A importância do hábito para ser um investidor bem sucedido

fev 12, 2018 | Investimento

O mercado de investimento é sedutor até mesmo para quem não busca ser um investidor especialista. Há a fantasia que, neste tipo de negócio, diariamente pessoas tornam-se milionárias e outras vão à falência.
Na prática, é preciso ter uma visão muito menos sonhadora para investir sabiamente seus recursos financeiros. O otimismo será sempre bem-vindo, mas racionalidade é fundamental e somente o hábito fará com que esses dois elementos equilibrem-se na medida certa.
https://blog.foxbit.com.br/principais-livros-para-quem-quer-comecar-a-investir/

Estudar sempre para ser um investidor bem sucedido

Toda informação sobre os produtos de investimento escolhidos pode ajudar e, com essa filosofia, buscar conteúdos, cursos e notícias sobre o mercado e suas variáveis permite conquistar maior controle sobre como investir sabiamente.
Não é preciso se apegar às cotações diárias, mas ao que as influencia e seus mecanismos de funcionamento, principalmente de investimentos diferenciados como as criptomoedas, por exemplo.
Elas ganharam visibilidade e muito valor desde sua criação. Por esse motivo, não é incomum encontrar produtos de investimento baseados nelas com promessas enganosas.
Entendendo seu funcionamento, é fácil concluir que a escolha de uma plataforma intermediadora de confiança é crucial para o sucesso dos investimentos.

Saber diferenciar o que é especulação

Criar o hábito de se manter atualizado fará com que o investidor saiba diferenciar informações relevantes e especulações de mercado.
Isso realmente pode mudar os rumos dos investimentos. Alguns investidores tomam como verdadeiras as notícias criadas para desestabilizar mercados e enfraquecer moedas e acabam tomando atitudes precipitadas.

Ter tranquilidade para manter a estratégia

Por isso, é fundamental ter tranquilidade para gerenciar os investimentos, o que, por incrível que pareça, pode ser conquistado com o hábito e as experiências vividas.
Dominando o conhecimento técnico e se conhecendo melhor, as reações dos demais investidores e até mesmo sentimentos internos de ganância e medo serão administrados com tranquilidade para manter a estratégia.
Ao focar no longo prazo e em retornos maiores, pequenas inseguranças com variações momentâneas não podem abalar o posicionamento do investidor.

Entender a fórmula da diversificação

Por fim, é preciso entender a fórmula exata e personalizada da diversificação. É verdade que ela é uma maneira de proteger os recursos investidos, mas em excesso pode ser fatal para os retornos esperados.

https://blog.foxbit.com.br/4-dicas-para-diversificar-seus-investimentos/

Uma excelente maneira de ilustrar esse conceito é associar a diversificação com um rodízio de churrascaria. Ocupar todo seu potencial com entradas, saladas e acompanhamentos fará com que sobre pouco para o prato principal.
Diversificar investimentos em excesso tem esse mesmo efeito, principalmente os mais tradicionais. A escolha de vários produtos pode ser perfeita, mas se em nenhum deles houver um montante razoável aplicado, os efeitos poderão ser aquém do estimado.
Isso não significa que ela deve ser descartada, pelo contrário. Para construir uma diversificação personalizada é preciso conhecer o perfil do investidor, estudar as possibilidades de investimento e gradativamente ampliar as opções.
Existem muitos desafios para quem deseja ser um investidor bem sucedido. O mercado de investimentos não é simples, mas criando um hábito saudável de lidar com ele é possível ter bons retornos.
Juntas, tais dicas preparam um investidor para escolher melhor suas formas de investimento, que não são poucas. Bitcoins, Tesouro Direto ou CDB? Apenas um deles ou uma porcentagem em cada um?
Acesse nosso post sobre as melhores formas de investir atualmente e saiba mais.
https://blog.foxbit.com.br/quais-as-melhores-formas-de-investimento/

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.