Índice de Bitcoin da NYSE: tudo o que você precisa saber

jun 24, 2015 | Notícias

Uma das grandes novidades de 2015 foi que a Bolsa de Nova Iorque estabeleceu o seu Índice de Bitcoin. Para muitos que estão envolvidos com a criptomoeda, essa ótima notícia não foi nenhuma surpresa. Considerando que a bolsa de valores de Nova Iorque tem uma variedade de índices e a inclusão do BTC não representa uma ‘revolução’ em si.

Porém, o índice chegou bem mais rápido do que alguns de nós imaginávamos. E de fato, é uma notícia bastante positiva para a afirmação do bitcoin (moeda) como um ativo, o que pode fortalecer ainda mais a credibilidade do Bitcoin como protocolo.

Mas o que aconteceu?

No mês de maio, a Bolsa de Valores da Nova Iorque (NYSE) anunciou o primeiro índice de preço de bitcoin, que foi denominado como NYXBT.
Esse índice representa o valor em dólares de um Bitcoin.

Como é definido esse valor?

Normalmente, os índices da NYSE (e de outras bolsas) estão baseados em uma comparação de vários exchanges. Mas com o Índice Bitcoin, por enquanto, são tomados em conta os valores da Coinbase Exchange, a empresa estadunidense que é atual líder em transações de bitcoin no solo americano.

Mas tal vez você se lembre de uma coisa:
Não é a primeira vez que a NYSE confia na Coinbase, que é uma das principais carteiras de Bitcoin no mundo e uma plataforma de negociação com mais de 2,8 milhões de carteiras de usuários. De fato, em janeiro desse ano a Coinbase recebeu um investimento de 75 milhões de dólares de um grupo de empresas, entre as quais estava a NYSE.
Mas, voltando ao preço, devemos saber que a NYSE tem uma série de metodologias para calcular os índices. Vamos dar uma olhada.
Pera aí! Está gostando da informação? Se quiser tweetar, basta clicar aqui Twitter… é um segundinho 😉
metodologia-calculo-nyxbt-indice-bitcoin-nyse
O preço do índice NYXBT está baseado em transações reais que ocorrem na Coinbase, que foram avaliadas e atendem aos padrões de qualidade da NYSE.

O índice utiliza uma metodologia única que se baseia nas regras para analisar um conjunto de operações realizadas e verificar a integridade dos dados, para finalmente produzir um valor diário objetivo e justo para um bitcoin.

O preço é publicado em dólares diariamente às 16:00, no horário de Londres.
Estará à disposição do público por um período inicial na página de índice NYSE. Depois será publicado e distribuído via NYSE Global Index Feed (GIF).

Em resumo, o que é que tudo isso quer dizer?
O Índice não é nenhuma verdade absoluta, mas é uma ótima referência, e demonstra o interesse que a NYSE tem nesse novo tipo de ativo.

Valores do índice de Bitcoins feito pela Bolsa de Nova Iorque.

Valores do índice de Bitcoins feito pela Bolsa de Nova Iorque.

Além disso, segundo esse comunicado oficial na BusinessWire, “o Comitê de Índices da Bolsa de Nova Iorque irá supervisionar as regras e a metodologia por trás do índice de referência, trabalhando para garantir que ele reflita continuamente a evolução atual da natureza do mercado de bitcoin. O comitê também irá identificar e avaliar as fontes de dados para o processo de cálculo do índice de outras bolsas de bitcoins (exchanges) que satisfaçam os rigorosos padrões da NYSE para a transparência, liquidez e governança são identificados”.

Em poucas palavras:
Eles se responsabilizam pelo cuidado na coleta dessa informação, buscando que esse número seja representativo e proximo da realidade do mercado e ao longo do tempo demonstram a intenção de incorporar outras Exchanges ao índice.
Quer conferir o valor do NYXBT de hoje? Veja aqui o site oficial.

Para concluir:

O que você pensa sobre esse índice de bitcoin?
Gostaríamos de ouvir a sua opinião. Pode deixar nos comentários e iniciar ou contribuir ao debate.
Se gostou da informação e quiser tweetar pode fazer clicando aqui .

FONTES:

O blog da Coinbase e o site da NYSE e a BusinessWire.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.