Day trade de criptomoedas: o que é, estratégias e gerenciamento de risco

fev 16, 2024 | Investimento, Outras categorias

Com cada vez mais pessoas buscando novas fontes de renda ou até mesmo profissões, o day trade se popularizou entre as pessoas. O método de investimento – utilizado por experientes e agora também por iniciantes – tem como maior atrativo a possibilidade de se obter lucros acima do que os oferecidos pelo mercado convencional.

Porém, nenhum almoço sai grátis. Como estamos falando de operações de compra e venda em um pequeno espaço de tempo, os riscos associados também são maiores por aqui. Isso acaba exigindo que o investidor faça análises fundamentais e técnicas para alcançar uma proporção positiva em suas negociações.

Esta prática se popularizou no mercado de criptomoedas, principalmente por conta da volatilidade diária que essa classe de ativos apresenta. Em meio aos cuidados necessários em cada movimento, há estratégias importantes que podem te levar a um caminho de sucesso no day trade de criptomoedas.

Banner apresentando o day trade de criptomoedas

O que é day trade?

Day trade é uma estratégia de investimento. Seu objetivo é comprar e vender um ou mais ativos financeiros em um único dia de negociação. Com isso, a ideia é que os lucros obtidos em cada operação venham das flutuações de preço no curto prazo dessas aplicações.

Por ser uma abordagem que abre e fecha posições no mesmo dia, a tendência é que ela consiga reduzir o risco do investidor estar sujeito a mudanças muito bruscas de preços, em momentos fora do horário de negociação. Ou seja, em que a bolsa de valores brasileira, por exemplo, está fechada.

Essa estratégia se popularizou bastante no Brasil e a partir da grande acessibilidade de plataformas atualmente, os investidores realizam negociações deste tipo com ações, commodities, moedas fiduciárias e, agora, também o day trade de criptomoedas.

E apesar de ser considerado um mecanismo avançado, há muita lógica por trás da escolha pelo day trade, em vez de outros modelos de investimento, como:

  • Potencial de maior lucro em um menor tempo
  • Aproveitamento da volatilidade natural do mercado
  • Maior controle sobre suas posições e ajustes de valores
  • Satisfação própria com uma operação bem sucedida

Se comparados com outros métodos, o day trade é a estratégia mais intensa e que coloca o investidor no olho do furacão, como você pode ver a seguir:

Swing trade: Investidor compra um ou mais ativos e mantém a posição aberta por dias ou até mesmo semanas. Isso reduz possíveis ruídos de mercado no médio prazo, mas também exigem muito estômago do investidor para não encerrar o trade em determinados momentos de maior volatilidade.

Position trading: Assim como o swing trade, o position trading foca no longo prazo. Porém, aqui, os prazos são longos mesmo, já que a proposta é fazer uma análise bem ampla da tendência de mercado.. Pode-se dizer que este modelo é o oposto total do day trade, que mira em operações de algumas horas.

Ao olhar para essas duas metodologias, o day trade é o que mais exige atenção dos investidores e até um acompanhamento constante do desempenho dos ativos. Afinal, as decisões precisam ser tomadas de forma muito rápida, aproveitando qualquer variação de preço ou oportunidade.

Mas, como você pode imaginar, o famoso “compra na baixa e vende na alta” não é tão simples assim. É preciso estudar bastante antes de entrar para o day trade.

Iniciando no day trade

Embora os lucros sejam atrativos, nem todos conseguem lidar com a montanha-russa que é o day trade. Afinal, é preciso lidar com a volatilidade do mercado e sentimentos próprios de alegria ou frustração quando um negócio não dá certo.

Por isso, se você pretende utilizar esta estratégia de investimento, saiba que o ideal é que você estude e combine diferentes tipos de conhecimentos para que suas operações sejam as mais assertivas possíveis.

Neste caso, é preciso entender minimamente sobre a macroeconomia global, o setor no qual sua escolha faz parte, além das condições do próprio emissor ou responsável por este ativo. Isto é o que chamamos de análise fundamental.

Mas para além disso, é importante saber analisar o comportamento do mercado nos gráficos. Assim, a chamada análise técnica vai te guiar para uma busca de padrões e indicadores que vão te auxiliar nas estratégias de compra e venda.

Leia também: Três indicadores gráficos para você começar a investir em criptomoedas

Fora isso, os traders devem acompanhar os custos associados às operações, como taxas de corretagem e spreads, que podem impactar no lucro obtido. Ao mesmo tempo, é fundamental criar um bom gerenciamento de risco, pois se os ganhos podem ser altos, as perdas também podem.

Riscos e vantagens do day trade

Embora você já tenha visto aqui sobre o funcionamento desta estratégia de investimento, é importante aprofundar um pouco mais sobre os riscos e vantagens do day trade. A começar com os pontos positivos:

Lucros rápidos: Talvez a principal vantagem do day trade é sua possibilidade de gerar lucros altos e rápidos. Por isso, a estratégia acabou virando uma profissão e não só uma potencialização de renda.

Versatilidade: Há uma variedade muito grande de ativos disponíveis para day trade, como ações, commodities, moedas fiduciárias e criptomoedas. Por isso, você não precisa ficar restrito a um único ativo ou a um setor que você tenha menos conhecimento.

Surfar na volatilidade: O principal mercado que se beneficia do day trade costuma ser aquele que é mais volátil. Afinal, é a partir dessas flutuações que o seu lucro vai ser baseado. Então, um setor com baixa oscilação vai te trazer poucas oportunidades de negociação.

Alavancagem: Em muitos mercados, a alavancagem está disponível. Este mecanismo potencializa o investimento, multiplicando o valor inicial investido, assim como os possíveis ganhos das operações. Porém, quanto maior a alavancagem, maior o risco. Por isso, muito cuidado na hora de utilizar este mecanismo.

Já as desvantagens do day trade estão relacionadas à:

Volatilidade: Aquele ditado: “a mão que dá é a mesma que tira” faz muito sentido aqui. Afinal, se a volatilidade pode gerar lucros importantes, ela também pode levar a perdas significativas, caso o mercado se movimente na direção contrária às suas posições.

Operação de risco: Por ser uma negociação de curto prazo e ainda passível de se utilizar alavancagem, os investidores podem ter pouco espaço para manobrar suas posições e evitar possíveis perdas. Por isso, o gerenciamento de risco é tão importante aqui.

Dedicação constante: Ao contrário de investimentos de longo prazo, aqui, você precisa estar atento e acompanhando o mercado minuto a minuto. Além disso, o conhecimento é ainda mais indispensável do que em outras metodologias. Por isso, prepare seu tempo para se dedicar aos estudos e análises.

Taxas: As taxas podem ser mais elevadas no day trade do que em outras estratégias de investimentos. Por isso, é importante ter em mente que a tarifa pode impactar no lucro, exigindo um cálculo mais assertivo no momento da negociação do ativo.

Simulação de lucros e perdas com day trade

Day trade no mercado de criptomoedas

Disponível em diferentes mercados, também é possível realizar o day trade com criptomoedas. Afinal, estamos falando de um setor em que não só a volatilidade é algo que ainda domina as operações e os ativos, como seu funcionamento é bem diferente do que ocorre em plataformas tradicionais.

A começar, o mercado de criptomoedas não possui restrição de horário. Ou seja, é possível comprar e vender Bitcoin, Ethereum e outras altcoins a 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mais do que isso, a negociação pode ocorrer de forma universal, em um único ambiente. Neste caso, você pode estar aqui no Brasil, comprando BTC na Foxbit, de um brasileiro que mora no Japão, por exemplo.

Exemplificação de uma negociação de criptomoedas globalmente

E vale citar novamente a volatilidade do mercado de criptomoedas, em comparação com outros setores. Oscilações de 10% no dia de uma moeda digital é quase como “uma terça-feira qualquer”. Então, há muitas oportunidades disponíveis para quem quer realizar day trade. Mas, claro, sem esquecer que a volatilidade na direção errada também pode te impactar.

Estratégias para o day trade de criptomoedas

As estratégias começam a partir de uma boa análise fundamental e técnica. Então, é importante que você entenda o que aquela criptomoeda está propondo ao mercado, se tem validade e o que o comportamento dos investidores, via gráfico, dizem a respeito deste ativo.

A partir daí, você pode seguir algumas estratégias interessantes, como:

Scalping: Você pode reduzir o tempo gráfico das criptomoedas ao mínimo e fazer diversas pequenas operações ao longo do dia, acumulando lucros em todas elas. Este tipo de negociação pode durar, poucos minutos ou até mesmo segundos, dependendo da volatilidade do mercado. 

Trading bots: Uma forma de aproveitar o horário total do mercado de criptomoedas, sem que isso prejudique sua rotina, é utilizar trading bots. Esta estratégia de investimento é baseada em robôs que realizam a compra e venda automática de criptomoedas, a partir dos critérios definidos por você.

Arbitragem: Além do comprar na baixa e vender na alta, é possível se apoiar na própria característica descentralizada do mercado de criptomoedas para realizar seus lucros. A arbitragem permite que você compre um ativo a um preço mais barato em uma corretora e o venda a um preço maior em outra exchange. Isso exige que você seja muito rápido e tenha acesso a diversas plataformas.

Apesar dessa diversidade, é importante ficar de olho em alguns pontos de atenção na hora de fazer o day trade de criptomoedas. Afinal:

Alta volatilidade: Ao contrário do mundo tradicional, o mercado de criptomoedas é bastante volátil. E, sem brincadeiras, uma oscilação de 10% em um único dia não é nada incomum. Por isso, muita atenção e foco no gerenciamento de risco para não acabar caindo do cavalo.

Segurança: Há muitas exchanges novas por aí e plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) que oferecem a negociação de criptomoedas. Porém, muitas delas podem apresentar problemas de segurança graves, comprometendo seus ativos. Por isso, escolha uma corretora com credibilidade e que tenha um histórico alto de segurança, como a Foxbit.

Liquidez: Selecione bem as criptomoedas que você vai negociar. Algumas podem ter uma liquidez muito baixa, tornando difícil sua venda quando você mais precisar. Assim, analise o quanto daquele token está sendo vendido e comprado nas plataformas e se vale a pena o risco.

Estratégias de gerenciamento de risco

A estratégia de gerenciamento de risco no day trade de criptomoedas merece uma seção à parte. Afinal, sem ela, os traders podem registrar perdas além do que deveriam experimentar em um ambiente saudável de negociação. Por isso, aqui vão alguns itens que você deve observar.

Realidade: Dificilmente você vai conseguir fazer o trading perfeito de comprar a mínima e vender a máxima. Por isso, analise de fato os ganhos potenciais que aquela operação pode te oferecer, assim como os prejuízos que você está disposto a abraçar, de acordo com seus investimentos. 

Financeiro: Faça um levantamento de quanto o seu investimento inicial pode te trazer de lucro e o quanto dela é possível ser perdido, sem que isso comprometa suas negociações futuras. Assim, estipule um mínimo e máximo de ganhos e perdas que você pode ter em um dia.

Emocional: O day trade de criptomoedas pode ser estressante e gratificante. Por isso, mantenha sempre sua estratégia, sabendo dos riscos envolvidos na operação. Não seja ganancioso demais e continue cauteloso. No longo prazo, isso vai tende a te fazer ganhar mais e perder menos.

Day trade exige grande gerenciamento de risco

Lembre-se: ninguém fica rico do dia para a noite. Muito menos sem dedicação. Estude bastante, treine e só então faça o day trade de criptomoedas. Mantenha sempre sua estratégia baseada no que sua realidade permite e no que o próprio mercado também consegue oferecer. Não há uma solução mágica para investir.

Day trade de criptomoedas é legal no Brasil?

O Brasil tem sido um dos países mais avançados no que diz respeito à regulamentação do mercado de criptomoedas. Apesar de os ativos em si não apresentarem uma regra específica ainda, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central brasileiro já estão com uma regulação específica – embora ainda em andamento – para os players envolvidos neste mercado.

Para o day trade de criptomoedas, também não há uma regra. Porém, a atividade não é ilegal. Inclusive, ela incide em impostos fiscais, a partir da Receita Federal. A depender do montante obtido em lucros, por exemplo, é possível que você precise pagar uma alíquota variante de Imposto de Renda.

E não adianta esconder seus ganhos. A instrução Normativa da Receita Federal (IN RFB) nº 1.888/2019 obriga que as exchanges brasileiras informem às autoridades todas as operações realizadas pelos usuários em suas plataformas. E se você utiliza alguma exchange internacional, também é de sua obrigação fazer a declaração, assim como os reguladores estão buscando mecanismos para fazer com que essas empresas também divulguem seus dados à Receita Federal.

Preparado para começar?

Chegou a hora de colocar a mão na massa. Estude bastante, faça seu gerenciamento de risco e comece a potencializar seus investimentos. Seja pelo day trade de criptomoedas ou até mesmo pelo HODL, esta é uma classe de ativos completa e que pode te trazer oportunidades muito interessantes.

Aqui na Foxbit Exchange, você conta com mais de 80 criptomoedas disponíveis para compra e venda, além de staking de criptomoedas e acesso a ativos tokenizados. Já na Foxbit Pro, são mais de 330 moedas digitais, a partir de 570 order books para gerar alta liquidez na negociação.

Tudo isso com uma plataforma extremamente segura, que também opera 24/7 e possui suporte 100% brasileiro. Comece agora a investir em criptomoedas com a Foxbit!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.