Análise técnica: o que é e como aplicar nas criptomoedas

fev 7, 2024 | Outras categorias

A análise técnica é um dos principais recursos dos investidores para identificar tendências e descobrir qual o melhor momento de compra ou vender uma ação. Em um ambiente ainda mais volátil, como o mercado de ativos digitais, a análise técnica de criptomoedas pode fornecer uma boa vantagem na hora de aproveitar os picos de preços e ainda impedir negociações desesperadas.

Banner com diversos indicadores para análise técnica

O que é análise técnica?

De forma generalizada, a análise técnica é uma metodologia que avalia o desempenho e tendência de diversos ativos financeiros, por meio do estudo de gráficos de preço e volume de negociação, em diferentes períodos de tempo

Seja em uma perspectiva de poucos minutos ou até mesmo um ano inteiro, a análise técnica de criptomoedas (e também de ações) permite encontrar padrões de comportamento dos investidores dentro de cada ativo, a partir de formações e desenhos obtidos a partir do conjunto de diversas linhas ou velas de preços.

Principais metodologias de análise técnica de criptomoedas com Isac Honorato!

Análise fundamental X Análise técnica

Enquanto a análise técnica de criptomoedas está pautada pelo estudo dos gráficos de preços, a análise fundamentalista se baseia em outros conceitos que extrapolam o “simples” desempenho de um ativo ao longo de sua história.

Assim, você vai ver que a análise fundamental avalia o comportamento da macroeconômia – como política de juros e desenvolvimento econômico dos países –, a saúde do setor em que a empresa atua e até os balanços financeiros institucionais.

Embora seja “clichê”, a vida é um grande equilíbrio. E isso não é diferente para os investimentos.

Uma análise fundamental pode ser assertiva, mas deixar escapar coisas importantes que o gráfico está mostrando. O contrário também é verdade. Olhar apenas para o que os investidores estão fazendo, pode deixar você “cego” para o que o mundo está dizendo lá fora.

Na realidade, a junção dos dois tipos de análises (fundamental e técnica de criptomoedas) vão permitir uma visualização muito mais ampla e completa dos ativos que estiver investindo, garantindo que seu risco seja o menor possível.

A análise técnica de criptomoedas

Embora seja utilizada para todos os tipos de mercados, a análise técnica de criptomoedas é muito importante neste setor. Até porque, você, eu e todo mundo sabemos o quão volátil este ambiente pode ser – tanto para cima quanto para baixo.

Por isso, focar apenas na análise fundamental pode te fazer realizar uma compra tarde demais ou uma venda fora de hora, justamente por conta de aspectos muito especulativos que podem abranger as moedas digitais.

Outro ponto que joga a favor da análise técnica de criptomoedas é sua constância.

Os fundamentos, por exemplo, não estão disponíveis o tempo todo. Afinal, jornais, sites e outras fontes de informação nem sempre trabalham 24/7. Já os gráficos seguem funcionando faça chuva, faça Sol, dias de semanas e feriados.

Considerando, então, que o setor trabalha incansavelmente e sem interrupções, é mais do que fundamental fazer uma análise técnica de criptomoedas– com o perdão do trocadilho.

Como fazer uma análise técnica de criptomoedas?

Na teoria é tudo muito bonito, mas na prática, por onde começar a análise técnica de criptomoedas? Calma, que aqui vão alguns passos para te introduzir na análise técnica.

  • Plataforma: Logo de cara, você vai ter que ir atrás de uma plataforma CONFIÁVEL que apresente os gráficos dos ativos. Há muitos sites e programas que não conseguem acompanhar da melhor maneira o desempenho do mercado ou estão extremamente desatualizados. Por isso, as exchanges, inclusive a Foxbit, oferecem este tipo de gráfico em tempo real. Mas você pode ir atrás de outras opções, como o TradingView, GoCharting e muitas outras.
  • Estudos dos padrões: No mundo da análise técnica, há diversos indicadores e padrões. Estudá-los é importante, pois vai te ajudar a identificar dojis, martelos, flâmulas e bandeiras, ondas de Elliot, ombro-cabeça-ombro e muitos outros desenhos que vão te guiar pelo mercado financeiro e de criptomoedas. O livro “Comprar ou Vender: Como investir na Bolsa utilizando Análise Gráfica”, do Eduardo Matsura, pode ser uma boa porta de entrada.
  • Preço e volume: Estude também o comportamento dos candles de preços e os volumes de negociação. Juntos, eles podem mostrar para você se o mercado de alta está cansado e a tendência será revertida ou se os vendedores foram embora e agora é hora de acumular e entrar no jogo
  • Indicadores técnicos: Além dos padrões e desenhos, as plataformas contam com indicadores técnicos muito legais, como MACD, RSI, Volume Profile, Banda de Bollinger e tantos outros. Eles são escalas padronizadas que se adequam automaticamente ao ativo, bastando apenas sua análise

Para não deixar você na mão e por ser um dos mais fáceis de serem aplicados, separamos abaixo três indicadores que vão ajudar bastante na sua análise técnica de criptomoedas!

3 indicadores de análise técnica de criptomoedas

Apesar de ser muito antigo, toda a inteligência computacional que temos hoje permite que a gente tenha acesso a indicadores de mercado personalizáveis e automáticos que vão se ajustar perfeitamente a qualquer criptomoeda ou ativo que você esteja analisando. Os mais populares são para análise técnica de criptomoedas são:

Índice de Força Relativa (RSI)

O RSI, em inglês, é um indicador de momento, que vai guiar sua visão para um mercado que está em condições de maior sobrecompra ou sobrevenda. Os territórios mais intensos se dividem na casa dos 30 e 70 pontos, respectivamente. Em outras palavras, ele vai mostrar para você se aquele ativo está com mais ou menos compradores, tendo seu extremos como sinais de que o fundo ou topo podem já ter sido alcançados.

Gráfico do Bitcoin com aplicação do RSI

Fonte: GoCharting

A imagem mostra o gráfico mensal do Bitcoin. Na parte inferior, está o RSI. A banda bege mostra o limite entre a sobrecompra e sobrevenda, enquanto a linha vermelha representa o desempenho do ativo dentro deste indicador.

Bandas de Bollinger

Talvez você se assuste pelo seu tamanho, mas as bandas de Bollinger são um ótimo indicador de volatilidade. Composto por três linhas, ele sugere para até onde o Bitcoin, neste caso, pode avançar ou retrair seu preço, conforme a média dos últimos períodos.

Gráfico do Bitcoin com aplicação da Banda de Bollinger

Fonte: GoCharting

É um indicador preditivo bem legal de se analisar. Afinal, ele pode permitir que você aproveite ao máximo uma tendência de alta ou compre o ativo a níveis bem próximos do fundo da correção.

MACD

MACD é a sigla para Moving Average Convergence Divergence. Este indicador utiliza duas médias móveis e um histograma – barras. Elas vão determinar a direção, força, momento e duração de uma tendência alta ou baixa de um ativo.

Gráfico do Bitcoin com aplicação do MACD

Assim, quando a linha de menor período (azul) cruza para cima a de maior prazo (amarela), é um sinal de que os compradores estão com mais força neste momento de mercado. Já o contrário indica que é a vez dos vendedores dominarem as ações.

Indicadores na Foxbit

Na Foxbit e Foxbit Pro, você tem acesso a um gráfico em tempo real de todas as criptomoedas negociadas nas duas plataformas. Todas elas oferecem diversos períodos de análise técnica e os principais e mais famosos indicadores. Tudo isso para que você possa estudar e encontrar o melhor momento e preço para compra ou venda.

Acesse ou abra uma conta na Foxbit para conferir os gráficos das criptomoedas e fazer suas análises para investir!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.