Como Funciona?
O que é Ethereum? Ethereum é uma plataforma que permite a programação de aplicativos descentralizados, contratos inteligentes e transações da criptomoeda Ether. Tudo isso baseado na tecnologia de Blockchain, que surgiu juntamente com o Bitcoin. Em razão disso, muitos consideram o Ethereum uma evolução no conceito da tecnologia da Blockchain.
A tecnologia pode ser utilizada para armazenar informações além de contagem de entradas e saídas de moeda. Muitos consideram o Ethereum como uma forma de blockchain no qual é possível programar. Ele permite que os usuários criem suas próprias operações de qualquer complexidade.
A criptomoeda Ether foi imaginada pelo programador canadense Vitalik Buterin em 2013. Foi feito um ICO com o objetivo de arrecadar fundos para desenvolvimento do projeto em 2014. A plataforma entrou online no dia 30 de julho de 2015 com 11.9 milhões de Ethers pré-mineradas do ICO. Desde então, a plataforma vem ganhando cada vez mais adoção entre pesquisadores, empreendedores e programadores que desejam criar soluções reais utilizando Blockchain.
Ethereum Virtual Machine
A Máquina Virtual Ethereum (EVM) é o computador que todos os nós completos da rede Ethereum concordam em executar. Quando há código / dados no blockchain, é necessário um consenso para concordar sobre o que esse código faz. Todos concordam em como o EVM deve se comportar, e todos têm os mesmos dados no blockchain, então todos computarão as mesmas respostas. A partir dessa perspectiva, parece que um único computador do mundo leva a essa descrição.
Nem todos os nós executam a execução de código. Existem diferentes tipos de nós e clientes leves, como aqueles em dispositivos móveis ou dispositivos com menos recursos, não executam toda a execução do código. No entanto, isso significa que clientes leves precisam confiar em algum serviço e um pouco mais vulneráveis a serem enganados.
Todos os nós completos executam a execução do código para sua própria segurança. Ao fazer isso, nós completos podem verificar o resultado da computação por conta própria, e eles não confiam em algum serviço. Então, ao invés de por que o minerador é o único nó que obtém o bloco de recompensa, é mais sobre por que outros nós decidem executar o cálculo (ou não).
Contratos inteligentes
Na plataforma do Ethereum é possível programar contratos inteligentes que serão executados automaticamente. Com o uso da Blockchain, podemos assegurar que estes contratos serão altamente resistentes a qualquer tipo de censura, fraude ou quaisquer modificações em seus termos. Porque os outros computadores da rede estarão auditando e assegurando a legitimidade das informações do contrato.
O Ethereum permite que duas pessoas desconhecidas façam negócios entre si com maior nível de confiança, sem a necessidade de um intermediário ou autoridade central. Agora você não precisa mais registrar um contrato no cartório e arcar com custos bem altos. Ao invés disso, os termos e condições podem ser programados em um contrato inteligente. Sendo cumpridos os termos, o contrato será executado sozinho, ou seja, sem interferência humana ou de terceiros, diminuindo os custos em uma negociação.
Casos de uso
O uso de Ethereum pode se tornar extremamente amplo para setores da economia que dependem principalmente da confiança entre duas partes. É possível utilizar a plataforma para desenvolver um software que pode fazer:
- Registro de documentos, acordos, contratos (alternativa aos cartórios)
- Rastreamento de produtos em cadeia de suprimentos
- Contratos inteligentes que se autoexecutam
- Arbitragem (tribunais baseados em blockchain)
- Sistemas eleitorais (Apesar de haver divergências sobre a eficiência deste sistema)
- Soluções para qualquer tipo de relação que dependa de terceiros
Mais?
A rede Ethereum vem sendo responsável por aplicações descentralizadas nos mais diversos modelos de negócios. Onde há, hoje, um elo central entre o usuário que oferta e o que demanda, há possibilidade de substituir tal serviço com apenas um contrato inteligente.
Quer entender mais? Você pode verificar o podcast do Conexão Satoshi a respeito do tema. Não esquece de acompanhar as redes sociais da Foxbit para ficar sempre ligado nos novos conteúdos – Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram.