Davos 2023: Criptomoedas são destaques nos primeiros dias do WFE

jan 19, 2023 | Finanças, Imprensa, Notícias, Outras categorias

Disseminar conhecimento e ficar por dentro das tendências e perspectivas de diversos mercados é super importante para se manter atualizado e prever possíveis novidades que estão por vir. Muitas vezes, conteúdos mais sensíveis  sobre estes temas estão na cabeça de CEOs ou representantes de grandes empresas que quase nunca estão acessíveis ao público. Porém, o Fórum Econômico Mundial (WFE), que acontece anualmente na cidade de Davos, na Suíça, se tornou uma boa oportunidade para ouvir as grandes referências e líderes mundiais sobre assuntos relevantes e problemas mundiais. No evento que rola durante toda esta semana, muitos temas já foram destaques, sendo um bastante importante para a gente. Confira aqui o que rolou até agora sobre Criptomoedas em Davos 2023!

Davos 2023: Blockchain “imparável”

Para muito além das criptomoedas como ativos, há todo um mercado da própria tecnologia que envolve o setor. O blockchain, banco de dados distribuído e base das moedas digitais, é responsável pela verificação rápida, barata, segura e imutável de diversos tipos de informações. Essas características têm sido objeto de estudo de empresas gigantes que procuram mais segurança digital e eficiência em rastreio da cadeia de suprimentos, redução de burocracia, tokenização e acessibilidade, entre outros.

Embora a perspectiva regulatória ainda não esteja clara em muitos países, foi consenso nestes primeiros dias de Davos 2023, que o blockchain está aí para ficar. O presidente do UBS Group AG, Colm Kelleher, descreveu a tecnologia como “imparável”, mas acrescentou a necessidade de uma conformidade legal sobre seu uso.

Davos 2023: Desenvolvimento de DAOs

A partir do blockchain, existem muitas possibilidades de atuação, como é o caso das Organizações Autônomas Descentralizadas – DAOs. Basicamente, este ambiente permite reunir pessoas desconhecidas, de diferentes partes do mundo, em uma plataforma com regras estabelecidas, onde as decisões são tomadas de forma democrática, autônoma e codificada.

Com o controle todo na mão dos membros e as regras descritas em códigos computacionais, a organização fornece uma espécie de programa de computador transparente, podendo ser aplicada de diversas formas no mundo atual, como nas finanças descentralizadas.

Em Davos 2023, o WEF publicou o relatório “Kit de ferramentas de Organização Autônoma Descentraliza”. No documento, foi reconhecido o potencial da ferramenta, além de discutirem possíveis aplicações das DAOs. Para os programadores, foi interessante observar que esse “kit” trouxe recomendações sobre como desenvolver uma DAO.

Davos 2023: Economia Tokenizada

Embora criptomoedas sejam vistas como uma tecnologia ainda distante de ser aplicada, na realidade, ela é bastante acessível atualmente e, a cada dia, ganha mais espaço no mercado. Por conta da facilidade de introdução de informações em um blockchain, a tokenização se tornou um ponto atraente para empresas que querem tornar ativos próprios ou de terceiros mais acessíveis.

A ideia da tokenização é justamente coletar um ativo e transformá-lo de forma digital, por meio de um smart contract. Um bom exemplo desse processo são os precatórios. Essa dívida do governo pode ser vendida pelo seu titular para um terceiro. Porém, por se referirem a valores altos, a aquisição, muitas vezes, fica restrita a grandes empresas. O acesso a esses documentos também exige uma busca burocrática e conhecimento jurídico, que não é comum à grande maioria das pessoas.

Aqui na FoxBit, a tokenização de precatórios já acontece! A partir de R$ 50 ou R$ 100, é possível comprar frações de um precatório, tudo de forma digital. Assim, um produto, antes totalmente inacessível, agora, está democratizado e ao alcance de qualquer pessoa.

Entendendo a importância da tokenização, um painel de especialistas, formado pelos CEOs da Circle, Bitkub Capital, Ministro dos Transportes e Comunicações da Finlândia e o cofundador da Yield Guild Games, apresentou o tema ao público, em Davos 2023. O grupo destacou que a economia do futuro será cada vez mais tokenizada, de olho, principalmente, na autocustódia dos ativos.

Davos 2023: Educação

É de conhecimento geral que o mercado cripto sofreu baques consideráveis no último ano, principalmente com a dificuldade sofrida por grandes empresas ao redor do mundo. Por isso, um painel liderado pela editora-chefe do Cointelegraph, em Davos 2023, apresentou a necessidade de educar a comunidade sobre criptomoedas e blockchain, principalmente a próxima geração, pois essa tecnologia. Segundo ela, o processo educacional será a “pedra angular para todos nós, como sociedades e indivíduos”.

A tesoureira da Fundação Hedera, Betsabe Botaitis, manteve o coro: “Há muito, muito pouca tecnologia fornecida para a educação em gestão de patrimônio. Acho que é o setor privado que precisa ter essa educação, os reguladores e todos que estão conversando”.

Davos 2023: Regulamentação

Outro ponto bastante discutido em Davos 2023 foi a regulamentação. O tema, que foi frequente nos WEFs anteriores, ganhou força este ano, principalmente por conta do ocorrido com a FTX, em 2022. Para a representante do Cointelegraph, “saber que podemos confiar nos dados é extremamente importante. É por isso que eu acho que blockchain é especialmente importante”.

Entretanto, essa confiança oferecida pelo blockchain não foi a discussão entre os participantes, mas, sim, a necessidade de uma regulamentação sobre o uso da tecnologia, principalmente quando envolve criptomoedas e mercado financeiro.

O Ministro Sênior de Cingapura, Tharman Shanmugaratnam, e o membro do Conselho de Governança do Banco Central Europeu (BCE), François Villeroy de Galhau, puxaram a fila, apontando a necessidade de uma regulamentação sobre os criptoativos. Villeroy destacou que não apenas problemas com empresas de criptomoedas é um ponto de regulação, mas fundos do mercado monetário e fundos de pensão do Reino Unido também passaram por instabilidade financeira, após o colapso da FTX.

Tharman, entretanto, apontou que regulamentar criptomoedas, por meio de lentes bancárias tradicionais, colocaria em risco a legitimidade de toda uma classe de ativos. O que não necessariamente seria o caminho.

A presidente da Purpose Entertainment e fundadora da SPACE acompanhou o raciocínio de Tharman e foi dura nas críticas sobre os pedidos de regulamentação de criptomoedas ‘jogados ao ar’: “Como todas essas pessoas podem tomar decisões sobre o que acontece com as leis quando nem mesmo entendem a tecnologia ou esse novo mundo?”.

Davos 2023: CBDCs

Em outra discussão, foi feito um paralelo entre CBDCs (Central Bank Digital Currency) e criptomoedas tradicionais, como bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH). Para o CEO da PayPal, Dan Schulman, “é importante não confundir criptomoedas e CBDCs, stablecoins e DLT… Eles são muito diferentes”.

Em sua fala, em Davos 2023, Schulman destacou que apesar do ano conturbado para as criptomoedas, “a tecnologia subjacente [blockchain] funcionou perfeitamente… A promessa de um livro-razão distribuído é que ele pode ser mais rápido e barato, para liquidar transações simultaneamente sem intermediários. Isso é uma coisa importante”.

Até mesmo Lynn Martin, presidente da Bolsa de Valores de Nova Iorque acompanhou a perspectiva: “Agora, algumas das tecnologias foram adotadas e usadas para realmente tornar os processos muito mais eficientes”.

Davos 2023: Mercado financeiro

Não só a falta de regulamentação das criptomoedas é um problema para bancos e bolsas de valores, mas a migração de dinheiro do mercado acionário e perdas de clientes colocou mais fogo no “ranço” das instituições tradicionais às criptos, nos anos anteriores.

O CEO da Ava Labs, porém, se posicionou em Davos 2023, não de forma agressiva ao mercado tradicional (TradFi), mas acolhedora. Gun Sirer disse que “DeFi não significa um ataque ao TradFi. DeFi deve ser um complemento ao TradFi, pelo menos inicialmente”.

“Agora, a TradFi está entendendo que, sim, [DeFi] tem a transparência que clamamos, [eles] podem fazer testes de segurança em seus sistemas por causa da capacidade de auditoria dos sistemas que construíram, que não podemos fazer”, acrescentou Sirer.

Davos 2023 ainda segue por mais alguns dias, e muitas apresentações sobre criptomoedas devem rolar por lá. Vale destacar que os tópicos apresentados aqui são apenas algumas discussões das várias que aconteceram por lá nesses dois primeiros dias de painéis. Assim, a presença de empresas cripto no WEF, assim como a perspectiva muito mais empresarial do que financeira do setor, abre portas para que novas oportunidades sejam conversadas. A compreensão de que blockchain e tokenização fazem parte das empresas atualmente, permite o desenvolvimento tecnológico cada vez mais acelerado e seguro.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.