Afinal, o que é um smart contract? Bitcoin

Afinal, o que é um smart contract?

Guto Schiavon

Os smart contracts são elementos fundamentais para as transações financeiras no universo dos Bitcoins. Mas para compreender melhor essa ferramenta, é preciso conhecer alguns conceitos relacionados ao Blockchain — tecnologia que sustenta todo esse sistema digital de pagamentos monetários.

Você tem dúvidas quanto à funcionalidade e à segurança das operações realizadas com Bitcoins? Quer  mais informações? Então confira este artigo e entenda o que é smart contract!

Descubra o mundo Bitcoin

O Bitcoin é a primeira moeda digital — ou criptomoeda — consolidada no mercado mundial como uma unidade monetária livre e descentralizada. Seu propósito é transferir dinheiro entre indivíduos de qualquer lugar do planeta sem a intervenção de bancos ou agentes intermediários.

Imune à mediação de instituições financeiras ou governamentais, a moeda digital não pode ser tributada ou inflacionada. Portanto, as transações em Bitcoins reproduzem as operações em cédulas sem exigir o pagamento de taxas e encargos.

O sistema segue a mesma lógica de compartilhamento de arquivos do torrent, formato de transferência entre usuários via P2P (peer-to-peer ou par a par), e toda essa tecnologia sustenta-se em um banco de dados denominado Blockchain.

Conheça o sistema Blockchain

O Blockchain — ou cadeia de blocos — surgiu junto à tecnologia Bitcoin. Trata-se de uma base de dados em constante atualização que contém o registro de todas as transações realizadas com a moeda digital. Em termos contábeis, corresponde a um livro-razão.

As informações do Blockchain são públicas e compreendem registros de compra, venda, mineração, doação e quaisquer outras operações realizadas com Bitcoins. Todas essas transações, preservadas em milhões de computadores pessoais e em data warehouses (depósitos de dados), são criptografadas e podem ser checadas por seus integrantes.

Esse modelo de funcionamento baseado na transparência confere segurança aos dados, cujo registro é irreversível. Uma das tecnologias executadas no âmbito do Blockchain com o intuito de proteger as transações é o smart contract.

Entenda a tecnologia smart contract

Um smart contract — também conhecido como contrato inteligente ou contrato digital — é um código de computador autoexecutável desenvolvido para facilitar, efetivar e proteger as operações financeiras no Blockchain.

Contratos inteligentes formalizam negociações entre duas ou mais partes, sem precisar de agentes mediadores. O conceito de smart contract remete à década de 1990 e foi concebido para designar programas de computador aptos a definir normas e penalidades de uma forma tão segura quanto os contratos tradicionais.

Diferencie contratos digitais e físicos

Pode-se dizer que os contratos digitais são ainda mais seguros do que os físicos. Os documentos tradicionais contêm uma linguagem jurídica passível de múltiplas interpretações. Além disso, sua validação depende de terceiros e está sujeita a um sistema judicial público que, muitas vezes, pode ser caro, demorado e ineficiente.

Já os smart contracts são totalmente digitais e escritos em uma linguagem de programação inalterável. Além de estabelecer obrigações e consequências da mesma forma que o documento físico habitual, o código pode ser automaticamente executado. Portanto, é capaz de obter e processar informações referentes à negociação, já tomando as providências conforme as regras do contrato.

A tecnologia Bitcoin populariza-se no mundo inteiro, e saber o que é smart contract tornou-se uma atitude fundamental para compreender como é possível formalizar transações e evitar conflitos no sistema Blockchain. Você pretende investir no mundo dos Bitcoins? Então vá tranquilo!

Gostou dessas informações sobre smart contracts e o universo Bitcoin? Então compartilhe este artigo nas redes sociais!