Diversificação de investimentos: entenda a importância Investimento

Diversificação de investimentos: entenda a importância

Foxbit
A diversificação de investimentos é a saída mais segura para quem pretende diminuir os riscos em suas aplicações financeiras. Isso porque, em se tratando de ativos de renda variável, é inevitável ter que lidar com flutuações nos preços das ações e outros tipos de aplicações.
Nesse sentido, devemos destacar que colocar em prática a diversificação pode não ser tão simples como muitos investidores podem imaginar a princípio, pois demanda a elaboração de uma estratégia bem delineada segundo determinados parâmetros.
No post de hoje falaremos exatamente disso, ou seja, de como realizar a diversificação de investimentos da maneira mais efetiva possível. Continue acompanhando e saiba mais!
http://blog.foxbit.com.br/investir-em-banco-e-a-melhor-opcao-para-voce-descubra-agora/

Tenha cuidado com a falsa diversificação de investimentos

Uma parcela considerável dos investidores opta somente por diversificar as instituições financeiras e não os ativos, só que isso é o mesmo que não diversificar, pois os investimentos continuarão a ser remunerados segundo percentuais muito parecidos entre si — ainda que as administradoras dos ativos não sejam as mesmas instituições.
Tenha em vista as carteiras de investimento compostas, principalmente, por ativos de renda fixa. Na ocasião de variações na taxa de juros, todo o capital do investidor sofrerá praticamente a mesma flutuação em termos de rentabilidade.

Saiba como balancear sua carteira

Eis que você chegou a uma fórmula diversificada o suficiente para o seu perfil de investidor. Seus ativos estão rendendo o que era esperado e as perdas de alguns investimentos têm acontecido em pequeno volume.
A manutenção desse cenário ideal exigirá de você um constante esforço de revisão dos percentuais de seu capital alocados por ativo. Os especialistas em mercado financeiro chamam isso de balanceamento periódico da carteira.
Para facilitar a execução dessa tarefa, é possível lançar mão de algumas ferramentas, como o Excel. Através das planilhas, você vai poder listar todos os seus investimentos e condicionar percentualmente a distribuição dos recursos, de modo que seja sempre possível visualizar se um ativo está recebendo um montante maior do que o planejado, por exemplo.
http://blog.foxbit.com.br/conheca-5-ferramentas-efetivas-para-investidores/

Entenda a relação rentabilidade X diversificação

Nos tópicos anteriores, falamos da diversificação de sua carteira e da necessidade de constante revisão. Somado a esse esforço, você deve tomar cuidado para não diversificar em excesso e acabar pagando caro por isso.
Afinal de contas, as administradoras cobram taxas para tomar frente de seus investimentos, de modo que se você contratar várias instituições haverá uma depreciação considerável de seu capital.
Dessa maneira, deve haver sempre uma análise precisa sobre os custos associados aos produtos de investimento. Para tanto, procure fazer uma simulação do investimento e deduza as taxas cobradas pelas administradoras com o passar do tempo. Somente assim será possível verificar tudo o que será pago às instituições financeiras.
No post de hoje esperamos ter prestado os melhores esclarecimentos quanto à importância da diversificação de investimentos. Fique atento a todas as nossas dicas e, se necessário, reformule sua carteira.
Para continuar a conhecer boas estratégias de aplicações financeiras, leia nosso artigo sobre quais as melhores formas de investimento e mantenha-se ainda mais atualizado!