Bitcoin

Como o Bitcoin Funciona – 3 Fundamentos do Bitcoin

Guto Schiavon

Agora que já sabemos o que é bitcoin e o que se pode fazer com ele, vamos entender como o bitcoin funciona. Caso você ainda não tenha lido o artigo “o que é bitcoin”, recomendo a leitura deste, antes de prosseguir.

Assuntos considerados neste artigo:
  • Como o Bitcoin Funciona – A Moeda
  • Como o Bitcoin Funciona – A Geração da Moeda
  • Como o Bitcoin Funciona – A Cotação de Preço

Para um fácil entendimento, podemos dizer que o bitcoin funciona como um programa de computador ou como um aplicativo de celular, que após criar sua carteira utilizando um aplicativo especifico para isso, você terá acesso à realizar transferências de unidades de bitcoin na rede Bitcoin. Esta conta pessoal é chamada de carteira. A carteira digital (wallet) cumpre o papel de uma conta corrente e é necessária para que você comece a receber e enviar bitcoins. Para encontrar uma carteira bitcoin clique aqui!

Usando uma linguagem mais técnica, podemos dizer que o bitcoin funciona como uma rede de internet; com protocolos, criptografias e assinaturas digitais.

A rede do Bitcoin compartilha um registro público chamado “Blockchain” ou “Cadeia de blocos”. Este livro público armazena um histórico de todas as transações já processadas na rede, é como se cada minerador batesse um carimbo quando houvesse uma transferência autêntica de bitcoin e publicasse isso dentro desse livro público. A informação contida nesses blocos é processada por um sistema de mineração que basicamente é o processo de utilizar poder computacional para processar as transações e verificar a validade delas.

Podemos novamente fazer a analogia de bater um carimbo, onde os mineradores fazem o processo de verificar a transação e carimbam caso seja válida ou descartam caso seja inválida.

Se ainda não está muito claro, não se preocupe, não tem necessidade de entender os detalhes técnicos do Bitcoin para poder usá-lo. Exemplo: quando você envia ou recebe um e-mail, tudo o que você precisa saber é como abrir a mensagem e como enviar.

Você não precisa se preocupar em saber o que é SMTP, POP3 ou qualquer outro protocolo essencial para que a mensagem seja entregue e mesmo assim você ainda consegue usar o sistema de mensagem. O mesmo acontece com o bitcoin. Para que você possa usá-lo de maneira segura e eficaz, é necessário um conhecimento básico. Por isso recomendo fortemente que leia os tópicos abaixo.

Como o Bitcoin Funciona – A Moeda

Para que algo seja considerado e usado como moeda, ele precisa seguir 6 requisitos essenciais:

  • DurabilidadeA capacidade da duração de um produto.
  • PortabilidadeA capacidade de ser transportado facilmente.
  • FungibilidadeAtributo pertencente aos bens móveis que podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade ou quantidade, ou seja a possibilidade de ser reutilizado, gasto ou consumido após o uso.
  • EscassezÉ definida como uma situação ou condição em que que há pouca disponibilidade de um determinado recurso.
  • DivisibilidadeÉ a capacidade de ser dividido e subdividido Reconhecimento – A capacidade de obter prestígio e aceitação. Diferentemente do dinheiro que depende de propriedades físicas (ouro, prata ou moedas fiduciárias) o bitcoin tem como base a matemática.

como o bitcoin funciona

Em uma comparação utilizando a tabela acima, podemos perceber que o bitcoin tem todas as propriedades de moeda, mas ainda não é largamente adotado e utilizado como tal. Podemos inclusive dizer que o bitcoin é “quântico” pois ele não tem uma única propriedade, ele é moeda, ele é um livro de registro público, uma rede de pagamentos, etc…

Para que o bitcoin possa ser utilizado como dinheiro, é necessário que as pessoas depositem confiança e adotem essa nova tecnologia como sua moeda digital para realizarem compras e vendas. Felizmente isso já vem acontecendo, pessoas e empresas já compram e vendem produtos com bitcoin no mundo todo, um bom exemplo é a Tecnisa, gigante do mercado imobiliário, que faz vendas de imóveis em bitcoin.

Como o Bitcoin Funciona – A Geração da Moeda

Os bitcoins são gerados através de um processo matemático chamado mineração. Os responsáveis pela mineração são usuários que cedem a capacidade de seus computadores via internet para manter o sistema funcionando. O sistema de mineração é uma corrida pra ver quem encontra primeiro a solução do problema matemático do bloco, logo, quem tem mais processamento, tem mais chances de encontrar a solução primeiro. O minerador que encontrar recebe uma recompensa com determinado número de bitcoins e mais as taxas pagas pelos usuários que fizeram transações.

As transações são incluídas nesses blocos que os mineradores processam, por isso quando entramos no site http://www.blockchain.info, vemos transações com 1 confirmação, 3 confirmações ou até não confirmadas. Cada confirmação quer dizer que a transação foi incluída num bloco….

O sistema por trás do bitcoin, que tem as regras geridas pelo protocolo que dá nome a unidade monetária, colocará em circulação um total de 21 milhões de unidades. O número de novos bitcoins gerados cai pela metade em períodos programados. Esse processo acontece geralmente a cada quatro anos, e pode ser verificado no Bitcoin Clock. Quando a rede bitcoin atingir o total de 21 milhões de unidades bitcoin, não serão mais gerados novos bitcoins, mas os mineradores ainda trabalharão para manter a rede funcionando em troca de taxas pelas transações (miners fee).

Como o Bitcoin Funciona – A Cotação de Preço

O preço de um bitcoin é determinado pela lei da oferta e da procura. Quando a procura por bitcoins aumenta, o preço aumenta, e quando a procura por bitcoin diminui, o preço cai. Atualmente, existe apenas um número limitado de bitcoins em circulação no mundo e novos bitcoins são criados com uma taxa previsível e decrescente, o que significa que a demanda deva seguir este nível de inflação para manter seu preço estável. Como o bitcoin ainda é um mercado relativamente pequeno devido ao seu potencial, não é necessária uma quantia muito significante de dinheiro para aumentar ou diminuir o preço do mercado, portanto o preço de um bitcoin ainda é bastante volátil.

Felizmente, esta instabilidade não afeta os principais benefícios do Bitcoin como um sistema de pagamento seguro. Pessoas podem converter os pagamentos em bitcoins para sua moeda local instantaneamente, com isso eles aproveitam todas as vantagens do bitcoin sem sofrerem com a instabilidade no valor.

Gostou deste artigo? Então deixe sua opinião sobre o assunto!