Colocado em circulação em 2009, o mercado de bitcoin vem revolucionando o mercado financeiro global e já é considerado por muitos uma das maiores invenções do nosso tempo. Por causa da valorização da moeda nos últimos anos, muita gente já aderiu ao trade de bitcoins e está lucrando com esse investimento.
No entanto, apesar da popularização do bitcoin, esse ainda é um terreno desconhecido pela maioria das pessoas. Por isso, preparamos este post para esclarecer, de uma vez por todas, como funciona trade de bitcoins. Confira!
Como funciona o trade de bitcoin?
Nessa modalidade, é possível trocar qualquer moeda de sua preferência por bitcoins, como acontece em operações de câmbio.
Os trades de bitcoin reúnem pessoas que querem comprar e pessoas que querem vender em plataformas online, conhecidas como exchanges, corretoras ou casas de câmbio.
Quando duas pessoas dentro de uma plataforma chegam em acordo com um preço negociado, a troca ocorre instantaneamente de forma anônima para essas pessoas (apenas as exchanges sabem quem está trocando). Podem também ser realizadas diretamente entre as pessoas.
O trade funciona de maneira similar aos mercados de ações ou de compra e venda de outras moedas, mas, é claro, tem suas particularidades.
As exchanges servem tanto para realizar as transações quanto para orientar os usuários. Portanto, é aconselhável escolher uma empresa sólida e confiável para garantir a segurança e a legalidade do seu dinheiro.
Após fazer o cadastro em uma exchange de confiança, é hora de começar os trades. Provavelmente você irá se deparar com uma tela como essa:
Mas não se assuste, os gráficos e os números são todos compreensíveis, inclusive temos um tutorial de como ler esses números na exchange da Foxbit:
https://foxbit.com.br/blog/como-ler-o-grafico-da-foxbit-exchange/
Se você quiser fazer trade e não quer utilizar gráficos, é fácil, a Foxbit te dá a possibilidade de compra e venda fácil, como na tela abaixo:
Você já tem uma conta em uma exchange, já sabe ler os gráficos, falta agora entender um pouco mais sobre esse mercado singular e revolucionário:
https://foxbit.com.br/blog/como-o-valor-do-bitcoin-e-calculado/
1. Mercado global
Ao contrário das moedas tradicionais, o bitcoin não está sob controle de nenhum banco central ou órgão regulador. O mercado global combinado com a oferta e a procura determinam o valor do bitcoin. Portanto, todo mundo pode participar.
2. Volatilidade
A volatilidade é uma das principais características do trade de bitcoins. O bitcoin começou valendo menos de um dólar e já chegou a valer mais de mil dólares.
Variações de 5% em um dia são muito comuns. Por isso, para operar com bitcoins é preciso estar aberto a assumir riscos. As possibilidades de perda existem, mas as possibilidades de ganho também são altas.
3. Operação em qualquer horário
Diferentemente dos mercados de investimento comuns, o trade de bitcoins não tem hora para começar ou acabar. Você pode operar seus investimentos quando quiser e de qualquer lugar do mundo.
4. Carteiras digitais
No Brasil, a tendência mais recente em relação aos bitcoins é a estruturação desse ativo na forma de carteiras digitais. Isso permite portar suas criptomoedas para o smartphone e realizar pagamentos em qualquer lugar do mundo onde elas sejam aceitas.
Realizar pagamentos com bitcoins tende a ser mais prático e seguro, pois não há instituições bancárias intermediárias, além de não haver o risco de carregar papel-moeda.
5. Compra de mercadorias e serviços
É crescente o número de estabelecimentos comerciais que aceitam a criptomoeda. No Brasil e no exterior há uma lista extensa de empresas que aceitam o bitcoin.
Quais elementos influenciam a cotação do bitcoin?
1. Regulamentação do governo
Cada vez que o governo de um país decide definir políticas relacionadas ao uso de bitcoins, há um impacto na cotação da moeda. A variação pode ser tanto positiva quanto negativa.
Genericamente, é possível dizer que iniciativas que incentivam a utilização do bitcoin, tanto por agentes públicos quanto privados, contribuem para a sua valorização.
Inversamente, quando um governo tenta implantar mecanismos de controle ou restringir o uso da tecnologia, o mercado reage mal, pressionando a cotação do ativo para baixo.
2. Aceitação ampla e influência da mídia
Quando grandes empresas conhecidas anunciam que aceitam pagamentos em bitcoins, isso faz com que a moeda seja valorizada. Nesse cenário, torna-se mais frequente a divulgação de notícias e novidades sobre esse mercado na grande imprensa.
Como consequência, ocorre aumento no volume de transações decorrente da maior quantidade de investidores nas plataformas de câmbio, valorizando a cotação e beneficiando todo o sistema.
Além disso, como qualquer outro ativo presente na economia, há diversos fatores relevantes que influenciam o seu preço.
3. Inovações de tecnologia
Inovações na tecnologia do bitcoin podem afetar positivamente a sua cotação. Suponha que tenha sido feito um upgrade no blockchain e agora o Bitcoin se tornou muito mais moderno? Isso com certeza irá impactar positivamente a cotação.
Uma das inovações mais esperadas pelo mercado é a Lightning Network, que propõe transações instantâneas e de custo baixo para o Bitcoin.
Que oportunidades e desafios oferece?
1. Meta
Ao realizar qualquer investimento, é preciso definir uma meta. Normalmente, os investidores aportam o seu capital numa cesta de produtos financeiros com características variadas em termos de risco, liquidez e rentabilidade.
Dessa forma, ao final de determinado período, o investidor pode recuperar o seu capital junto com a remuneração necessária para realizar um objetivo, como adquirir um computador novo ou realizar uma viagem.
2. Liquidez
Liquidez refere-se à facilidade com que um ativo ou investimento pode ser convertido em dinheiro. No caso dos bitcoins, significa saber quão prática é a conversão dessas moedas para valor monetário comum, para uso fora do sistema eletrônico de criptomoedas.
A liquidez de criptomoedas depende da quantidade de negociantes cadastrados em uma exchange. Tanto o processo de compra quanto o de venda são simples e rápidos. Com apenas alguns cliques, é possível executar essas transações.
Quanto maior a quantidade de negociantes na plataforma, maior é o volume de negociação e, por consequência, maior é a facilidade de converter o ativo em dinheiro comum para saques. Se você contar com uma exchange sólida, a liquidez do seu investimento estará garantida.
3. Rentabilidade e altos ganhos
A volatilidade e o alto risco podem ser impedimentos para os investidores menos arrojados. Em contrapartida, as oportunidades de retorno e a liquidez do investimento são os pontos altos de saber como funciona trade de bitcoins porque risco e rentabilidade são variáveis inversamente proporcionais. Em investimentos de renda variável, pode-se perfeitamente dizer que, quanto maior a rentabilidade, maior o risco.
Em outras palavras, negociar bitcoins pode ser uma excelente estratégia de investimento. Se você está disposto a correr riscos e busca um investimento livre de controle de Estados e bancos, o bitcoin é para você!
Que tal começar agora? Abra sua conta grátis na Foxbit e comece a negociar a partir de R$ 100,00