito em papel mesmo, ou também em aplicativos específicos, hoje em dia já existem muitos. 

Registre as informações de maneira que você consiga entender depois, pois é o seu controle, você tem que fazer de uma maneira funcional.

Não despreze pequenos gastos, pois esses também são importantes, posteriormente pequenos gastos se tornam grandes dívidas, por exemplo, se você paga por R$7 a cada viagem do uber no final do mês, poderá facilmente chegar a 700 reais.  

É importante separar as despesas fixas (as que todos os meses você é obrigado a pagar, como aluguel, condomínio, gás, água, luz), e variáveis como (conserto de algo que quebrou, algum remédio que precisou, entre outros.), coisas que não estavam no planejamento financeiro.

Com essa organização de pequenas coisas, mais para frente você perceberá uma grande mudança.

Passo 2 – Eliminar suas dívidas

É importante nesse processo de organização de vida financeira ver um método que caiba no seu bolso.

Dívidas dão dor de cabeça em qualquer um. Claro, existem dívidas, como falamos acima, que são despesas fixas e outras variáveis, mas o ideal é que seja feito um planejamento para que haja praticamente, na medida do possível, apenas despesas fixas. 

Com as suas dívidas quitadas, você terá mais dinheiro e automaticamente tranquilidade para pensar nos próximos passos na sua vida financeira.

Passo 3 – Criar objetivos para orçamentos

Fazendo direitinho o que falamos nos primeiros passos, você vai conseguir visualizar de maneira mais clara de onde e para onde o seu dinheiro está indo. 

Aí é que percebemos a importância da planilha de controle de gastos, que já disponibilizamos para você, é só baixar e preencher.

É importante ter disciplina para preencher, pois além de descobrir quanto está gastando, você perceberá o que está fazendo de errado e no que dá para melhorar. Por exemplo, gastos fúteis, ou que podem ser trocados por algo mais em conta, ou com algum tipo de promoção ou cupom, fazendo assim uma mudança de hábito. Seu bolso irá lhe agradecer por isso! 

Preenchendo corretamente todos os meses e detalhes dos seus gastos, você poderá fazer uma comparação de um mês para o outro e comparar sua evolução, verá que ficará satisfeito e até orgulhoso de você mesmo!

Passo 4 – Venda o que você não precisa mais

Isso também pode ser usado como uma renda extra e ajuda a praticar a economia sustentável. Você já estará fazendo uma faxina financeira na sua vida, aproveite e faça uma faxina no seu guarda roupa também e pegue coisas que você não utiliza mais e venda. Nos dias de hoje tem muitas formas de vender, através da internet, sites, aplicativos especializados de desapegos, brechós e etc.. 

Assim sobrará mais espaço na sua casa também, para novas ideias e uma vida nova.

Passo 5 – Reserva de emergência

Ainda não tem sua reserva de emergência? Fique tranquilo! Fizemos um post específico sobre esse tema para você poder criar de maneira correta.

Como sabemos, qualquer pessoa está sujeita a imprevistos, seja com algum problema de saúde, familiar ou dano material, e nós nunca sabemos a hora que algo assim irá acontecer. Por isso, é importante prevenir seu capital e começar sua reserva de emergência, coloque como meta no seu planejamento um valor mensal para criar a sua!

Passo 6 – Invista em conhecimento

É crucial você aprender sobre finanças pessoais e investimentos, investindo em conhecimento você pode ter mais noção sobre a sua vida financeira, e isso só pode ser feito por você!

Leia, busque conhecimento, assista palestras. Na internet existem muitos conteúdos ricos e gratuitos. Conforme você for adquirindo conhecimento, você começar a encarar de maneira diferente e não vai mais cometer erros de leigos. E, convenhamos, conhecimento é sempre bem vindo. Por exemplo, para você dar um upgrade na sua vida financeira, você precisa fazer isso da maneira correta e você conseguirá isso através de conhecimento. 

Esse passo a passo que fizemos para você já será de grande ajuda. Temos mais posts educativos em nosso blog e em nosso canal do youtube e redes sociais

Dessa forma, você vai saber como lidar com o seu dinheiro, aprendendo como investir as suas economias de forma rentável e segura e até se tornar um ótimo investidor. 

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA