Conheça os 3 principais perfis de investidor Investimento

Conheça os 3 principais perfis de investidor

Foxbit
Um dos erros mais comuns cometidos por quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos é não entender muito sobre os perfis de investidor. Trata-se de um conhecimento valioso, que ajudará você a se posicionar melhor diante de suas aplicações.
Pensando nisso, elaboramos este post com o intuito de explicar como eles agem, quais são as principais características de cada um e quais fatores motivam suas tomadas de decisão. Você ainda saberá como identificar o seu perfil e a importância de fazê-lo. Continue a leitura do texto até o final para saber mais!
https://blog.foxbit.com.br/5-erros-que-voce-nunca-deve-cometer-antes-de-investir-dinheiro/

Quais são os 3 perfis de investidor?

Conservador

Esse tipo de investidor é aquele que procura por segurança na hora de aplicar seu capital. Não está disposto a lidar com inúmeras variações e quer saber, com precisão, qual é a relação entre rentabilidade e risco.
Quem vai começar a investir, geralmente, enquadra-se nessa categoria, pois tem muito receio de não alcançar os resultados desejados. Por isso, o conservador tem, em sua carteira de investimentos, uma distribuição de 80% para investimentos em renda fixa e 20% para os de renda variável.

Moderado

Como sugere o próprio título, o moderado está preocupado em equilibrar suas ações, mesclando ousadia e conservadorismo na hora de escolher o investimento ideal. Se há uma boa possibilidade de obter retornos acima da média, ele se arrisca.
Caso contrário, prefere contar com aquilo que é mais garantido. Sua carteira é comumente distribuída entre 60% e 65% de renda fixa. O restante vai para renda variável e fundos variados.

Agressivo

Investidores agressivos são aqueles que aceitam o risco em nome do retorno. Abrem mão da liquidez e procuram pelas aplicações que mais podem render.
É comum que já tenham um patrimônio considerável, o que facilita a manutenção dessa postura. Não à toa, mais da metade de seus investimentos é direcionada à renda variável.

Por que saber o seu perfil de investidor?

Saber em qual dos perfis você se encaixa é uma das premissas básicas para ter sucesso investindo. Afinal, desse modo, será possível identificar de qual maneira você deve se comportar na hora de escolher seus investimentos. Não se esqueça de que é mais fácil encontrar as boas oportunidades quando você sabe o que está buscando.
https://blog.foxbit.com.br/e-preciso-ter-tempo-livre-para-ser-um-investidor-de-sucesso-veja-mais/

Como identificar?

Primeiramente, reflita sobre em qual momento da vida você está e sobre quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. O que você pretende fazer com o seu patrimônio? Quais são suas metas ao investir?
Depois, questione-se a respeito daquilo que você já possui. É possível correr alguns riscos? Você tem reservas de contingência? De quanto tempo você dispõe para acompanhar e analisar suas aplicações? Como pretende alcançar sua independência financeira?
Responder essas perguntas é uma atitude aparentemente simples, mas que ajuda a ter uma noção sobre o tema. Entenda quais são suas limitações e anseios financeiros. Compreender melhor sobre os perfis de investidor pode ser o diferencial que faltava para que você comece a aplicar seu dinheiro.
Se você gostou do post, aproveite para conhecer 5 ferramentas efetivas para investidores! Não perca!
https://blog.foxbit.com.br/conheca-5-ferramentas-efetivas-para-investidores/