Fear and Greed Bitcoin: O que é e como funciona?

abr 25, 2023 | Bitcoin

O índice Fear and Greed Bitcoin (BTC) se popularizou com a criptomoeda de referência, mas o indicador já é utilizado há um certo tempo no mercado financeiro.

Em um setor dominado por dados frios, como números e gráficos, esta ferramenta surge como uma espécie de medidor do sentimento dos investidores em dado momento de mercado.

Mas será que o Fear and Greed do Bitcoin é mesmo tão importante? Quais seus impactos no movimento de preços? Vem com a gente, pois vamos explicar tudo para você!

O que é o Fear and Greed Bitcoin?

O Fear and Greed do Bitcoin é uma ferramenta elaborada pela Alternative.me, que seleciona diversas métricas para analisar o sentimento dos investidores do mercado de criptomoedas, principalmente o Bitcoin. 

“O comportamento do mercado de criptomoedas é muito emocional. As pessoas tendem a ficar gananciosas quando o mercado está subindo, o que resulta em FOMO (medo de perder). Além disso, as pessoas costumam vender suas moedas em uma reação irracional ao ver números vermelhos”, destaca a plataforma.

Fear and Greed Bitcoin

Fonte: Alternative.me, em 18/04/2023, às 16h37min.

O Fear and Greed do Bitcoin é uma vertente do tradicional Fear and Greed Index, desenvolvido pela empresa de mídia CNN.

Sua base, não à toa, é bastante semelhante à observada no indicador criptográfico, em que  “a teoria [da ferramenta] é baseada na lógica de que o medo excessivo tende a derrubar os preços das ações, e muita ganância tende a ter o efeito oposto”, relata a CNN.

Ambos os indicadores, portanto, apresentam a possibilidade, principalmente aos traders, de olhar uma perspectiva mais psicológica e emocional do mercado financeiro geral, de uma ação ou até de uma criptomoeda, como o Bitcoin.

Assim, sua leitura serve como um complemento aos aspectos técnicos, oferecendo um termômetro que não é possível ser observado apenas nos indicadores e candles gráficos.

Como funciona o Fear And Greed no Bitcoin?

O Fear and Greed do Bitcoin é composto por uma métrica que varia de zero a 100 pontos.

  • Zero ponto indica medo extremo
  • 100 pontos sinalizam ganância extrema

Entre os extremos, temos medo, ganância e equilíbrio.

Confira: Acesse os valores das criptomoedas!

Para chegar a esses números, o indicador levanta uma série de dados importantes de mercado, em ordem de relevância, que vão compor o Fear and Greed do Bitcoin.

A divisão, então, é feita da seguinte forma:

Volatilidade – 25%

Neste aspecto, é feita uma comparação entre a oscilação de preços atual com os valores médios dos últimos 30 e 90 dias. Intensificação incomum de volatilidade, segundo a plataforma, costuma ser um sinal de medo no mercado.

Volume e momento de mercado – 25%

Aqui, compara-se o volume atual de negociação e o momento – taxa de aceleração de preço – do mercado, em relação aos últimos 30 e 90 dias. Caso o volume apresentado seja alto, e o preço esteja avançando rapidamente, o Fear and Greed do Bitcoin sugere que este é um mercado excessivamente ganancioso ou muito otimista.

Mídia Social – 15%

Este levantamento acompanha diversas postagens e hashtags do Twitter sobre diferentes criptomoedas. A partir da velocidade e volume de interações com essas publicações, a ferramenta identifica o sentimento dos investidores. Em casos de alta taxa de interação incomum, o mercado tende a se posicionar mais ganancioso.

Pesquisas – 15%

Para este tópico, a Alternative.me realizou uma série de pesquisas semanais, com cerca de 3 mil participantes em cada enquete, para compreender como os investidores estavam enxergando o mercado. Apesar de sua importância no início do desenvolvimento, os dados deixaram de ser publicados pela empresa.

Domínio – 10%

Medir a dominância do BTC em relação a todo o mercado de criptomoedas fornece boas pistas sobre o comportamento dos investidores. O Fear and Greed Bitcoin sugere que um aumento do domínio da moeda digital de referência mostra que o medo está tirando os compradores de aplicações muito especulativas das altcoins. Por outro lado, se as outras criptomoedas estão ganhando espaço no mercado, é sinal de que os investidores estão gananciosos e buscando oportunidades diversas dentro do setor.

Tendências – 10%

A partir do Google Trends, a ferramenta faz um levantamento de termos relacionados ao Bitcoin e seus respectivos volumes de pesquisas. Um aumento de buscas expressivas dos usuários por eventos negativos envolvendo o ativo sinaliza que o medo está pautando o mercado.

Fear and Greed do Bitcoin funciona?

Assim como os diversos indicadores técnicos de mercado, é impossível cravar a exatidão dos dados apontados por eles.

No caso do Fear and Greed Bitcoin, esta é mais uma entre as diversas ferramentas reconhecidas, funcionais e relevantes para auxiliar na decisão de compra ou venda de criptomoedas.

Para exemplificar um pouco mais, vamos comparar um gráfico dos últimos 12 meses de preços do par BTC/USD, com o Fear and Greed Bitcoin.

Gráfico Fear and Greed

Fonte: Alternative.me, em 18/04/2023, às 16h22min.

Nesta amostra, é possível ver como, de abril a junho do ano passado, o mercado estava em medo extremo, abaixo dos 10 pontos. Entretanto, alguns meses depois, houve uma reação e um ímpeto mais ganancioso foi brevemente retomado.

Isso, claro, também é observado no desempenho do Bitcoin no período.

Gráfico Bitcoin

Fonte: Plataforma TradingView, em 18/04/2023, às 16h24min.

Perceba como os avanços de preços acompanham o movimento do Fear and Greed do Bitcoin, mantendo seu mercado de baixa até pouco após meados de 2022 para, então, recuperar seus níveis mais altos de preços.

Conheça os indicadores técnicos

As plataformas de negociação, inclusive a Foxbit, oferecem uma série de indicadores técnicos para análise gráfica dos ativos. O Fear and Greed do Bitcoin é mais um deles.

Entretanto, por se tratarem de medidores de comportamentos – sejam eles de preço ou de sentimento dos investidores – é impossível que algum deles seja precisamente exato.

Desta forma, se você optar pelo Fear and Greed Index ou qualquer outro padrão técnico, o ideal é nunca utilizá-lo de forma isolada ou como verdade absoluta.

Uma boa análise técnica passa pelo uso de diversos indicadores que, em conjunto, vão dar as informações mais precisas e levar a uma redução considerável dos riscos das operações de mercado.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.