Ouro x Bitcoin Bitcoin

Ouro x Bitcoin

Entenda as diferenças e semelhanças entre o ouro x bitcoin.

As pessoas estão cada vez mais comparando o ouro x bitcoin pensando muito em reserva de valor, porém, não sabem ao certo quais as diferenças entre os dois ativos. Para facilitar sua vida, fizemos uma comparação entre eles com parâmetros geralmente utilizados por investidores. Então, se você está em dúvida entre eles, leia com atenção para pensar com mais clareza e tomar uma boa decisão. 

Antes de mais nada.. 

O que é reserva de valor? 

É algo que as pessoas usam para “transferir” poder aquisitivo do presente para o futuro. É importante que esse ativo não perca seu poder de compra, tem que manter o valor ao longo do tempo. Pois em momentos de crise é para a reserva de valor que as pessoas “correm”. Geralmente são ativos com escassez que servem para esse tipo de reserva, como o ouro, por exemplo, e agora as pessoas estão considerando o bitcoin também, devido ser um criptoativo que segue essas características. 

Vamos para as diferenças e semelhanças entre os ativos: 

Liquidez

Ouro

No mercado americano, os investidores podem aplicar em ouro por meio do mercado futuro. Entretanto, no Brasil esse investimento continua atrelado à disponibilidade do ouro em seu estado físico, o que prejudica a liquidez.

Para a maioria das pessoas, continua inviável armazenar grandes quantidades de ouro em estado físico ou até mesmo fazer a troca do metal com facilidade no dia a dia.

Bitcoin

No momento, a liquidez do bitcoin em relação ao ouro ainda não é tão vantajosa, simplesmente por ainda não ser utilizado de forma tão ampla ao redor do mundo. Porém isso está mudando de forma rápida. Cada vez mais estabelecimentos aceitam pagamentos com a criptomoeda. Este site mostra os estabelecimentos ao redor do mundo que aceitam pagamento em bitcoin. 

Além disso, se pararmos para analisar, a grande maioria das transações monetárias no planeta já são feitas de maneira totalmente eletrônica, sem utilizar trocas de metais ou papel-moeda. Com isso, a tendência é que o uso de bitcoin cresça ainda mais devido à sua natureza, à sua praticidade e ao baixo custo por transação.

Estabilidade da cotação

Ouro

Ao longo da história, o ouro tem se mostrado um ativo relativamente estável, especialmente quando comparado às criptomoedas. Por esse motivo, muitos investidores recorrem ao ouro em momentos de incerteza econômica. Por exemplo, logo após a eleição de Donald Trump nos EUA, a procura por ouro subiu bastante.

Bitcoin

O preço do bitcoin ainda tem uma alta volatilidade, porém já mostramos em outros textos nossos que há uma vantagem nisso. Por exemplo, para os investidores, essa alta volatilidade pode ser muito boa para venda e compra do ativo, dependendo dos objetivos de investimento. Por exemplo, para especuladores que pretendem comprar na baixa e vender na alta, é um ponto atrativo.

Como investir em bitcoin e ouro

Ouro

É possível investir em ouro por meio de instituições financeiras credenciadas. Você pode adquirir o metal na BM&FBovespa, desde que se cadastre em uma corretora de valores que opere na Bolsa. 

Você também pode comprar ouro físico (em barra) em empresas autorizadas como a Parmetal e bancos como o Banco do Brasil. 

Bitcoin

Caso você tenha interesse em adquirir bitcoin, pode conseguir facilmente em nossa plataforma Foxbit. A Foxbit é uma das maiores corretora de bitcoins do Brasil e realiza a intermediação de compra e venda de bitcoins desde dezembro de 2014, fornecendo a segurança de que a transação seja realizada com sucesso e as duas partes recebam o acordado.

Sempre falamos da importância da diversificação de ativos em sua carteira de investimentos. Então não necessariamente você precisa escolher um ou outro, para uma maior diversificação você pode escolher os dois, como forma de um complementar o outro.

E então, já tomou sua decisão? Muita gente acredita que o ouro continuará sendo um investimento confiável durante muito tempo. Por outro lado, com a popularização do bitcoin, cada vez mais pessoas estão acreditando nesse ativo. Seja qual for sua escolha, não deixe de continuar se informando sobre o assunto.

Se você gostou deste conteúdo, acompanhe nosso blog, lá você encontra conteúdos como esse, de fácil entendimento e em tom educativo e nos siga em nossas redes sociais.

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA