Como tem sido a adoção do pagamento com criptomoedas no Brasil?

mar 16, 2023 | Finanças

O pagamento com criptomoedas está em ampla expansão no Brasil, apesar do atual mercado de baixa.

A escolha pelas moedas digitais mostra que o brasileiro está engajado em uma diversificação tecnológica e aposta nas criptomoedas como método de pagamento rápido, barato e privativo.

Em linha com essa demanda, a Foxbit já oferece uma plataforma 100% nacional para promover soluções em pagamentos com criptomoedas: Foxbit Pay.

Mas, antes vamos dar uma olhadinha no comportamento do brasileiro sobre as criptomoedas como meio de pagamento!

Pagamento com criptomoedas

Embora falte regulamentação em muitos países, o Brasil vem se destacando no uso das criptomoedas como método de pagamento.

Uma plataforma internacional destacou que registrou, sozinha, 927 mil operações de pagamento com criptomoedas no país, em 2022, em comparação com o ano anterior. 

Esse montante corresponde a um aumento de 63%.

Entre os destaques das criptomoedas estão:

  • Bitcoin (BTC): 48%
  • Tether (USDT): 14,8%
  • Ethereum (ETH): 10,9%
  • Litecoin (LTC): 9,6%
  • Tron (TRX): 5,8%
  • Binance Coin (BNB): 3,5%
  • Cardano (ADA): 1,1%

Esta é a primeira vez que ADA e BNB aparecem na lista de pagamentos com criptomoedas. Já a USDT é o destaque do ranking com um aumento de 12,5% no número de transações entre 2021 e 2022.

Ao juntar todas as movimentações, o levantamento mostra que foram processados um pagamento com criptomoedas a cada 34 segundos.

Empresas adotam criptomoedas como método de pagamento

Mesmo diante de inúmeras dificuldades regulatórias e técnicas para a implementação das criptomoedas como método de pagamento, muitas empresas brasileiras já adotaram a classe de ativos digitais.

Dados recentes mostram que mais de 900 estabelecimentos comerciais no país já aceitam as moedas digitais como pagamento. 

Este é um número relevante, já que, no mundo, são quase 30 mil empresas adeptas ao uso das criptomoedas para este fim.

Uma pesquisa realizada no início de 2022, mostrava que 30% das pequenas empresas do Brasil planejavam adicionar as moedas digitais para pagamentos de produtos e serviços.

Em comparação com outros países, como os Estados Unidos e Canadá, “apenas” 19% e 8%, respectivamente, apresentaram essa expectativa.

Parte desse movimento mais intenso de adoção está a aprovação do marco regulatório brasileiro, que legaliza o uso de criptomoedas como método de pagamento.

Pagamento de impostos com criptomoedas

Além das empresas que já aceitam criptomoedas como método de pagamento, agora, o brasileiro poderá também pagar impostos com moedas digitais.

A solução está disponível pelo Banco do Brasil.

Na plataforma, os tributos são descritos em reais, e um código de barras gerado ao contribuinte. Ali, basta o correntista selecionar a criptomoeda que deseja usar como pagamento e fazer a conversão.

O lançamento federal segue uma medida já adotada pela prefeitura do Rio de Janeiro.

As autoridades municipais anunciaram, em outubro do ano passado, que as criptomoedas poderão ser utilizadas para o pagamento do IPTU 2023.

Brasil rumo à adoção 

A adoção das criptomoedas pelo brasileiro está em tendência de alta.

No último levantamento, realizado pela empresa de análise on-chain, Chainalysis, no final de 2022, o Brasil ocupava a 7ª posição no ranking de uso de criptomoedas.

Este marco representa um avanço de sete posições em relação à pesquisa do ano passado, quando o país apontava para a 14ª colocação.

Vietnã, Filipinas e Ucrânia lideram a lista, com Índia, Estados Unidos, Paquistão, Tailândia, Rússia e China completando o top 10.

Foxbit Pay

Em linha com o desejo dos empresários brasileiros, novas soluções estão sendo desenvolvidas para facilitar o pagamento com criptomoedas, como é o caso do Foxbit Pay.

O Foxbit Pay é uma plataforma que permite comerciantes e profissionais autônomos a realizarem cobranças com criptomoedas por seus produtos e serviços.

Grandes empresas do país já utilizam o Foxbit Pay em suas operações,  como:

  • Monte Carlo
  • Gafisa
  • Buddha Spa
  • Paris 6

Os diferenciais do Foxbit Pay podem ser vistos aqui.

Você paga com criptomoedas?

Se você ainda não é um usuário de criptomoedas ou não as utiliza como método de pagamento, a tendência indica que o mundo irá se voltar para a adoção em massa dessa classe de ativos digitais.

Não só grandes empresas estão aderindo à novidade, como os próprios governos, antes receosos com a tecnologia.
Assim, quem esperar muito tempo, principalmente, empresários, podem se deparar com a dura realidade de que “ficaram para trás” e vão precisar correr em busca da adaptação à nova economia criptográfica.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.