Ethereum – Entenda esta tecnologia

ago 21, 2018 | Ethereum

Como Funciona?

O que é Ethereum? Ethereum é uma plataforma que permite a programação de aplicativos descentralizados, contratos inteligentes e transações da criptomoeda Ether. Tudo isso baseado na tecnologia de Blockchain, que surgiu juntamente com o Bitcoin. Em razão disso, muitos consideram o Ethereum uma evolução no conceito da tecnologia da Blockchain.

A tecnologia pode ser utilizada para armazenar informações além de contagem de entradas e saídas de moeda. Muitos consideram o Ethereum como uma forma de blockchain no qual é possível programar. Ele permite que os usuários criem suas próprias operações de qualquer complexidade.

A criptomoeda Ether foi imaginada pelo programador canadense Vitalik Buterin em 2013. Foi feito um ICO com o objetivo de arrecadar fundos para desenvolvimento do projeto em 2014. A plataforma entrou online no dia 30 de julho de 2015 com 11.9 milhões de Ethers pré-mineradas do ICO. Desde então, a plataforma vem ganhando cada vez mais adoção entre pesquisadores, empreendedores e programadores que desejam criar soluções reais utilizando Blockchain.

Ethereum Virtual Machine

A Máquina Virtual Ethereum (EVM) é o computador que todos os nós completos da rede Ethereum concordam em executar. Quando há código / dados no blockchain, é necessário um consenso para concordar sobre o que esse código faz. Todos concordam em como o EVM deve se comportar, e todos têm os mesmos dados no blockchain, então todos computarão as mesmas respostas. A partir dessa perspectiva, parece que um único computador do mundo leva a essa descrição.

Nem todos os nós executam a execução de código. Existem diferentes tipos de nós e clientes leves, como aqueles em dispositivos móveis ou dispositivos com menos recursos, não executam toda a execução do código. No entanto, isso significa que clientes leves precisam confiar em algum serviço e um pouco mais vulneráveis ​​a serem enganados.

Todos os nós completos executam a execução do código para sua própria segurança. Ao fazer isso, nós completos podem verificar o resultado da computação por conta própria, e eles não confiam em algum serviço. Então, ao invés de por que o minerador é o único nó que obtém o bloco de recompensa, é mais sobre por que outros nós decidem executar o cálculo (ou não).

Contratos inteligentes

Na plataforma do Ethereum é possível programar contratos inteligentes que serão executados automaticamente. Com o uso da Blockchain, podemos assegurar que estes contratos serão altamente resistentes a qualquer tipo de censura, fraude ou quaisquer modificações em seus termos. Porque os outros computadores da rede estarão auditando e assegurando a legitimidade das informações do contrato.

O Ethereum permite que duas pessoas desconhecidas façam negócios entre si com maior nível de confiança, sem a necessidade de um intermediário ou autoridade central. Agora você não precisa mais registrar um contrato no cartório e arcar com custos bem altos. Ao invés disso, os termos e condições podem ser programados em um contrato inteligente. Sendo cumpridos os termos, o contrato será executado sozinho, ou seja, sem interferência humana ou de terceiros, diminuindo os custos em uma negociação.

contratos inteligentes Ethereum

Representação gráfica de um contrato inteligente envolvendo dois usuários na rede Ethereum.

Casos de uso

O uso de Ethereum pode se tornar extremamente amplo para setores da economia que dependem principalmente da confiança entre duas partes. É possível utilizar a plataforma para desenvolver um software que pode fazer:

  • Registro de documentos, acordos, contratos (alternativa aos cartórios)
  • Rastreamento de produtos em cadeia de suprimentos
  • Contratos inteligentes que se autoexecutam
  • Arbitragem (tribunais baseados em blockchain)
  • Sistemas eleitorais (Apesar de haver divergências sobre a eficiência deste sistema)
  • Soluções para qualquer tipo de relação que dependa de terceiros
Mais?

A rede Ethereum vem sendo responsável por aplicações descentralizadas nos mais diversos modelos de negócios. Onde há, hoje, um elo central entre o usuário que oferta e o que demanda, há possibilidade de substituir tal serviço com apenas um contrato inteligente.

Quer entender mais? Você pode verificar o podcast do Conexão Satoshi a respeito do tema. Não esquece de acompanhar as redes sociais da Foxbit para ficar sempre ligado nos novos conteúdos – Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.