Neste post vamos explicar o qual é a proteção das carteiras de bitcoins. Fique ligado e protegido para não perder suas criptomoedas.
Bitcoin foi o resultado do desenvolvimento do conceito de criptomoeda, ou melhor, da moeda protegida por criptografia. Isso tomou grande proporção a fim de efetuar o controle sobre as transações, dispensando a necessidade de uma autoridade central.
Um lugar seguro para se guardar os bitcoins é em uma carteira. Neste post, vamos tratar de proteção de carteira de bitcoins. Leia e aumente seus conhecimentos!
Para que servem as carteiras de bitcoins
A função de uma carteira de bitcoin é armazenar em segurança a criptomoeda de um determinado usuário.
A carteira bitcoin (bitcoin wallet) permite que o usuário transfira moedas diretamente de uma carteira para outra.
Os tipos de wallet bitcoin
É possível armazenar os bitcoins em:
- Ambiente online ou com conexão à internet (carteiras quentes);
- Ambiente off-line (cold storage).
Dispositivo móvel
É um aplicativo usado em celular que faz a manipulação da criptomoeda; assim, ele permite realizar transações pelo telefone rapidamente e com eficiência.
Computador (desktop)
Foi o primeiro tipo de wallet bitcoin que surgiu. É um tipo seguro, ficando a carteira guardada no próprio computador do usuário.
Internet
Nesse caso, a proteção de carteiras de bitcoins acontece de forma online: alguns sites disponibilizam a possibilidade de manipular carteiras por meio deles.
Aparelho específico (hardware)
Nesse caso, há determinados equipamentos cuja finalidade específica é guardar bitcoins e garantir sua segurança.
Papel
Esse tipo de carteira também é chamado de paper wallet (carteira de papel). É possível criar uma paper wallet totalmente off-line, sem contato direto com a internet.
Muitos sites oferecem a opção de criar paper wallet por meio de um gerador universal. O usuário deve acessar o site, clicar com botão direito do mouse e salvar a página em um arquivo PDF ou HTML no pendrive.
O usuário poderá imprimir o arquivo e guardá-lo em um local seguro ou poderá deixá-lo somente gravado em formato PDF.
Os mecanismos de proteção de carteira de bitcoins
Entre as carteiras de bitcoins móveis, a Breadwallet foi desenvolvida para proteger contra malwares, falhas na segurança do navegador e até roubos físicos. A Greenaddress não deixa as chaves no servidor nem quando estão protegidas por criptografia: usa-se a extensão do navegador/aplicativo ou 2FA (autenticação em 2 passos).
Entre as carteiras de computador, podemos citar:
- Bitcoin Core: carteira original da Bitcoin, com alto nível de segurança, privacidade e estabilidade;
- mSIGNA: simples e escalável (nível corporativo), dá suporte a armazenamento off-line, negociações multiassinatura, BIP32, backups criptografados;
- Electrum: usa servidores remotos e permite a recuperação da carteira com a senha pessoal;
- BitGo: exige 2FA para qualquer transação, protege contra malwares e invasões ao servidor.
Sobre as carteiras internet, podemos citar: Blockchain (a mais popular no mundo todo, oferece encriptação dupla, 2FA, suporte para transações off-line); Coinbase (acesso de qualquer local e recurso de proteção avançada chamado BTC Vault, um cofre de multiassinatura); Xapo (a mais popular no Brasil por causa do cartão de débito VISA, também oferece cofre de elevada segurança).
Finalmente, sobre as carteiras cold storage, podemos destacar:
Hardware
Conta com carteiras de bitcoins como ledger wallet e Trezor. A ledger wallet divide-se em:
- Ledger Nano S: projetada sobre uma plataforma de smartcard ST23YT66, preserva a segurança das chaves, valida transações, pode ser usada como cartão pré-pago de seguro ou de multiassinatura (é a mais barata das carteiras hardware);
- Ledger HW.1: ledger wallet de custo-benefício, não apresenta tela, mas é mais segura que as carteiras quentes.
A Trezor permite assinar transações e conectar-se à internet.
Paper wallet
O Blockchain oferece essa opção (basta selecionar no menu do site a opção “carteira de papel”). Temos ainda o sites do: BitcoinPaperWallet.com (que oferece produto que resiste à violação da wallet e etiquetas holográficas que garantem a integridade da carteira).
O que pensa sobre a proteção das carteiras de bitcoins? Que tipo de carteira você prefere? Que mecanismo de segurança acha melhor? Deixe seu comentário!