Bitcoin é seguro? Entenda mais Bitcoin

Bitcoin é seguro? Entenda mais

Foxbit

O Bitcoin é seguro? Antes de responder esta pergunta, é importante esclarecer algumas informações. Primeiro, o Bitcoin não é como uma aplicação comum, é uma moeda. Por isso, há formas específicas para se investir: por meio de mineração, onde se usa um software para emitir novas espécies, ou por troca pela criptomoeda.

A segunda coisa é que a segurança do Bitcoin está atrelada à sua criptografia — sistema de códigos extremamente complicado e bem difícil de ser decifrado. Sua proteção também é garantida por causa de sua independência. A longo prazo, ele não é afetado por problemas de instabilidade comuns em mercados monetários, já que não há interferência de fora.

Outro ponto é que ele possui uma emissão previsível, isto é, existe um protocolo que permite apenas a existência de aproximadamente 21 milhões de bitcoins, garantindo uma proteção deflacionária para a moeda.

As transações do bitcoin são irreversíveis, ela só pode ser devolvida pela pessoa que recebeu a transação. Por isso é importante sempre procurar pela reputação de quem você faz negócios, essa irreversibilidade também é um dos pontos fortes da moeda, já que isso evita censuras ou problemas de estornos fraudulentos. Por conta disso, o Bitcoin é um meio de pagamentos extremamente seguro para comerciantes.

Podemos dizer que matematicamente, o bitcoin é a moeda mais segura que existe.

Hackers e bitcoin

Com o Bitcoin você é o seu próprio banco, isso significa que finalmente o dinheiro é seu, de verdade. Mas também que você deve tomar algumas medidas para protegê-lo.

Usar um bom antivírus, evitar programas piratas, tomar cuidado com emails e sites falsos são algumas das medidas essenciais para proteger seu patrimônio.

Outro grande ponto é que o seu bitcoin deve sempre ficar com você. Por isso é importante escolher um bom software que faça essa gestão, assim como sua conta bancária, mas a diferença é que agora você é o banco.

O fascinante do Bitcoin é a chance que ele te dá de gerir o seu patrimônio de forma completamente independente. Portanto, não é recomendado deixá-lo em mãos de terceiros, como corretoras, por exemplo.

Para fazer a custódia do seu Bitcoin, é necessária uma carteira. Através de uma carteira você pode receber e realizar pagamentos em criptomoedas. Além disso, ela garante que o Bitcoin está integralmente sob a sua posse.

Legal? Quer entender como e quais carteiras escolher? Veja nosso próximo post clicando aqui.