Como e onde guardar seus bitcoins com segurança?

set 26, 2019 | Segurança

Você guarda seus Bitcoins em segurança? Nós da Foxbit sempre recomendamos que nossos clientes guardem seus bitcoins em suas carteiras se você não estiver operando, comprando ou vendendo a todo momento em seu dia a dia.

Mas onde devo guardar então? 

Qual a melhor carteira para você usar? A melhor carteira é aquela que você escolher! Você vai entender essa resposta ao longo do texto.

Existem diversos tipos de carteiras de Bitcoin hoje no mercado. Temos a carteira de papel, a de celulares, para computadores e notebooks e hard wallets.

Cada uma tem seu nível de segurança e de facilidade de uso. Antes de escolher uma carteira você deve entender sua necessidade como usuário de Bitcoin.

Porque você quer usar Bitcoin? Você vai usar a todo momento para compras ou vai deixar guardado por longos 10 anos até a criptomoeda valorizar? Dependendo da sua forma de administrar seus Bitcoins você pode escolher uma determinada carteira.

Vamos conhecer cada carteira?

Carteira para celular

Essa é a opção mais fácil para quem está começando no universo das criptomoedas. As carteiras mobiles de bitcoin são fáceis de usar para quem faz pagamentos e transações a todo momento.

Além disso você tem cotação em tempo real de quanto está valendo seus bitcoins e tem backup das suas 12 palavras chaves para caso aconteça algo inesperado com seu celular.

As principais carteiras são a Electrum, Coinomi, Jaxx, Mycelium e a Samorai. Todas estão disponíveis para Android e apenas a Coinomi e a Jaxx estão disponíveis para iOS.

Carteira para computadores e notebooks

É uma carteira bem parecida como as de celulares basicamente, mas só que para computadores. Você só não vai ficar andando com ela no seu bolso.

A grande questão das carteiras para computadores e notebooks é que o usuário vai precisar tomar cuidado para manter seu computador livre de virus e atacks hacker. Basicamente manter um ambiente seguro para suas cirptomoedas. 

As principais carteiras para computadores são a Exodus Wallet, Electrum Wallet e a Bitcoin Core Wallet.

Carteira de papel

As carteiras de papel é como se fosse um cheque com um QR CODE, são as que tem o maior nível de segurança quando o assunto é segurança da informação pois ela não tem conexão com a internet. É apenas um pedaço de papel, mas como muitos bitcoins.

Ela também é mais difícil de usar e também mais fácil de perder, molhar, queimar ou acontecer qualquer coisa com ela, porque ela é de papel.

Quem usa esse tipo de carteira, sempre tem várias cópias da mesma como backup, vai que acontece alguma coisa ruim né? Ninguém quer perder seus bitcoins.

Hardware wallet

Chegamos na melhor combinação de todas as carteiras de Bitcoin do mercado. Ela une a facilidade e a mobilidade de uma carteira de celular e a segurança de uma carteira de papel.

As hardware wallets, são pequenos “pendrives” que você armazena e libera suas transações de Bitcoin. O sistema é todo criptografado o que deixa ela super mais segura.

Mas por um lado é a única carterra que tem um custo, para você adquirir uma, vai gastar em média R$399,00 em umas Ledger Nano S. É o preço para ficar seguro.

E aí? Já escolheu a sua?

Lembra que eu perguntei no começo do texto “Qual a melhor carteira para você usar?” e eu respondi que “A melhor carteira é aquela que você escolher!”, é porque cada pessoa vai usar seus Bitcoins de uma forma.

Como vimos, cada carteira é adequada de acordo com a sua necessidade do dia a dia. Além disso, a maioria das carteiras é gratuita, então o custo para manter uma “conta” no Bitcoin é zero. Por conta disso, ser o dono do seu dinheiro ficou mais fácil do que nunca.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.