Neste sobe e desce de preço, você sabe quais são as causas da volatilidade em ativos como o Bitcoin (BTC) ou outras criptomoedas?
Livro de ofertas
Os preços que vemos mostrados nas cotações do aplicativo da Foxbit são definidos com base na última negociação realizada entre um comprador e um vendedor.
A Foxbit é uma exchange, ou uma bolsa de valores cripto, onde traders e investidores podem emitir ordens de compra e venda estabelecendo o preço limite e a quantidade desejada.
Estas ordens são lançadas em um “livro de ofertas” que mostra primeiro sempre o maior preço limite de compra e o menor preço limite de venda. Quando estes valores “batem”, uma negociação é realizada e a nova cotação é definida. Isso tudo acontece muito rápido.
No nosso aplicativo também é possível comprar ou vender com ordens “a mercado”, onde o investidor define apenas a quantidade e o tipo de operação, que é executada imediatamente no melhor preço possível para ele, com base no livro de ofertas.
Como os traders decidem qual preço lançar no livro?
Essa é uma decisão pessoal, já que valor é subjetivo e pode ser influenciado por muitas coisas diferentes como:
- Preço médio do mercado;
- Oferta e Demanda;
- Fatores macroeconômicos.
Preço médio do mercado
A formação de preço que foi descrita acima, acontece ao mesmo tempo em diversas exchanges espalhadas pelo mundo de forma independente, onde cada “bolsa” tem seu próprio livro de oferta e suas próprias ordens de preços.
Isso forma uma cotação média, que é mostrada em sites como o Coingolive.com.
E também gera oportunidades de operações de arbitragens, que são traders comprando em exchanges onde o preço está mais baixo, para vender em exchanges com o preço mais alto e lucrar com a diferença. As arbitragens são essenciais para trazer equilíbrio ao mercado sobre o preço médio.
Oferta e Demanda
Tudo isso o que foi falado, nada mais é que uma aplicação da lei de oferta e demanda, sendo que oferta é a quantidade disponível de um ativo (ordens de venda) e demanda é a quantidade que está sendo utilizada ou absorvida pelo mercado (ordens de compra).
Caso a oferta aumente sobre a demanda, o preço tende a cair.
Caso a demanda aumente sobre a oferta, o preço tende a subir.
O mesmo vale para análises fundamentalistas dos ativos, já que um ativo inflacionário (onde novas unidades são colocadas em circulação), causa um aumento da oferta.
Se a demanda (utilidade) daquele ativo não aumentar no mesmo ritmo (ou mais) do que este aumento da oferta (supply), o preço tende a cair com o tempo.
Fatores macroeconômicos
Aqui estão todos os fatores que não estão diretamente relacionados à moeda, como oferta e demanda, mas que podem impactar um dos dois.
Por exemplo, regulamentações mais duras podem criar um aumento da oferta, como aconteceu quando a China proibiu mineração e muitos mineradores foram obrigados a vender parte de seus BTCs para cobrir os custos da mudança de país.
O aumento da inflação das moedas fiduciárias também é um fator macro, que aumenta a demanda por ativos com uma inflação menor, como o Bitcoin.
Outros fatores como aumento da adoção e uso da moeda no mundo real também aumentam a demanda e podem influenciar o preço a subir.
Os fatores macro impactam na oferta e na demanda, mas eles sozinhos não definem nada.
O preço sempre será definido pelo próprio mercado, todas as vezes que duas pessoas entrarem em acordo sobre um preço comum.