Entenda mais sobre as carteiras de bitcoins

set 29, 2017 | Bitcoin

Neste post vamos explicar o qual é a proteção das carteiras de bitcoins. Fique ligado e protegido para não perder suas criptomoedas.

Bitcoin foi o resultado do desenvolvimento do conceito de criptomoeda, ou melhor, da moeda protegida por criptografia. Isso tomou grande proporção a fim de efetuar o controle sobre as transações, dispensando a necessidade de uma autoridade central.
Um lugar seguro para se guardar os bitcoins é em uma carteira. Neste post, vamos tratar de proteção de carteira de bitcoins. Leia e aumente seus conhecimentos!

Para que servem as carteiras de bitcoins

A função de uma carteira de bitcoin é armazenar em segurança a criptomoeda de um determinado usuário.
A carteira bitcoin (bitcoin wallet) permite que o usuário transfira moedas diretamente de uma carteira para outra.

Os tipos de wallet bitcoin

É possível armazenar os bitcoins em:

  1. Ambiente online ou com conexão à internet (carteiras quentes);
  2. Ambiente off-line (cold storage).

Dispositivo móvel

É um aplicativo usado em celular que faz a manipulação da criptomoeda; assim, ele permite realizar transações pelo telefone rapidamente e com eficiência.

Computador (desktop)

Foi o primeiro tipo de wallet bitcoin que surgiu. É um tipo seguro, ficando a carteira guardada no próprio computador do usuário.

Internet

Nesse caso, a proteção de carteiras de bitcoins acontece de forma online: alguns sites disponibilizam a possibilidade de manipular carteiras por meio deles.

Aparelho específico (hardware)

Nesse caso, há determinados equipamentos cuja finalidade específica é guardar bitcoins e garantir sua segurança.

Papel

Esse tipo de carteira também é chamado de paper wallet (carteira de papel). É possível criar uma paper wallet totalmente off-line, sem contato direto com a internet.
Muitos sites oferecem a opção de criar paper wallet por meio de um gerador universal. O usuário deve acessar o site, clicar com botão direito do mouse e salvar a página em um arquivo PDF ou HTML no pendrive.
O usuário poderá imprimir o arquivo e guardá-lo em um local seguro ou poderá deixá-lo somente gravado em formato PDF.

Os mecanismos de proteção de carteira de bitcoins

Entre as carteiras de bitcoins móveis, a Breadwallet foi desenvolvida para proteger contra malwares, falhas na segurança do navegador e até roubos físicos. A Greenaddress não deixa as chaves no servidor nem quando estão protegidas por criptografia: usa-se a extensão do navegador/aplicativo ou 2FA (autenticação em 2 passos).
Entre as carteiras de computador, podemos citar:

  • Bitcoin Core: carteira original da Bitcoin, com alto nível de segurança, privacidade e estabilidade;
  • mSIGNA: simples e escalável (nível corporativo), dá suporte a armazenamento off-line, negociações multiassinatura, BIP32, backups criptografados;
  • Electrum: usa servidores remotos e permite a recuperação da carteira com a senha pessoal;
  • BitGo: exige 2FA para qualquer transação, protege contra malwares e invasões ao servidor.

Sobre as carteiras internet, podemos citar: Blockchain (a mais popular no mundo todo, oferece encriptação dupla, 2FA, suporte para transações off-line); Coinbase (acesso de qualquer local e recurso de proteção avançada chamado BTC Vault, um cofre de multiassinatura); Xapo (a mais popular no Brasil por causa do cartão de débito VISA, também oferece cofre de elevada segurança).
Finalmente, sobre as carteiras cold storage, podemos destacar:

Hardware

Conta com carteiras de bitcoins como ledger wallet e Trezor. A ledger wallet divide-se em:

  • Ledger Nano S: projetada sobre uma plataforma de smartcard ST23YT66, preserva a segurança das chaves, valida transações, pode ser usada como cartão pré-pago de seguro ou de multiassinatura (é a mais barata das carteiras hardware);
  • Ledger HW.1: ledger wallet de custo-benefício, não apresenta tela, mas é mais segura que as carteiras quentes.

A Trezor permite assinar transações e conectar-se à internet.

Paper wallet

O Blockchain oferece essa opção (basta selecionar no menu do site a opção “carteira de papel”). Temos ainda o sites do: BitcoinPaperWallet.com (que oferece produto que resiste à violação da wallet e etiquetas holográficas que garantem a integridade da carteira).

O que pensa sobre a proteção das carteiras de bitcoins? Que tipo de carteira você prefere? Que mecanismo de segurança acha melhor? Deixe seu comentário!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.