Como o valor do bitcoin é calculado?

fev 22, 2022 | Bitcoin

alt text: quanto vale um bitcoin

Bitcoin é dinheiro e reserva de valor

A criptomoeda bitcoin tem valor porque é útil como uma forma de dinheiro. Possui características do dinheiro (durabilidade, portabilidade, fungibilidade, escassez, divisibilidade e reconhecibilidade) com base nas propriedades da matemática, em vez de depender de propriedades físicas (como ouro e prata) ou confiar nas autoridades centrais (como moedas fiduciárias).

Em suma, o bitcoin é apoiado pela matemática. Com esses atributos, tudo o que é necessário para uma moeda manter valor é confiança e adoção. No caso do bitcoin, uma criptomoeda, isso pode ser medido por sua crescente base de usuários, comerciantes e startups. Como em todas as moedas, o valor do bitcoin vem somente e diretamente de pessoas dispostas a aceitá-lo como pagamento.

Portanto, a principal característica que determina o valor de algo é a lei de oferta e demanda. O bitcoin possui a característica de escassez, já que seu fornecimento está limitado a 21 milhões de moedas. Isso é fundamental para a apreciação e valorização de preço, já que caso mais pessoas a demandem, por ser escasso, seu valor naturalmente sobe. O que faz do bitcoin uma boa reserva de valor.

O valor do bitcoin vai subir mais?

Desde que foi criado em 2008, a demanda do mercado de criptomoedas só cresceu. Algumas criptomoedas como o BTC estão sendo cada vez mais procuradas, e isso fez com que ao longo do tempo seu valor subisse.

É importante destacar que a falta de regulação pode impactar no valor de um ativo, mas não impede que ele se valorize. As pessoas tendem a valorizar algo se elas encontram alguma utilidade para o bem ou serviço. Dessa forma, quanto mais necessitam desse bem ou serviço, mais valor atribuem a ele e, caso seja escasso, resulta em uma valorização ainda maior.

Outros fatores que impactam no valor do BTC

  • O custo de produção de um bitcoin através do processo de mineração;
  • As recompensas emitidas aos mineradores de bitcoin para verificar as transações no blockchain;
  • O número de criptomoedas concorrentes;
  • As exchanges que a negociam (liquidez);
  • Regulamentos que regem sua venda;
  • Sua governança interna.

Bitcoin é a criptomoeda de maior valor?

Hoje, o bitcoin é a criptomoeda mais conhecida e com maior market cap, mas isso não significa que será para sempre assim. Esse ecossistema, ainda incipiente, está em constante evolução e muitos novos projetos e descobrimentos decorrentes de estudos e pesquisas vão emergir, o que torna possível o avanço de novas moedas que talvez ainda nem existam. Portanto, não existe nenhuma garantia de dominância vitalícia de valor do bitcoin.

Por outro lado, como é uma moeda em constante evolução, o bitcoin também pode adotar melhorias já encontradas em outras moedas, desde que não altere partes fundamentais do protocolo.

Do que o bitcoin difere?

O bitcoin é uma moeda digital totalmente autônoma, ou seja, ela não sofre nenhuma influência de decisões políticas, como política monetária e taxas de inflação. Ou seja, acontecimentos que normalmente influenciam no valor de uma moeda fiduciária não influenciam no valor do bitcoin.

O bitcoin também difere de uma ação ou título, dado que o BTC não é uma corporação, mas sim um protocolo independente e descentralizado, não controlado por nenhuma instituição.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.