Halving do Bitcoin começa em:

Dia(s)

:

Hora(s)

:

Minuto(s)

:

Segundo(s)

Como investir em ações, o guia completo pra você

set 3, 2020 | Destaques, Investimento

Investir ações na Bolsa não é algo complicado e cada vez mais brasileiros estão se movendo para o mercado de ações. Nesse guia, você entenderá tudo que precisa para começar a investir em ações.

Veja o passo a passo para investir em ações na Bolsa de Valores:

  • Escolha uma corretora com boa reputação;
  • Abra sua conta e envie os documentos necessários;
  • Transfira o dinheiro para a corretora;
  • Planeje sua estratégia de investimentos;
  • Acesse o painel de trade da corretora;
  • Compre as ações e execute sua estratégia;

O guia acima é um resumo de um passo a passo simples, no resto do texto você vai aprender as estratégias mais usadas para investir, os custos envolvidos e os fundamentos para começar bem.

Assuntos que iremos abordar:

O que são ações?

Ações são porcentagens de propriedade uma empresa. Quando você compra uma ação, você está efetivamente comprando parte societária daquela companhia e assim virando um acionista.

As companhias vendem ações na Bolsa de Valores para levantar fundos para suas operações. Além de ter participação nas ações, o investidor pode receber alguns privilégios dependendo das ações, como:

  • Direito de voto: você talvez possa ter direito de voto nas reuniões anuais da empresa.
  • Dividendos: é possível, dependendo do tipo de ação e da empresa, que você receba parte dos lucros.
  • Apreciação do capital: se o valor da companhia subir, então, você pode ter ganhos do capital investido.

Quais as vantagens de investir em ações?

Investir em ações te dá a possibilidade de compartilhar dos lucros e do sucesso das principais empresas do seu país e até mesmo do mundo.

O Ibovespa, o índice com as maiores empresas brasileiras na bolsa, cresceu 31,58% em 2019 e vem se recuperando bem da crise atual, só ficando atrás do Bitcoin. É por esse motivo que muitos investidores de longo prazo investem em algumas ações.

Desempenho do Ibovespa 2019 atualizado em dezembro de 2019

Desempenho do Ibovespa em 2019

Mas investir em ações não vem sem riscos, o mercado é volátil e o valor das empresas pode ser afetado por diversos fatores. Diferente da renda fixa, onde é possível encontrar produtos com algumas garantias, com as ações não existem garantias iguais.

Ou seja, quem prefere menos riscos pode escolher outros investimentos, agluns têm garantias do governo até certas quantias, como o CDB, LCI, LCA e RDBs.

Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores?

Estratégias:

As estratégias para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores são inúmeras, listaremos as principais para que você possa começar seus estudos.

  1. Longo prazo: Nessa modalidade, os investidores compram ações para segurá-las por meses ou anos. É ideal para investidores que pensam na realização de lucro no longo prazo e têm paciência para segurar as ações de acordo com os seus objetivos. Uma estratégia muito usada por esse tipo de investidor é o position trade.

  2. Day trade: São operações de compra e venda efetuadas no mesmo dia. Muitas vezes, os investidores usam alavancagem, permitindo um investimento maior do que você tem na conta. É uma modalidade arriscada.

  3. Dividendos: Muitos investidores compram ações que historicamente pagam dividendos. Ou seja, além do valor da própria ação, você recebe parte dos lucros.

  4. Curto prazo: São operações que acontecem no período de dias, semanas ou meses. Comumente usadas com a técnica de swing trade, as estratégias de curto prazo exigem maior acompanhamento do mercado.

  5. Operações de short ou vendidas: Você também pode ganhar dinheiro com ações que vão cair. Nessa operação você aluga as ações, vende e depois devolve ao dono. É uma estratégia avançada mas que pode ser muito efetiva.

  6. Aluguel de ações: Os investidores que querem fazer short precisam de alugar ações de alguém. Em troca, você pode ganhar uma pequena remuneração.

Há diversas outras maneiras de ganhar dinheiro com ações, mas essas são as mais usadas.

Quanto custa investir em ações?

É possível começar a investir em ações com pequenas quantidades no mercado fracionário, contudo, é bom ficar de olho nas taxas e impostos.

Primeiramente, você precisa verificar qual a taxa da corretora utilizada. Algumas corretoras usam uma taxa fixa por transação, outras, preferem porcentagem. Ou seja, cada vez que você fizer uma compra/venda pagará a taxa.

Outras corretoras também podem cobrar uma taxa de custódia. A corretora é paga por guardar suas ações, a maior parte delas não tem essa taxa.

Por fim, há o custo de tributação. Você deve pagar a alíquota de 15% sobre os ganhos de capital obtidos, o pagamento deve ser mensal através da emissão de uma DARF.

Não existe cobrança do Imposto de Renda se você vendeu mais de R$20 mil no mês com lucro.

Última dica

Para ter um bom desempenho investindo em ações é importante ficar bem informado, por isso, recomendamos assinar nossa Newsletter e acompanhar portais de notícias como o Cointimes.

Siga a Foxbit nas redes sociais para mais dicas – Facebook, Instagram e LinkedIn

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.