Bitfinex: como receber juros em dólares com bitcoins

jul 20, 2015 | Tutoriais

Se você já aprendeu como transformar seus reais em dólares utilizando bitcoin com esse tutorial, agora é a hora de aprender a receber juros utilizando essa plataforma.

Porque além de poupar em dólares, você pode colocar esses dólares para render.
Como?

Investindo na chamada Renda Fixa em Dólares na plataforma Bitfinexe isso é o que vamos explicar nesse novo #TutorialFoxbit.

Atenção: A Foxbit não tem nenhuma relação comercial com a Bitfinex. Foi escolhida a Bitfinex como exemplo por ser a exchange que mais movimenta dólares no mundo e desenvolveu uma reputação postitiva. Recomendamos -porém- fazer essas transações só se você é um bitcoiner com um conhecimento intermediário ou possua experiência em mercados financeiros e seus riscos cambiais.
Mas se você já sabe como funciona tudo isso, esse tutorial será bastante útil!

Como mostramos naquele primeiro tutorial sobre Bitfinex, a plataforma possue três funções básicas:
Exchange, Margin Trade, e Swaps.
Imagem88
Agora vamos utilizar a função de SWAPS para poder emprestar os nossos dólares e assim receber juros por esse empréstimo.

Atenção:
Poupar em dólares pode ser bastante útil, principalmente quando a moeda do seu país está desvalorizando. Porém você estará criando uma poupança em dólares e deve estar ciente do risco de variações no preço do dólar em relação ao real. 

O primeiro passo (já realizado no outro tutorial) é vender bitcoins por dólares na modalidade exchange.
Agora devemos enviar esses dólares da nossa carteira “exchange” para a carteira de Depositos. Que seria a carteira de investimento, para isso clique em “Manage Wallets”

Imagem126
Depois disso transfira a quantidade desejada de Dólares da carteira Exchange para a carteira Depósitos:
Imagem128
Agora verá que o dinheiro foi para a sua carteira de Depósitos.
Imagem129
Clique em “Total Return Swaps”:
Imagem89
Oferecer Swaps, clique em “Offer”:
Imagem90
Offer Swap” nada mais é do que oferecer emprestimos, você estará emprestando seus dólares para outros  usuários da plataforma, que irão lhe devolver com os juros que você indicar.
Imagem132
Escolha a sua taxa de juros (diária) que deseja de receber. Também existe a opção automática, dessa forma a plataforma escolherá a melhor oferta de juros disponível.

Imagem133
Cada contrato equivale a um dólar, nesse caso vamos oferecer 300 contratos. Ou seja, 300 dólares. E a duração que escolhemos como exemplo foi de 30 dias.

Após a sua oferta ser aceita, ela irá aparecer na parte “Swaps Provided”:
Imagem139

Você controla as variáveis, taxa de juros ( rate ), quantidade de dias (Expire in) e no número de contratos.
Pronto, se você seguir todos os nossos passos, vai aprender como poupar em dólares utilizando bitcoin.

Quando posso retirar esses dólares?

Ao final do contrato de acordo com o tempo escolhido por você, no nosso caso realizamos um contrato de 30 dias, após esse dia você poderá retirar. Também pode reinvestir automaticamente utilizando a opção auto-renew

Para quem você empresta esses dólares?

Quando você fornece contratos de Swap, você estará emprestando esses dólares para pessoas que irão utiliza-los para realizar operações de trade na própria plataforma da Bitfinex. As pessoas não podem sacar esses dólares, somente irão utiliza-los para realizar trades alavancados ( margin trade).

Sobre as taxas de juros da bitfinex:

Como você deve ter percebido as taxas são definidas pela lei da oferta e demanda. Como resultado, são taxas bastante elevadas para a realidade do mercado, uma taxa diária de por exemplo 0,06 % significa uma taxa anual aproximadamente de 24%. Portanto bastante cautela ao investir.

Perguntas, críticas ou sugestões?
Comente abaixo:

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.