Como funciona o blockchain do Ethereum

nov 1, 2018 | Ethereum

A utilidade do blockchain é inegável, muitas empresas, instituições e até órgãos internacionais já reconheceram isso. Entretanto são poucas as pessoas que realmente sabem como o blockchain do Ethereum funciona.

Se você não sabe o que é o Ethereum, leia a matéria abaixo:

https://foxbit.com.br/o-que-e-ethereum/

Nesse post vamos explicar de uma forma simples, como essa tecnologia opera. Vamos aprender e começar a revolução?

Ethereum blockchain 101

As interações entre contas em um blockchain são chamadas de “transações”. Elas podem ser transações monetárias, como o envio de ether de uma pessoa para outra.

Elas também podem ser transmissões de dados, como uma mensagem, um contrato etc. Um pacote de transações é chamado de “bloco”.

Cada conta no bloco tem uma assinatura exclusiva, que permite a todos saber qual conta iniciou a transação. Em um blockchain público, qualquer pessoa pode ler ou escrever dados. A leitura de dados é gratuita, mas escrever uma transação no blockchain não é. Esse custo, conhecido como “gás”, cujo preço é derivado a partir do ether, ajuda a desencorajar o spam e é uma mecanismo de proteção da rede.

Qualquer nó na rede pode participar da segurança da rede através de um processo chamado “mineração”. Os nós que optaram por serem mineradores competem para resolver problemas de
matemática que protegem o conteúdo de um bloco.

Uma vez que a mineração requer poder de computação (além de muita energia elétrica), os mineradores podem ser compensados pelo seu serviço. O vencedor da competição recebe alguma criptomoeda como recompensa.

No caso da rede do Ethereum, o minerador recebe ether. Isso incentiva os nós a trabalharem para proteger a rede, impedindo que muito poder esteja nas mãos de qualquer minerador.

Gostou do conteúdo? Não esquece de seguir as redes sociais da Foxbit – Twitter, Linkedin, Instagram, Facebook.

Nós iremos semanalmente, toda quinta-feira, falar um pouco mais sobre o Ethereum, ICOs e tudo que é relacionado a ele.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.