Como minerar Bitcoin no Brasil? Bitcoin

Como minerar Bitcoin no Brasil?

Mineração de bitcoin é um tema que atrai a curiosidade de diversos investidores e entusiastas. Veja como minerar Bitcoin no Brasil, e se vale a pena.

Como minerar Bitcoin? É uma das primeiras dúvidas quando as pessoas ouvem falar sobre essa fascinante tecnologia. No guia de hoje, você vai entender como é feita a mineração, como fazer na prática e a obter lucro. Depois da leitura, você saberá exatamente como minerar Bitcoin no Brasil.

Como surgiu a Mineração?

A mineração de Bitcoin foi pensada por Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, como uma forma de tornar a rede sustentável. Para que a rede funcione, é necessário que tenha computadores ligados 24 horas por dia para confirmar e auditar as transações da moeda. O que iria incentivar as pessoas a manterem seus computadores ligados a todo tempo? Uma recompensa em Bitcoin.

Os mineradores são responsáveis por transmitir e adicionar novos blocos de transações de Bitcoin na rede. Para isso, eles precisam encontrar uma função matemática que seja compatível com o bloco anterior já transmitido. Essa função é conhecida como Hash, que é obtida através de cálculos de alta complexidade.

Basicamente, a mineração de Bitcoin funciona assim: você empresta seu poder computacional, o computador resolve os problemas matemáticos e você é recompensado com Bitcoins como forma de incentivo para manter a rede online. Caso queira entender mais a fundo a mineração, você pode conferir a edição do podcast Conexão Satoshi sobre o tema:

Vale a pena minerar Bitcoin?

Não há uma resposta definitiva para esse tema. Se existem mineradores, quer dizer que vale a pena minerar, correto? Porém, aqui no Brasil, a mineração de Bitcoin só vale a pena para quem está disposto a investir uma alta quantia na atividade. Ou seja, a mineração vale a pena para quem quer montar verdadeiras fazendas como esta:

Se você não está disposto a investir uma fortuna em mineração de Bitcoin, é melhor comprar diretamente a moeda e tentar ganhar dinheiro através de operações de trading e arbitragem, ou até mesmo holdando a moeda. Você pode adquirir suas primeiras frações de Bitcoin e realizar trades em Exchanges, como na Foxbit, por exemplo.

Uma mineradora leva em torno de 1 ano para se pagar, ou seja, você só vai ter todo dinheiro investido de volta depois de 1 ano a 1 ano e meio, o que é bastante tempo.

Só para ter uma idéia de como comprar a moeda é mais lucrativo, quem comprou 0.1 Bitcoin há exatamente 1 ano, teve mais de 85% de retorno sobre o seu investimento. Se esses 0.1BTC tivessem sido usados para comprar mineradoras, o investimento ainda não estaria pago.

Você pode conferir os cálculos completos de receita e custos envolvidos na operação de mineração através deste guia completo.

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA