Foxbit participa do Projeto Piloto Real Digital do Banco Central do Brasil

maio 25, 2023 | Destaques, Imprensa

O Grupo Foxbit foi selecionado como uma das empresas participantes do Projeto Piloto Real Digital, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil (BACEN), responsável por digitalizar a moeda nacional.

Esse projeto inovador conta com um consórcio de empresas no segmento de criptonativos, provedores de tecnologia, cooperativas de crédito, instituições financeiras e de pagamentos tradicionais. 

Por isso, a Foxbit se sente honrada em colaborar com parceiros que possuem grande expertise no setor financeiro e tecnológico, já que demonstra o reconhecimento do nosso papel fundamental na construção e desenvolvimento de soluções inovadoras para o sistema monetário e financeiro, como o Real Digital.

Nesta primeira fase, serão testadas funcionalidades de privacidade e programabilidade por meio da implementação de um caso de uso específico, envolvendo o protocolo de entrega contra pagamento (DvP) de título público federal entre clientes de instituições diferentes.

Objetivos do Projeto Piloto

O Projeto Piloto Real Digital está explorando as oportunidades proporcionadas pela integração entre a CBDC (Central Bank Digital Currency) e exchanges de criptomoedas.

Essa sinergia oferece vantagens significativas, como maior liquidez, fortalecimento da inclusão financeira, transações transparentes e avanços tecnológicos importantes. 

Com este projeto, o Banco Central brasileiro pretende acelerar o desenvolvimento, adoção e amadurecimento dos ecossistemas criptográficos de CBDCs, se adequando e liderando as novas perspectivas futuras das finanças na era digital.

A implementação bem-sucedida do Real Digital, aliada às exchanges, permite a criação de um ambiente mais dinâmico e eficiente para novas iniciativas e desenvolvimentos no sistema financeiro atual. 

Em um país com mais de 214 milhões de habitantes, cerca de 16% da população adulta seguem sem acesso a serviços financeiros de qualidade. Entre a pandemia e o início deste ano, porém, a bancarização teve um salto de 14%, impulsionado pelo desenvolvimento de novas tecnologias, como o PIX e digitalização dos bancos.

O desenvolvimento do Real Digital, portanto, é mais um passo em direção à democratização do acesso ao dinheiro e transações monetárias seguras, rápidas e baratas para toda a população brasileira.

O papel da Foxbit

Como uma das principais exchanges de criptomoedas do Brasil, e a única corretora selecionada para o projeto, a Foxbit está comprometida em fornecer sua experiência e conhecimento para aprimorar o desenvolvimento do Piloto Real Digital. 

O CEO da Foxbit, Ricardo Dantas, comentou sobre os testes que serão desenvolvidos nesta etapa inicial. “Daqui para frente, este consórcio de empresas vai aplicar projetos em que serão testadas a DLT (distributed ledger technology) para o Real Digital. Serão aplicações de transações, como emissão, negociação, transferência e resgate, com clientes simulados. Por isso, não será aberto ao público, mas, no final desta fase, teremos uma ideia mais clara do potencial da tecnologia”.

Já nosso líder de produtos, Rodrigo Ikegaya, destacou os desdobramentos do projeto e do Real Digital. “À medida que governos e instituições financeiras exploram as implementações de CBDC, a colaboração com exchanges de criptomoedas pode acelerar o desenvolvimento, a adoção e o amadurecimento do setor”.

Com isso, a Foxbit segue em sua missão de educar e auxiliar o desenvolvimento de novas tecnologias, que permitam um acesso cada vez mais democrático aos setores criptográfico e financeiro às pessoas.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.