Notícias

Bancos e o Bitcoin: 6 Bancos que exploram a blockchain

Guto Schiavon

A tecnología por trás do Bitcoin foi qualificada por alguns como o invento do século. O algoritimo da tecnologia Blockchain trouxe a internet o que ninguém tinha conseguido:

Realizar transações únicas e impossivel de ser forjadas.

Apesar das inumeras aplicações que estão surgindo sobre a Blockchain, ninguem tem dúvida que a aplicação “financeira”, inaugurada pela criptomoeda bitcoin é a de maior impacto atualmente.  Isso despertou o interesse das principais entidades financeiras que identificaram e começaram a realizar experimentos como forma de adaptar a lógica da Blockchain a seus sistemas bancários.

Abaixo separamos 6 grandes bancos de impacto glogal que estão considerando seriamente a tecnologia Blockchain:

Citibank

Citi-logo-880x660
Em uma matéria publicada no International Business Times, intitulada “Codename Citicoin: Banking giant built three internal blockchains to test Bitcoin technology” relata que o gigante do setor financeiro já criou algumas blockchains para começar a testar a tecnologia Bitcoin. Informa que o Citigroup esta usando o seu tamanho e escala para iniciar pagamentos com pessoas que não possuem contas bancárias no Kenya e desenvolvendo a suas próprias Blockchains.  É uma prova real do interesse entre bancos e o bitcoin, Ken Moore, chefe do laboratórios de Inovação Citi “Citi Innovation Labs” falou ao  IBTimes UK durante uma entrevista sobre a tecnologia que o banco tem observado a forma de um banco de dados distribuido há “alguns anos” onde formou uma equipe de especialistas no assunto.

Santander

Santander
O Banco Santander é o décimo maior banco do mundo e encontrou mais  de 25 possiveís usos da Blockchain que poderíam ser aplicados aos sistemas bancários tradicionais. O Santander também foi co-autor de um relatório que concluiu que a Blockchain podería eliminar até 20 bilhões de doláres de custos bancários.
Uma amostra do relátorio um gráfico explicando a blockchain como um livro de transações descentralizado:
Santander Relatorio blockchain

BBVA

logo-bbva

Nanco Bilbao Vizcaya Argentaia, SA, (BBVA), é o um brupo bancário multinacional de origem espanhola (basca) com mais de 21 bilhões de euros de faturamento anual. O Banco participou em um dos maiores investimentos da industria do Bitcoin. Contribuiu em 75 milhões de dólares em uma rodada de investimentos para a Coinbase. Uma das principais razões para o investimento do banco foi como uma forma de tornar a tecnologia Blockchain mais familiar a estrutura da corporação.

Goldman Sachs

Goldman-Sachs-Logo
Eles podem ser definidos como o grupo mais apaixonado pela tecnología Blockchain no setor Bancarío. Uma vez que o Banco investiu 50 milhões de dølares em uma rodada de financiamento para Circle Inc., o banco também demonstrou muito interesse na busca de aplicações para a tecnología Blockchain que poderiam transformar o comercio, e o seu uso no mercado de valores.

Barclays

Barclays, uma companhia británica multinacional de serviços bancários e financeiros, lançou uma aceleradora de startups chamada Barclays Accelerator e é dedicado a tecnologias financeiras e startup relacionadas a tecnología Blockchain. Ao incupar iniciativas como Safello, Atlas Cards e Blocktraces, o banco estudará os casos de uso da tecnologia Blockchain que poderíam transformar os sistemas bancários tradicionais.

Westpac e o Commonwealth Bank of Australia

Westpac e o Commonwealth Bank of Australia, dois dos maiores bancos da Austrália, também se associaram à Ripple Labs para incorporar a tecnología Blockchain em seus sistemas. Enquanto Westpac foi integrado ao protocolo Ripple para rastrear as transações e operações, o Commonwealth Bank of Australia está tentando implementar o protocolo para liquidar pagamentos internacionais rapidamente.

Você conhece outro banco que está realizando experiências com a Blockchain?
Ou algum outro caso de amor entre bancos e o bitcoin?
Comente abaixo!

Fontes: bitcoinmagazine.com, criptonotícias.com, itbtimes.co.uk. financialtimes,