Entenda a relação entre bitcoin e as empresas financeiras

set 27, 2017 | Investimento

Nos últimos anos, a tecnologia se tornou uma importante aliada para o setor bancário. Além do internet banking ou do menu altamente interativo e inteligente que promete resolver tudo em apenas um clique, a inovação que tem chamado a atenção é o bitcoin. Aos poucos, essa solução tem caído nas graças dos investidores e dos bancos em geral, já que além de inovador, é bastante vantajoso. Quer entender mais qual é a relação entre o bitcoin e as empresas financeiras? Continue lendo este artigo!

Como o bitcoin impacta no dia a dia das empresas?

Muito conhecido nas transações online, o bitcoin nada mais é do que dinheiro digital. Como um equivalente geral de produtos e serviços, funciona assim como o dólar americano, o yuan, o real e o peso.

O modelo começou a chamar a atenção ainda em meados de 2013 e, pouco a pouco, atraiu a atenção de grandes instituições financeiras, que passaram a investir em startups especializadas.

Sem dúvidas, sua utilização avança em todo o mundo. Exemplo disso é que sete grandes instituições anunciaram o investimento na tecnologia “blockchain”, que está por trás do bitcoin. A ideia é garantir transações cada vez menos burocráticas e, ao mesmo tempo, mais seguras e rápidas.

O mesmo grupo também realizou transações com bitcoins no lugar das moedas locais. Eles converteram os fundos e concluíram a transação automaticamente. Apesar de ainda estar em fase de testes, a ação promete mudar a realidade financeira global!

O bitcoin gera benefícios para as empresas que o utilizam?

O avanço tecnológico é importante para manter a vantagem competitiva e, claro, atender às demandas do consumidor, que está em busca de inovações e sistemas rápidos que facilitem o seu dia a dia.

Nesse contexto, tanto o sistema blockchain quanto o bitcoin desempenham um papel importante, já que além de atingir o consumidor final e reformular as operações, permite reduzir os custos.

Com isso, a tendência é que, aos poucos, os bancos passem a investir ainda mais no bitcoin para utilização em larga escala. No entanto, é preciso ressaltar que ainda existem alguns entraves em relação a essas inovações, dentre os quais destacam-se o preço instável da moeda e as suas taxas.

Quais são as principais preocupações de segurança?

O Conselho de Fiscalização da Estabilidade Financeira, alertou para a necessidade de evitar riscos e violações, por meio da adoção de medidas adequadas para a segurança das informações.

Por isso, foi ligado o alerta para que os bancos que desejam investir nessa tecnologia apostem em procedimentos que garantam a confiabilidade das transações.

Essa provável parceria entre o bitcoin e as empresas financeiras deve revolucionar o mercado como um todo, criando, até mesmo, novas áreas de negócios e possibilidades, tanto para as instituições quanto para os clientes. No entanto, ainda há muito a ser feito (e observado) para que todo esse potencial esteja disponível ao conjunto dos agentes econômicos.

O bitcoin faz parte do futuro do mercado financeiro. Que tal conferir um conteúdo exclusivo sobre a relação entre bitcoin e blockchain?

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.