O Bitcoin é seguro? Antes de responder esta pergunta, é importante esclarecer algumas informações. Primeiro, o Bitcoin não é como uma aplicação comum, é uma moeda. Por isso, há formas específicas para se investir: por meio de mineração, onde se usa um software para emitir novas espécies, ou por troca pela criptomoeda.
A segunda coisa é que a segurança do Bitcoin está atrelada à sua criptografia — sistema de códigos extremamente complicado e bem difícil de ser decifrado. Sua proteção também é garantida por causa de sua independência. A longo prazo, ele não é afetado por problemas de instabilidade comuns em mercados monetários, já que não há interferência política direta.
Outro ponto é que ele possui uma emissão previsível, isto é, existe um protocolo que permite apenas a existência de aproximadamente 21 milhões de bitcoins, garantindo uma proteção deflacionária para a moeda.
As transações do bitcoin são irreversíveis, ela só pode ser devolvida pela pessoa que recebeu a transação. Por isso é importante sempre procurar pela reputação de quem você faz negócios, essa irreversibilidade também é um dos pontos fortes da moeda, já que isso evita censuras ou problemas de estornos fraudulentos. Por conta disso, o Bitcoin é um meio de pagamentos extremamente seguro para comerciantes.
Podemos dizer que matematicamente, o bitcoin é a moeda mais segura que existe.
Hackers e bitcoin
Com o Bitcoin você é o seu próprio banco, isso significa que finalmente o dinheiro é seu, de verdade. Mas também que você deve tomar algumas medidas para protegê-lo.
Usar um bom antivírus, evitar programas piratas, tomar cuidado com emails e sites falsos são algumas das medidas essenciais para proteger seu patrimônio.
Outro grande ponto é que o seu bitcoin deve sempre ficar com você. Por isso é importante escolher um bom software que faça essa gestão, assim como sua conta bancária, mas a diferença é que agora você é o banco.
Há várias carteiras de bitcoin, podemos dividi-las em algumas categorias: as wallets de bitcoin online, carteiras de hardware offline e carteiras hotwallets. Você pode saber mais sobre as carteiras de bitcoin mais seguras no artigo “As melhores carteiras de Bitcoin“.
O fascinante do Bitcoin é a chance que ele te dá de gerir o seu patrimônio de forma completamente independente. Portanto, não é recomendado deixá-lo em mãos de terceiros, como corretoras, empresas que fazem trade ou que prometem investir em bitcoin por você, por exemplo.
Para fazer a custódia do seu Bitcoin, é necessária uma carteira. Através de uma carteira você pode receber e realizar pagamentos em criptomoedas. Além disso, ela garante que o Bitcoin está integralmente sob a sua posse.
Seguindo essas dicas você já está protegido da maioria dos ataques, o importante é sempre se manter informado e ficar alerta as novas ameaças.
Legal? Quer entender como e quais carteiras escolher? Veja nosso próximo post clicando aqui. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais, estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.