Centenas de bilhões de dólares negociados todos os dias, instituições famosas investindo e milhões de consumidores,quem vê o mercado de bitcoin hoje pode achar que sempre foi assim. Mas a verdade é bem diferente, o mercado de bitcoin teve 4 fases claras.
1° fase: O Bitcoiner raiz
Quando entrei no mercado de bitcoin era “tudo mato”. Em 2013 tínhamos uma comunidade brasileira com no máximo 3 mil pessoas discutindo sobre uma nova moeda digital, falando coisas de nerd como: evolução do protocolo, novos sistemas de consenso e melhorias no código da criptomoeda. Era tudo muito pequeno.
Nesta época o bitcoin era tratado como “coisa de criminoso” pela mídia, uma moeda completamente privada, anônima e usada nas profundezas da internet. A mídia e os piramideiros ajudavam a espalhar essa má-fama totalmente infundada.
Por isso o Guto resolveu ajudar na criação do conteúdo e educação do mercado. Traduzimos textos, livros, filmes no Youtube e tudo que pudesse ajudar na disseminação de informações certas sobre o bitcoin.
Mas todo esse esforço era completamente em vão, pois os piramideiros – aqueles caras que prometem retornos impossíveis – estavam destruindo a reputação do Bitcoin . Começamos então a atacá-los nas redes sociais. Chegamos a receber ligações com ameaças de morte, só porque postamos alguns memes.
Foi uma fase difícil, mas a comunidade brasileira era muito boa e as discussões eram de alto nível.