Como investir em bitcoins para garantir a aposentadoria

dez 7, 2016 | Investimento

Quais cuidados você faz para garantir seu futuro? Investir em bitcoins pode garantir sua aposentadoria. Os bitcoins são utilizados para compras, reservas monetárias e outros tipos de operações financeiras online. Porém, há outra utilidade interessante para a moeda, não considerada por quem pouco conhece de investimentos digitais, mas que pode ser muito rentável: o investimento. Se bem planejado, o investimento em bitcoins garantirá sua aposentadoria, já que a rentabilidade dessa moeda é bem alta em longo prazo.
Dessa forma, a moeda digital se torna ideal para quem já está pensando no seu futuro. E porque não investir em uma moeda que se torna cada vez mais usada no mercado? Leia tudo o que precisa saber sobre como investir em bitcoins para garantir sua aposentadoria!

Afinal, o que é Bitcoin?

O bitcoin nada mais é do que uma moeda digital, protegida por uma criptografia especial, e por isto, é considerado uma criptomoeda. Inclusive, todas as transações realizadas com os bitcoins são feitas sem a necessidade de um intermediador, sendo gerenciadas pelos próprios usuários.
E como destacado anteriormente, o bitcoin se tornou uma excelente modalidade de investimento, além de ser uma forma de pagamento segura e eficaz. Empresas como a Dell, Microsoft, Overstock e Tecnisa, por exemplo, já aceitam esta moeda digital como pagamento.

Quais são as vantagens dos Bitcoins?

O uso de bitcoins não é uma tendência, mas o caminho para o futuro. Nesse sentido, a aplicação em bitcoins vem se tornando cada vez mais comum no mercado, apresentando algumas vantagens consideráveis.
Mas, antes de analisar as diversas vantagens é preciso que o investidor se atente para o fato do bitcoin ser um investimento a longo prazo. Afinal, o grande diferencial da criptomoeda frente a utilização de moedas comuns é o fato dela ser independente. Em outras palavras, o bitcoin está protegido da instabilidade financeira.
Assim, ele se torna uma excelente opção de investimento a longo prazo, livre de vínculos estatais e das variações e turbulências do mercado econômico global. Todas essas características o fazem ser um investimento muito mais rentável que as demais opções disponíveis no mercado.
Além da rentabilidade, pode-se destacar outras vantagens desta moeda digital, como a maior previsibilidade, mais rapidez e liquidez.

Maior previsibilidade

A emissão de bitcoins é previsível, graças ao protocolo da moeda. Dessa forma, sabemos que existirão apenas 21 milhões de moedas, não podendo haver nova emissão de bitcoins. Assim, a moeda pode ser considerada deflacionária, diferente do real, dólar e outras moedas que conhecemos.

Mais rapidez

Transações envolvendo bitcoins são extremamente rápidas, para quem possui uma carteira digital. Isso garante praticidade ao investidor e facilita muito sua vida, sem conter tamanha burocracia ou demora.

Mais liquidez

Alguns investimentos precisam permanecer intactos durante muitos meses, para serem mais rentáveis. Já o bitcoin pode ser liquidado a qualquer momento, sem precisar ficar preso a prazos. Esse tipo de atitude fez algumas pessoas ficarem ricas rapidamente, mas estas são consideradas um ponto fora da curva.
O bitcoin apresenta, sim, certa liquidez frente às principais modalidades de investimento disponíveis no mercado. No entanto, o prazo de investimento é extremamente importante. Sobretudo, as criptomoedas estão sendo mais utilizadas em todo mundo, fazendo que o valor de cada moeda se valorize.
No início, cada unidade era cotada a menos de U$1,00. No ano de 2013, houve registros de moedas vendidas acima de U$1.100,00, evidenciando a importância do longo prazo nesta modalidade de investimento.

Segurança

segurança dos bitcoins é outro ponto que merece destaque. O fato de ser descentralizado, em relação às instituições financeiras, provê certa segurança para a moeda digital. Ainda assim, a sua popularidade está tornando-o um alvo mais frequente de ataques virtuais.
Felizmente, existem algumas maneiras eficazes de proteger seus bitcoins contra roubos. Por meio de ferramentas específicas é possível protegê-los utilizando uma carteira física offline, também conhecida como paper wallet. Assim, as pessoas terão acesso ao seu dinheiro, sem depender de um terceiro.

E como fica a previdência?

Uma das formas mais tradicionais de investimentos para a aposentadoria é a previdência, seja na opção social ou privada. No entanto, considerar o investimento em bitcoins como alternativa é, também, uma excelente dica.
E por que pensar nesse expediente para a hora de se aposentar? Deve-se lembrar de que uma boa carteira de investimentos precisa ser diversificada. Apostar no investimento em bitcoins como parte da sua carteira para a aposentadoria é uma tática interessante a ser adotada.
Outra ação que pode ser realizada é apostar na moeda digital para a criação de uma reserva de emergência. As reservas são fundamentais para que os investidores estejam protegidos de imprevistos, como acidentes, doenças e outros problemas, que podem impactá-lo financeiramente, fazendo-o abrir mão de seus investimentos.
Nesse sentido, o bitcoin é uma excelente “reserva financeira” por apresentar negociações com cotações aceitáveis e, ainda, propiciar a valorização do seu dinheiro. Dessa forma, até o dinheiro utilizado para formar a reserva de emergência estará se valorizando no mercado.

Qual é o risco e como investir em bitcoins para garantir a aposentadoria?

Como em qualquer investimento, é conveniente levar em consideração os riscos atrelados a determinadas aplicações. Os bitcoins, claro, não fogem à regra.
A liquidez dos bitcoins atualmente se assemelha àquela de alguns tipos de investimentos tradicionais, como o dos títulos americanos SPDR GLD. No entanto, o valor dos bitcoins no futuro é especulativo. Como tal, por mais que estude sobre o tema, nem sempre poderá ter certeza de que ele trará tanto lucro como prometido.
O principal risco do investimento do bitcoin se encontra na volatilidade dos preços da moeda. Embora já se tenha registrado grandes ganhos e valorizações repentinas, a variação vem se tornando um empecilho para os investidores.
Tendo isso em mente, o ideal é investir pequena parte das suas economias nas aplicações em bitcoins para garantir aposentadoria, de forma a assegurar a tranquilidade futura com base em uma sortida carteira de investimentos. Assim, não perderá a chance de lucrar com tal ideia promissora.
É necessário destacar que, quanto mais popular a criptomoeda se torna e o seu volume de capitalização aumenta e a probabilidade de grandes variações de preço diminuem consideravelmente.
Nesses termos, pode-se concluir que investir em moedas digitais pode ser uma boa estratégia para formar a sua carteira para a aposentadoria. Além dos benefícios destacados, não podemos nos esquecer de que o bitcoin não será afetado pelas reformas da previdência, protegendo o seu dinheiro e sendo fundamental para a sua aposentadoria.
Com bons estudos, as chances de ver seu dinheiro lucrar na esfera digital é muito grande! Será possível também adotar o uso da moeda digital no seu dia a dia, realizando compras nas principais empresas do mundo. Por isso, esteja atento ao campo de atuação do bitcoin e não perca tempo!
Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre como investir em bitcoins? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre todas as novidades relacionadas à moeda!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.